Diferente de embarcar em um dos famosos ônibus de city tour dedicados aos turistas, usar os ônibus comuns do transporte público parisiense é uma maneira barata e autêntica de conhecer Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Os ônibus de Paris
Os ônibus de Paris são excelentes. Estou me referindo aos ônibus normais do transporte público, e não aos ônibus de turismo. Eles são confortáveis, limpos, a rede é extensa e cobre toda a cidade.
Quando cheguei aqui, andava só de metrô por ser uma opção mais rápida.
Um dia descobri o prazer de andar de ônibus e acabei com os meus circuitos debaixo da terra, com os infindáveis corredores gelados e mal cheirosos do metrô de Paris.
Ao contrário dos famosos ônibus de city tours dedicados aos turistas, usar os ônibus comuns é uma maneira barata e autêntica de conhecer a cidade.
Você estará mergulhado no dia-a-dia dos parisienses, e não fechado dentro de um espaço reservado aos turistas, com guias falando em diversos idiomas.
Às vezes pego um ônibus só para passear. Faço um circuito turístico maravilhoso e pago o preço de uma passagem, 2,15 euros, com validade durante 1h30.
E, para evitar ficar parado no trânsito, procure não pegar os ônibus nas horas de pico, das 8h30 até 10h e das 17h até 19h.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Vídeo: Um Passeio de ônibus em Paris
Nosso vídeo mostr o trajeto da linha nº 42.
Acesse o canal do Conexão Paris no You Tube para ver outros vídeos com dicas de Paris. Não se esqueça de se inscrever!
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Outras linhas de ônibus em Paris com trajetos lindos
A minha linha favorita é a 63:
O ônibus 63 passa por alguns dos bairros mais bonitos da cidade: 16˚, 8˚, 6˚ e 5˚ arrondissements.
Ao sair da Porte de la Muette (16˚ arrondissement), ele pega duas lindas avenidas residenciais, a Henri Martin e a George Mandel. Nestas duas avenidas você não encontra nenhum comércio, apenas prédios com a bela arquitetura dos séculos passados.
Em seguida, passa pelo Trocadéro, de onde vemos a Torre Eiffel. Desce a avenue du Président Wilson passando na porta do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris e do Palais de Tokyo e chega à Praça Alma Marceau, onde a princesa Diana morreu no acidente de carro.
O ônibus atravessa o Sena, passa em frente à linda cúpula dos Invalides, passa diante da Assembléia Nacional e entra no famoso Boulevard Saint Germain. Passamos diante da Brasserie Lipp, dos lendários cafés Flore e Deux Magots e da escultura de Danton no Odéon.
Ele atravessa o boulevard Saint Michel para outra vez cruzar o Sena e chegar no seu ponto final que é a estação ferroviária Gare de Lyon. Uma estação linda com o seu famoso restaurante Le Train Bleu.
Já a linha 72 circula exclusivamente pelas margens do Sena:
Você vai percorrer toda a margem direita do rio Sena, passando pelo Hotel de Ville – a prefeitura de Paris –, pelo Louvre, pelo Jardin des Tuileries, pela linda Place de la Concorde e pela ponte Alexandre III, pelo Grand Palais, pela praça Alma Marceau, pelo Trocadéro – de onde vemos a Torre Eiffel – e enfim, pela famosa ponte Bir-Hakeim de onde se vê a estátua da Liberdade parisiense.
Desça na estação Radio France Pont de Grenelle. Para voltar, pegue o ônibus número 70 e volte para o centro de Paris através de um outro itinerário que passará por dentro do 15˚ distrito e, em seguida, por Saint Germain.
A linha 68 faz um trajeto Norte-Sul, de Pigale a Denfert Rochereau:
O ônibus atravessa o 9º arrondissement passando pelas Galeries Lafayette, pela Opéra Garnier, pelo Louvre e sua pirâmide. Em seguida, cruza o Sena, vira em direção ao Museu d’Orsay, entra em Saint Germain e sobe o belo boulevard Raspail até Denfert-Rochereau, atravessando o 14˚ distrito.
Chegando lá você volta pela linha 38 que passa ao lado do Jardim de Luxemburgo, atravessa o Sena e passa pela Catedral de Notre Dame, pelo Hotel de Ville e segue até a estação ferroviária Gare du Nord. Chegue até lá para conhecê-la.
Atravessará assim uma Paris mais popular, agitada e cosmopolita. Na Gare du Nord, de onde saem os trens para Londres, você tem 5 linhas de ônibus à sua escolha.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças
Outras informações:
Para consultar os mapas das linhas do ônibus, visite o site da RATP. Você também poderá consultar os mapas nas paradas dos ônibus e dentro dos metrôs.
Mas se você prefere o conforto dos city tours tradicionais, clique aqui e compre seu ingresso do Tootbus Paris.
Paris Sem Gastar Muito
Esse artigo faz parte da série Paris Sem Gastar Muito, clique aqui para ler todos os posts.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
99 Comentários
Carla Bueno
Olá Lina, Rodrigo e Mariana,
Minha viagem e minhas férias acabaram, muito triste de voltar para a realidade, mas enfim fazer o que né?
Então Lina, dessa vez andamos de ônibus, pela primeira vez, como ficamos em Montparnasse e tinhamos ido jantar no Les pinces que vc indicou um pouco antes de irmos, pegamos o 96 na Rue de Rivoli e fizemos um passeio maravilhoso até Montparnasse, saltamos na Rue Rennes. Voltando ao Restaurante, rsrs gostei muito valeu pela super indicação!!!!!
Fomos também no Les Ombres, no dia do aniversário do meu marido e no Cigale Recamier, já posso voltar???
Essa nossa viagem como todas as outras foi muito especial, dessa vez alugamos um carro fomos a Mont Saint Michel, durmimos lá e no dia seguinte fomos para Amboise, ficamos no Hotel chamado Le Clos de Amboise, maravilhoso por sinal e visitamos o Chateau de Amboise, o Le Clos Luce e o Chateau de Chenonceau, não deu para fazer todos os Castelos que eu queria mas é bom, assim tenho motivos para voltar, sempre.
Prestei bem atenção na sua dica dos pedágios e deu tudo certo.
Ah Lina, você conhece o Aux Merveilleux do Fred????
Nossa ficamos apaixonados pelo doce de lá, mas como sou uma formiga, sou suspeita, pois sempre qdo vou viajar faço uma lista com todas as dicas de Restaurantes e lojas de doces, nossa sou muito gulosa.
Beijos meninos fiquem com Deus.
Rodrigo Lavalle
Carla, ficamos muito felizes que sua viagem tenha sido ótima! Eu também adoro o ônibus 96, super prático e turístico! Vamos conferir a dica do Aux Merveilleux do Fred.
Abraços e volte sempre.
Lina
Carla, muito obrigada pela dica do Aux Merveilleux do Fred. Vou até lá conhecer.
André
Ótima matéria, em Paris só utilizei metro e ônibus, em nenhum momento táxi ou tranfer, o transporte público funciona de verdade…
Phillipe
Primeiramente parabéns aos colaboradores e a Lina, por divulgar essa janela incrível. No post houve uma informação muito boa quanto aos horários de pico. Moro no Rio e aqui o pico é realmente “pico” na nossa “linear” linha de metrô e ao contrário das demais cidades que realmente possuem uma malha bem articulada. Gostaria de saber se há horários específicos sobre o metrô lotado e se existe direções e contra-fluxos. rsrs Será minha primeira vez em Paris. Desde já, obrigado.
Rodrigo Lavalle
Phillipe, geralmente entre 8 e 10 da manhã o metrô é mais cheio mas isso depende da linha e do trecho. As linhas 1 e a 4, por exemplo, são sempre cheias.
Abraços.
jorge fortunato
Depois de algumas viagens, hoje domino bem o sistema de transporte de Paris. No início usava muito o metrô, mas detestava fazer as baldeações. Uma vez peguei um ônibus e descobri que não havia programa melhor. E aí passei a fazer passeios meio loucos que me levaram a conhecer mais a cidade. Pegava um ônibus, descia onde havia algo interessante, dali caminhava um pouco e pegava outro ônibus para outra direção. É divertido e vale a pena. E se você tiver o passe NAVIGO fica melhor ainda.
Lina suas aparições no vídeo estão cada vez melhores e sua narração ótima. Dá vontade de embarcar no primeiro 42.
Fernanda B.
Que dica preciosa! Adorei o post, parabéns!!!
Washington
Na primeira vez que fui a Paris, andei somente de metrô. Nas outras vezes intercalei com os ônibus. É muito melhor os ônibus, principalmente quando estamos está cansados e queremos aproveitar o visual dessa cidade fantástica ao sair de um lugar para outro. Experiência maravilhosa.
Guilherme
Senhores(as)
O carnê de 10 viagens é limitado a zona 1 e 2? Ou no caso dos ônibus não existe essa restrição?
Chega logo maio 🙂
Rodrigo Lavalle
Guilherme, no caso dos ônibus e metrô não existe essa restrição. Você pode pegar um ônibus ou metrô fora da zona 1 ou ir até uma estação de metrô ou ônibus fora dela com os tickets do carnê de 10.
Abraços.
Yrlla Ribeiro
Minha experiência com os ônibus em Paris se deu em 1995 quando o atentado na estação saint michel me afastou dos buracos do metro e me trouxe outros ângulos da cidade, mesmo depois de passar o susto do atentado não troquei mais meu meio de transporte. Atualmente frequento a cidade como turista (há época era estudante-residente) e tenho um novo meio de transporte a velib, além de ser ao ar livre, nos oferece a oportunidade de pararmos a qualquer tempo para apreciarmos as pequenas grandes belezas de Paris!!!
Carla Nogueira
Video legal! Adorei ver voces!!rsss bjos Lina e todo o CP!!
Maria das Graças
É o meu meio de transporte preferido em Paris. Aos poucos a gente vai descobrindo como é lógica a interligação das linhas que nos permite ir de uma ponta a outra pagando apenas uma passagem dentro do prazo estabelecido. Essa regra só não vale se comprarmos a passagem no ônibus (chama-se dépannage o bilhete). Por outro lado se comprarmos o pacote com 10 bilhetes temos um bom desconto.
E a vantagem para nós brasileiros é descobrirmos que transporte público pode ser confortável, de fácil acesso, pontual e com preço acessível se pagamos antecipado.