Em caso de urgência médica o que você deve fazer:
. se puder caminhar pegue um táxi até o hospital público mais próximo. Os melhores médicos e pesquisadores trabalham e consultam nos hospitais da rede pública. Veja a lista dos endereços abaixo.
. se não puder se locomover, se a urgência não for grave e necessitar somente de uma consulta médica, chame um médico à domicílio através do serviço SOS Médicins. O telefone é 01 47 07 77 77. Atendimento 24 horas. Você terá que explicar o que está sentindo para que a consulta seja com especialista competente.
. se não puder se locomover e se a urgência medical for vital, chame o SAMU – o número é 15. Você terá que dar o seu nome e explicar o que está sentindo ou o que aconteceu. O SAMU vai enviar até sua casa o serviço competente e em seguida decidirá se você será hospitalizado ou não. O 15 é acessível 24 horas tanto por telefones fixos como celulares. A chamada é gratuita.
. se for uma criança o melhor endereço de Paris é: Hôpital d’Enfants Armand-Trousseau; endereço: 26 rue du Dr Arnold Netter, 75012 Paris. Os outros hospitais atendem urgências somente de adultos. Por isso, não perca tempo, vá diretamente a este endereço.
. nos hospitais públicos, se a urgência for vital, a pessoa é atendida imediatemente. Senão o tempo de espera pode ser longo. Por isso indico também um endereço privado e muito competente. Trata-se do Hospital Americano (clique aqui) situado na periferia oeste de Paris. Ele se encontra logo após Paris, na região que é o prolongamento da avenida Champs Élysées. O tempo de espera é menor. Endereço: 63 boulevard Victor Hugo, 92200 Neuilly-sur-Seine. Telefone: 01 46 41 25 25.
. se precisar somente de medicamentos, duas farmácias ficam abertas 24 horas:
– 84 avenue des Champs-Elysées, 75008 Paris – tel.: 01 45 79 53 19 ou 01 45 62 02 41
– 6 place Clichy, 75009 Paris – tel.: 01 48 74 65 18
Observação: após leitura dos comentários abaixo, me dei conta que esqueci um detalhe importante. Você chega aqui com um seguro saúde. O primeiro gesto, se possível, é ligar para o número indicado no seu seguro. Em seguida, se for encaminhado para os hospitais públicos, você já sabe que eles são excelentes. Mas, às vezes, a situação é muito grave e, neste caso, tome as medidas vitais em primeiro lugar. Mais tarde ligue para o seguro. Já vivi esta situação e o seguro cobriu tudo.
No site Seguros Promo, você pode comparar os preços e contratar as principais seguradoras do mundiais. Lembrando que os leitores do Conexão Paris tem desconto, clique aqui e saiba como obtê-los.
Leia também o relato de uma leitora que precisou de assistência médica durante sua viagem a Paris.
Lista dos hospitais que atendem urgência médica dos adultos:
Hôtel-Dieu – tel.: 01 42 34 82 32 / 01 42 34 82 33 – 1 place du Parvis Notre-Dame, 75004 Paris.
Lariboisière – tel.: 01 49 95 64 45 / 01 49 9564 43 – 2 rue Ambroise-Paré, 75010 Paris.
Saint-Louis – tel.: 01 42 49 91 17 – 1 avenue Claude-Vellefaux, 75010 Paris.
Saint-Antoine – tel.: 01 49 28 27 08 – 184 rue du Faubourg Saint-Antoine, 75012 Paris.
Pitié-Salpêtrière – tel.: 01 42 17 72 47 – 83 boulevard de l’Hôpital, 75013 Paris.
Cochin – tel.: 01 58 41 27 22 – 27 rue du Faubourg Saint-Jacques, 75014 Paris.
Hôpital Européen Georges-Pompidou (HEGP) – tel.: 01 56 09 32 24 – 20 rue Leblanc, 75015 Paris.
Bichat – Claude-Bernard – tel.: 01 40 25 81 37 46 – rue Henri-Huchard, 75018 Paris.
Tenon – tel.: 01 56 01 64 05 – 4 rue de la Chine, 75020 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
137 Comentários
Luis
Sou aposentado, consegui um visto visiteur e vim morar em Paris. No Brasil fiz seguro saúde por 3 meses e esta vencendo, que coces me aconselham?
Devo ficar aqui uns 4 anos.
Rodrigo Lavalle
Luis, você não consegue renovar esse segura saúde brasileiro? Aqui existe uma forma de seguro saúde privado, procure na empresa April: http://www.april.fr.
Abraços.
Sidarta Campos
Olá Lina! Sou estudante de linguas então meu curso não tem convenio com o sistema publico de saude. Tenho mais de 30 anos, então não posso fazer um plano estudantil, mas meu Visa é de estudante. Pretendo ficar 1 ano, e ainda estou sem seguro saúde. O que eu faço? Se eu me inscrever no CMU daqui vou ter de pagar? obrigado!
Rodrigo Lavalle
Sidarta, não sei como funciona o CMU. Tente um plano de saúde particular na empresa: http://www.april.fr/.
Abraços.
joana azeredo
Ola Lina, em janeiro deste ano estive em Paris, sofri um acidente no museu Louvre, o atendimento foi pessimo por parte do resgate que nao me imobilizou fiquei com uma sequela na coluna que esta em tratamento ate hoje.Pedi para ir ao hospital onde foi diagnosticado uma concussão e liberada em seguida….O mais incrivel embora o hospital tenha me informado que os custos seriam cobertos por meu seguro recebi um tempo depois uma fatura com cobrança atualizada ppor um pessimo serviço…detalhe nao sei onde pagar a fatura e continuo a recebe-la e o seguro so podera me ressarcir depois do pagamento!!!Voce pode me orientar se te der mais detalhes???Obrigada
Rodrigo Lavalle
Joana,funciona assim: você paga a fatura e depois o seguro te ressarce. Não existe uma forma de pagar pela internet?
Abraços.
Sylvia
Recentemente tive problemas com o seguro viagem Premium Assistance, ligado ao grupo Omint. Tive uma intoxicação alimentar na Turquia, passei muito mal , não consegui contato com o seguro no Brasil e fui levada pelo guia da excursão ao PS de um hospital público na Capadoscia, onde fui atendida e medicada. Quando retornei, enviei a nota de fatura com a discriminação dos serviços prestados, prescrições médicas timbradas, e tive o pedido de reembolso NEGADO com as seguintes alegações: ausência de relatório do médico do pronto socorro que me atendeu e ausência de comprovante de pagamento ( paguei em dólares!!!!). Vou ter que recorrer à Justica. Boa sorte aos viajantes, Paris é especialmente linda!!!!
Alice
Olá, amigos!
Acabo de encontrar, e uma lista (com um mapa) dos hospitais públicos de Paris, em que consta as especialidades de cada. Basta clicar no “ícone” referente ao hospital para saber detalhes das áreas de atuação e as equipes médicas responsáveis.
http://www.aphp.fr/carte/#021
Abraços!
magno
Por falar em saúde lembrei-me da medicação que devemos levar conosco para essas viagens ao exterior. Penso, e gostaria que avaliassem o que devemos necessariamente levar. Os medicamentos de uso contínuo devem ser levados em sua embalagem normal, na quantidade total de dias em viagem, e na bagagem de mão. As receitas devem estar junto (sempre que possível em inglês), Remédios contra enjoo, acidez estomacal, dores de cabeça, muscular, estômago. Avaliei corretamente?
Maria Teresa Bahia Guimaraes
Olá, Lina.
Minha filha está morando em Paris, e usamos constantemente suas dicas.
Contudo, no momento ela está precisando de ir ao dentista, mas não conseguimos orientaçoes nem dicas de profissionais.
Você poderia nos ajudar?
Grata por tudo..
Grande abraço,
Maria Teresa.
Ps: se puder encaminhar resposta pelo meu e-mail, seria ideal. Bj
Nayana Jacques
Bom dia,
Eu estou indo à Paris para estudar francês por oito meses. Eu tenho um problema crônico na tireoide que exige acompanhamento mensal através de exames de sangue. Eu gostaria de saber como posso fazer esse acompanhamento durante a minha estadia aí. Como faço para poder fazer esses exames? É necessário ir a um médico daí?
Grata pela antenção,
Nayana Jacques
Lina
Nayana
Você pode consultar um médico ou não. Com pedidos do médico brasileiro você pode fazer o exame no laboratório. Mas o pedido deve ser em francês.
Kellen Tjioe
Olá Lina! Eu tenho uma dúvida e talvez vc possa me ajudar! Estou em Paris por 1 ano para fazer o doutorado e tenho procurado seguro saúde mas eu realmente estou com receio de escolher algum que não seja bom. Você teria algum bom plano para me indicar (não precisa ser de estudante)? Obrigada!
Lina
Kellen
Eu vivi 4 anos em Paris como estudante. E o plano dos estudantes é ótimo. Não tenha receio. Nós temos o plano do governo e um outro seguro complementar que é ligado à atividade profissional. Aqui os planos funcionam assim. Você terá o plano do governo mais o plano complementar dos estudantes.
Francisco Nobre
Lina, tenho uma dúvida. Pretendo ficar na França por um período longo, quem sabe 1 ano. Eu e minha esposa. Pretendemos alugar um studio em Paris, mas logicamente não ficaremos apenas em Paris por todo esse tempo. Pergunto: Você acha que um seguro saúde comum, com cobertura de EUR50.000 para cada um é suficiente? Outra coisa: É possivel contratar um plano de saúde privado local (tipo Amil aqui do Brasil)? Muito obrigado e parabéns pelo blog.
Lina
Francisco
O seguro saúde comum pode ser válido por um ano? Ele não seria um seguro viagem com prazo oficial de 3 meses? Se ele for válido um ano, acho que não precisa de mais nada. Mas não sou especialista na matéria. O melhor seria pedir informações ao consulado da França no Brasil. Sobretudo as possibilidades de plano saúde local. Conheço somente os planos normais, para as pessoas que moram aqui. Sei que existem planos para estudantes…e deve também ter planos para residentes de curta temporada.