Marcos, antigo leitor do blog, teve um problema de saúde em Paris no início do ano. Durante sua hospitalização, Tatyana, sua esposa, escreveu um artigo para o Conexão Paris relatando a experiência. Leia aqui. Na ocasião, pedi ao casal que nos contasse o final da aventura. Quer dizer, o seguro saúde reembolsou corretamente todo o gasto? Veja abaixo o relato final.
Junho / 2012: compramos as passagens aéreas com o cartão Visa Platinum e, como bônus, fomos contemplados com o seguro viagem (Certificado Schengen);
1-2 de fevereiro/2013: passei os últimos dois dias das nossas férias internado no Hotel-Dieu, em Paris, em função de uma forte febre que não queria largar meu corpo mesmo com toda a medicação injetada;
4-5 de fevereiro/2013: ao chegar ao Brasil, entrei em contato e recebi um formulário da empresa Visa Benefits para solicitação do reembolso do valor que arcamos para cobrir as despesas no Hotel-Dieu (873 euros);
Depois do contato, um longo intervalo de tempo se estabeleceu. O formulário enviado pela Visa nos pedia dados e documentos bem específicos, que tivemos que solicitar ao Hotel-Dieu, como: laudos médicos, fatura detalhada, exames, recibos de pagamento. Além da cópia do e-Ticket, comprovante de pagamento das passagens com o Visa Platinum e recibos hospitalares, tínhamos que especificar os nomes dos médicos, endereço, tipos de exames, valor de cada um deles, etc.
9 de maio/2013: finalmente, depois que recebemos a documentação do Hotel-Dieu, encaminhamos o formulário e todos os documentos para o email da AXA Assistance, cuja sede fica em Chicago (EUA), mas que tem o atendimento em português, e que responde pelo reembolso.
Neste mesmo dia, em menos de 6h, recebi um email da AXA informando que a solicitação tinha sido aprovada e que aguardasse em torno de 3 semanas para ir a agencia autorizar a remessa internacional.
21 de maio de 2013: recebemos a restituição numa cotação bastante generosa (risos)
Cuidados:
1.0 – O Seguro Viagem adquirido com o Visa Platinum trabalha com a perspectiva que devemos ter em caixa a grana para o pagamento das despesas e depois solicitarmos o reembolso. Tem algum outro Seguro que faça diferente? E se no fim da viagem a grana tiver ido embora (risos)?
2.0 – Nem todo hospital público atende “de graça” (risos). Assim aconteceu com o Hotel-Dieu, que, mesmo sendo público, cobrou pelos dois dias de internamento, exames e acompanhamento médico. Pode ser uma desagradável surpresa para marinheiros de primeira viagem.
3.0 – Tenha sempre uma reserva em cash para ocasiões desagradáveis como a que passamos, pois, como o Hotel-Dieu, pode ser que existam outros hospitais públicos que não aceitem credit card. Tínhamos nos organizado para usar o cartão de crédito para uma eventualidade hospitalar. Vimos que isso não era possível!
Dica do Conexão Paris:
No site Seguros Promo, você pode comparar os preços e contratar as principais seguradoras do mundo. Lembrando que os leitores do Conexão Paris tem desconto, clique aqui e saiba como obtê-los.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
48 Comentários
Ricardo
Posso entrar na França (Paris), com meus medicamentos receitados ? Existem restrições de alguma maneira ? Grato antecipadamente pela resposta.
Rodrigo Lavalle
Ricardo, são muitos remédios? Se não, não há problema.
Abraços.
Maria Cristina
Excelente tópico que, resumidamente, aponta para a necessidade de ter um seguro.
Gostaria de saber, se possível, se alguém que tenha comprado o bilhete aéreo com o cartão que oferece o seguro, se este seguro é válido em todo o continente do destino, visto que o bilhete tem um local de entrada e outro de saída e podemos visitar vários paises e, em alguns desses, ocorrer um incidente.
Grata.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, entre em contato com a empresa de cartão de crédito. Eles são os mais indicados para esclarecer sua dúvida.
Abraços.
Daniel
Fui atendido no Hospital Lariboisière no dia 20 de Abril deste ano. Na saída me disseram que receberia a fatura dos serviços prestados em casa, no Brasil, mas até hoje não recebi nada. Daí, surgem as dúvidas: Essa fatura vai mesmo ser enviada? Demora esse envio? O que eu faço enquanto isso, pois o prazo para envio da documentação está correndo?
Rodrigo Lavalle
Daniel, sugiro que entre em contato com o hospital.
Abraços.
Ivin lais
Qual é o melhor seguro Rodrigo?
Rodrigo Lavalle
Ivin, não sei te informar. Sugiro que você pesquise com a operadora do seu cartão de crédito (geralmente eles oferecem o seguro de saúde de viagem) e com alguma outra empresa especializada em seguros.
Abraços.
Déborah
Muito obrigada pela resposta Dillemba!
Dillemba
Déborah, a Visa manda por e-mail uma cópia do contrato, que se imprime em casa. O funcionário que fez o seguro me aconselhou a levar a fatura do cartão que comprovava a compra da passagem com o cartão Visa, mas não para a imigração, e sim para a eventualidade de precisar utilizar o seguro. Abraço.
Déborah
Olá gente!
Que site maravilhoso esse! Só gente educada e bem intencionada que despende tempo pra ajudar os outros. Obrigada a todos, colunistas e pitaqueiros!
Agora minha dúvida se alguém puder ajudar:
Como fazer para comprovar que temos o seguro do visa platinum se for pedido algum documento na imigração francesa? Tem algum papel no site da visa que a gente imprima e valha como garantia de que estamos segurados?
Pergunto pois esse tipo de seguro nós “ganhamos” ao comprar a passagem com o cartão então não há exatamente um contrato assinado entre as partes, estou errada?
sirlei flroes
Mue filho ira viajar para o Reino Unido, para estudar por 18 meses, vou fazer seguro saude para ele. Mas estou com muita duvida. Pensei no sergur da Coris, tens alguma colocação sobre essa seguradora ou recomendação de outra?
Abraço
Sirlei Flores
Rodrigo Lavalle
Sirlei, não conhecemos essa seguradora. Perguntei no seu banco por uma indicação.
Abraços.
cinthia
Olá estou ficando preocupada com todas estas questões; meu filho viaja agora dia 23/01/2014 vai estudar 5 meses em Paris ; fizemos para ele somente o “securite social” que é exigido para todos os estudantes; achei que não precisaria mais de nenhum seguro ecaso ele precise de atendimento médico , então não é bem assim ?seria melhor eu fazer para ele um seguro saúde particular aqui no Brasil? Eu não gostaria q meu filho tenha q pagar médicos ou hospitais para ser reembolsado depois caso ele precise
; o q devo fazer ??? Preciso de uma resposta rspida pois meu filho viaja na próxima quinta feira. Obrigada ! Cinthia
Rodrigo Lavalle
Cinthia, neste artigo falamos do seguro para quem tem visto turístico de até 3 meses. Seu filho tem visto para estudar e por isso o seguro estudante. Não somos especialistas na área, mas acho que basta o seguro estudante. Não precisa além dele ter o seguro saúde para turistas.
Abraços.