Em caso de urgência médica o que você deve fazer:
. se puder caminhar pegue um táxi até o hospital público mais próximo. Os melhores médicos e pesquisadores trabalham e consultam nos hospitais da rede pública. Veja a lista dos endereços abaixo.
. se não puder se locomover, se a urgência não for grave e necessitar somente de uma consulta médica, chame um médico à domicílio através do serviço SOS Médicins. O telefone é 01 47 07 77 77. Atendimento 24 horas. Você terá que explicar o que está sentindo para que a consulta seja com especialista competente.
. se não puder se locomover e se a urgência medical for vital, chame o SAMU – o número é 15. Você terá que dar o seu nome e explicar o que está sentindo ou o que aconteceu. O SAMU vai enviar até sua casa o serviço competente e em seguida decidirá se você será hospitalizado ou não. O 15 é acessível 24 horas tanto por telefones fixos como celulares. A chamada é gratuita.
. se for uma criança o melhor endereço de Paris é: Hôpital d’Enfants Armand-Trousseau; endereço: 26 rue du Dr Arnold Netter, 75012 Paris. Os outros hospitais atendem urgências somente de adultos. Por isso, não perca tempo, vá diretamente a este endereço.
. nos hospitais públicos, se a urgência for vital, a pessoa é atendida imediatemente. Senão o tempo de espera pode ser longo. Por isso indico também um endereço privado e muito competente. Trata-se do Hospital Americano (clique aqui) situado na periferia oeste de Paris. Ele se encontra logo após Paris, na região que é o prolongamento da avenida Champs Élysées. O tempo de espera é menor. Endereço: 63 boulevard Victor Hugo, 92200 Neuilly-sur-Seine. Telefone: 01 46 41 25 25.
. se precisar somente de medicamentos, duas farmácias ficam abertas 24 horas:
– 84 avenue des Champs-Elysées, 75008 Paris – tel.: 01 45 79 53 19 ou 01 45 62 02 41
– 6 place Clichy, 75009 Paris – tel.: 01 48 74 65 18
Observação: após leitura dos comentários abaixo, me dei conta que esqueci um detalhe importante. Você chega aqui com um seguro saúde. O primeiro gesto, se possível, é ligar para o número indicado no seu seguro. Em seguida, se for encaminhado para os hospitais públicos, você já sabe que eles são excelentes. Mas, às vezes, a situação é muito grave e, neste caso, tome as medidas vitais em primeiro lugar. Mais tarde ligue para o seguro. Já vivi esta situação e o seguro cobriu tudo.
No site Seguros Promo, você pode comparar os preços e contratar as principais seguradoras do mundiais. Lembrando que os leitores do Conexão Paris tem desconto, clique aqui e saiba como obtê-los.
Leia também o relato de uma leitora que precisou de assistência médica durante sua viagem a Paris.
Lista dos hospitais que atendem urgência médica dos adultos:
Hôtel-Dieu – tel.: 01 42 34 82 32 / 01 42 34 82 33 – 1 place du Parvis Notre-Dame, 75004 Paris.
Lariboisière – tel.: 01 49 95 64 45 / 01 49 9564 43 – 2 rue Ambroise-Paré, 75010 Paris.
Saint-Louis – tel.: 01 42 49 91 17 – 1 avenue Claude-Vellefaux, 75010 Paris.
Saint-Antoine – tel.: 01 49 28 27 08 – 184 rue du Faubourg Saint-Antoine, 75012 Paris.
Pitié-Salpêtrière – tel.: 01 42 17 72 47 – 83 boulevard de l’Hôpital, 75013 Paris.
Cochin – tel.: 01 58 41 27 22 – 27 rue du Faubourg Saint-Jacques, 75014 Paris.
Hôpital Européen Georges-Pompidou (HEGP) – tel.: 01 56 09 32 24 – 20 rue Leblanc, 75015 Paris.
Bichat – Claude-Bernard – tel.: 01 40 25 81 37 46 – rue Henri-Huchard, 75018 Paris.
Tenon – tel.: 01 56 01 64 05 – 4 rue de la Chine, 75020 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
137 Comentários
Anete Teixeira Sampaio
Telma, melhoras para o filhote
Alê
Gostei! Passei muito mal dentro do Louvre, fiquei hipoglicêmica e um pouco desidratada, acho q melhorei de medo de ter q procurar atendimento, rsrs.
Marcia Trumeau
Em Paris, para o atendimento de urgências pediátricas faltaram Necker, no 15ème e Robert-Debré, no 19ème. Todos muito bons. E importante entender uma coisa, assistência pública francesa não “passa a mão pela cabeça”. Cumpre a sua missão de maneira competente. Os brasileiros estão acostumados com aquela consulta que mais parece terapia, longa e chorada cheia de conversas que vão além do essencial que é a saúde. Na França é bom não esperar esse tipo de acolhida. As consultas são rápidas e objetivas. Os enfermeiros e auxiliares não dão informações além de suas respectivas competências. Só para terem uma idéia, estou com a minha ginecologista há 17 anos. É uma médica muito competente mas a nossa conversa se restringe às questões de saúde. Sei apenas que ela atende no mesmo hospital público do meu antigo chefe e é só. Ela sabe quantos filhos eu tenho pois acompanhou as minhas 2 gestações. Sabe que estou no Brasil mas não aprofunda a conversa. No trato social, ela é fria, seca mas eu a adoro pois tenho total confiança em seu trabalho. No mais, a consulta médica particular não é cara. Ela custa a partir de 23 euros e este valor permanece há pelo menos 10 anos!
Eliane
Sempre viajo com seguro.Em julho meu marido sentiu-se mal à noite.Chameio número indicado no seguro, perguntaram os sintomas e se a consulta poderia ser em inglês ou em francês.
Recebemos o atendimento no hotel.So paguei a medicação, reembolsável no Brasil.
Danielle
Excelente trabalho. Obrigada!
Ana Carolina Chiarello
Rodrigo, boa tarde. Vou para Paris no início de setembro com meu marido e filho de 3 anos. Suas dicas têm sido muito úteis para mim. Mas fiquei com uma dúvida a respeito de medicações que posso levar daqui do Brasil, caso sejam necessárias (analgésico, anti-térmico, antibiótico). Para qualquer tipo de medicação que eu leve, é necessário ter uma receita médica? Meu marido é médico. Você saberia dizer se há problema da receita ser feita por ele mesmo? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana Carolina, não tenho certeza mas creio que não necessidade de receita para esses remédios corriqueiros.
Abraços.
TELMA PEREIRA
Lina,
Mais uma vez o CP me salva, hoje doidinha com meu pequeno que machucou o braço na escola, vim aqui pegar o nome do Hôpital d’enfants Armand-Trousseau, lembrava dessa matéria que havia lido tempos atrás. Fui lá entre um transfer e outro. Meu filho foi atendido logo, fez RX e colocou uma proteção no braço. Excelente atendimento. Dica preciosa e pertinho de casa.
Rodrigo Lavalle
Telma, espero que já esteja tudo bem!
Abraços.
Flavie
Lina, este post é ótimo. Quando comecei a morar aqui, ficava muito perdida; imagino os turistas. Um acréscimo para completar a lista: a urgência infantil também tem no Necker- Enfants malades e no Hospital Robert Debré, que sao excelentes.
Luis
Rodrigo, obrigado pela atenção. Eu consigo renovar sim o do Brasil, acho que não fui claro: é melhor renovar o do Brasil ou fazer um aqui? Com visto de longa duração eu tenho necessidade de fazer este seguro ou posso ser atendido pelo serviço publico daqui? Na real, eu tenho uma saúde muito boa, mas fico preocupado, claro.
Rodrigo Lavalle
Luis, você terá que fazer um orçamento com alguma empresa de seguro saúde aqui em Paris para saber o que vale mais pena. Você pode ser atendido pelo serviço público mas tudo é pago, quem tem o seguro saúde público tem o valor ressarcido.
Abraços.