Em caso de urgência médica o que você deve fazer:
. se puder caminhar pegue um táxi até o hospital público mais próximo. Os melhores médicos e pesquisadores trabalham e consultam nos hospitais da rede pública. Veja a lista dos endereços abaixo.
. se não puder se locomover, se a urgência não for grave e necessitar somente de uma consulta médica, chame um médico à domicílio através do serviço SOS Médicins. O telefone é 01 47 07 77 77. Atendimento 24 horas. Você terá que explicar o que está sentindo para que a consulta seja com especialista competente.
. se não puder se locomover e se a urgência medical for vital, chame o SAMU – o número é 15. Você terá que dar o seu nome e explicar o que está sentindo ou o que aconteceu. O SAMU vai enviar até sua casa o serviço competente e em seguida decidirá se você será hospitalizado ou não. O 15 é acessível 24 horas tanto por telefones fixos como celulares. A chamada é gratuita.
. se for uma criança o melhor endereço de Paris é: Hôpital d’Enfants Armand-Trousseau; endereço: 26 rue du Dr Arnold Netter, 75012 Paris. Os outros hospitais atendem urgências somente de adultos. Por isso, não perca tempo, vá diretamente a este endereço.
. nos hospitais públicos, se a urgência for vital, a pessoa é atendida imediatemente. Senão o tempo de espera pode ser longo. Por isso indico também um endereço privado e muito competente. Trata-se do Hospital Americano (clique aqui) situado na periferia oeste de Paris. Ele se encontra logo após Paris, na região que é o prolongamento da avenida Champs Élysées. O tempo de espera é menor. Endereço: 63 boulevard Victor Hugo, 92200 Neuilly-sur-Seine. Telefone: 01 46 41 25 25.
. se precisar somente de medicamentos, duas farmácias ficam abertas 24 horas:
– 84 avenue des Champs-Elysées, 75008 Paris – tel.: 01 45 79 53 19 ou 01 45 62 02 41
– 6 place Clichy, 75009 Paris – tel.: 01 48 74 65 18
Observação: após leitura dos comentários abaixo, me dei conta que esqueci um detalhe importante. Você chega aqui com um seguro saúde. O primeiro gesto, se possível, é ligar para o número indicado no seu seguro. Em seguida, se for encaminhado para os hospitais públicos, você já sabe que eles são excelentes. Mas, às vezes, a situação é muito grave e, neste caso, tome as medidas vitais em primeiro lugar. Mais tarde ligue para o seguro. Já vivi esta situação e o seguro cobriu tudo.
No site Seguros Promo, você pode comparar os preços e contratar as principais seguradoras do mundiais. Lembrando que os leitores do Conexão Paris tem desconto, clique aqui e saiba como obtê-los.
Leia também o relato de uma leitora que precisou de assistência médica durante sua viagem a Paris.
Lista dos hospitais que atendem urgência médica dos adultos:
Hôtel-Dieu – tel.: 01 42 34 82 32 / 01 42 34 82 33 – 1 place du Parvis Notre-Dame, 75004 Paris.
Lariboisière – tel.: 01 49 95 64 45 / 01 49 9564 43 – 2 rue Ambroise-Paré, 75010 Paris.
Saint-Louis – tel.: 01 42 49 91 17 – 1 avenue Claude-Vellefaux, 75010 Paris.
Saint-Antoine – tel.: 01 49 28 27 08 – 184 rue du Faubourg Saint-Antoine, 75012 Paris.
Pitié-Salpêtrière – tel.: 01 42 17 72 47 – 83 boulevard de l’Hôpital, 75013 Paris.
Cochin – tel.: 01 58 41 27 22 – 27 rue du Faubourg Saint-Jacques, 75014 Paris.
Hôpital Européen Georges-Pompidou (HEGP) – tel.: 01 56 09 32 24 – 20 rue Leblanc, 75015 Paris.
Bichat – Claude-Bernard – tel.: 01 40 25 81 37 46 – rue Henri-Huchard, 75018 Paris.
Tenon – tel.: 01 56 01 64 05 – 4 rue de la Chine, 75020 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
137 Comentários
Fabricio araujo
Oi Lina! Vi esse post no blog e resolvi deixar o relato da minha experiencia medica em Paris, espero que seja util! Em julho deste ano passei muito mal com fortes dores no estomago. Depois de ligar pro meu seguro saude (Mondial) fui informado que severia ir ao hospital Lariboisière que seria atendido sem custos. La no hospital nao consegui me comunicar em ingles e se nao fosse um amigo estaria perdido! Fui atendido prontamente para uma analise geral. Eles cogitaram ser apendicite e por isso tive que ir pra uma sala esperar. Ate ai estava satisfeito com o atendimento. Foi quando o pesadelo comecou! A sala estava lotada! Tive que esperar mesmo morrendo de dores. Depois de 3 horas de espera resolvi parar um medico que passava e perguntar se ainda iria de demorar. O medico foi muito grosso e disse “todas essas pessoas estao esperando tambem”, deu as costas e foi embora. Mais uma hora de espera e fui finalmente chamado pra ser atendido em um local onde nao podia entrar ninguem. Chegando la fui atendido por duas estagiarias que nao falavam ingles. Foi um terror: entrava e saia gente sempre perguntando as mesmas coisas, poucas entendiam ingles… Finalmente vieram fazer um exama de sangue e fique muito assustado quando as enfermeiras nao usavam luvam… E pior, fediam a cigarro! Depois de mais uma hora eis que aparece uma enfermeira que falava portugues! Ela foi meu anjo da guarda pois ate entao eu nao havia sido medicado pra dor e ela so aumentava. Alem disso os outros enfermeiros pareciam nao querer trabalhar muito dava pra ver alguns parados sem fazer nada. Depois de mais uma espera a enfermeira veio e assim que consegui conversar com esta enfermeira consegui ser medicado e assim que os resultados dos exames sairam fui informado que era uma forte inflamacao no estomago. Recebi uma receita, os exames e fui liberado. Dei entrada as 19 hs e so sai as 4 da manha! No geral o atendimento nao foi ruim mas a falta de comunicacao e a longa espera foram grandes problemas! No final das contas consegui aproveirar o resto da viagem em paz. Honestamente espero nao precisar usar mais os servicos de la pois a longa espera, morrendo de dores e a falta de higiene dos enfermeiros sao coisas que me deixaram assombrado!
HELIO
vcs teriam um email para eu enviar uma copia da correspondencia e me ajudarem com o francês, ou seja, se entendi a carta.
Pode ser off..no meu email.
grato!
HELIO
Lina, como citei anteriormente sofri um pequeno acidente na Torre em maio e fui atendido pelos ‘pompiers’ e encaminhado ao hospital Georges Pompidou onde ganhei 4 pontos no cotovelo. Ja estou de volta ao Brasil e esta semana recebi uma correspondência do hospital, (se entendi direito), me cobrando 86,60 euros referentes ao atendimento. Se puder, gostaria de uma orientação como proceder. Como pagar? No atendimento não me informaram da cobrança e portanto não acionei o seguro saúde, consigo fazer agora?
Bia
Quem tem passaporte da Comunidade Européia também tem de fazer o seguro-saúde ?
Helio
Com a chegada dos pompiers eles avaliaram que como o corte era um pouco profundo seria prudente ir ao hospital para dar pontos.Fomos levados(eu e minha esposa)ao PS do hospital Georges Pompidou onde fomos atendidos e após aproximadamente 2 hrs e meia sai com 4 pontos de presente no cotovelo e uma receita que até agora não consegui ler..rs! Mas o atendimento foi bom, apesar da demora.
Lina
Helio
Coitado! Mas poderia ter sido pior. O cotovelo não vai atrapalhar muito a viagem.
Obrigada pelo relato. Achei o atendimento do funcionário da torre perfeito.
Helio
Olá Lina, acho que tenho um relato interessante para o blog. Chegamos a Paris dia 07/05 e no dia 8 fomos a Torre Eiffel num passeio da Cytirama… o senoirama…. indico gostei!…..o problema é que na 2a. parte do passeio , na torre quando estavamos no 2 estagio, levei um belo tombo na escada e desci 4 degraus de bunda e bati o cotovelo fazendo um corte. Fui prontamente atendido por um funcionário da torre que fez um asseio no corte e um curativo , mas me disse que teria que chamar o serviço dos`Pompiers` para avaliar, que é praxe quando ocorre um acidente na torre. …..continua
Beth
Oi Lina gostaria de saber se vc conhece alguma (s) farmacia (s) homeopaticas de confiança ai em Paris, minha filha esta estudando aí e precisa aviar uma receita de uma medicaçaõ e florais. Se vc puder ajudar desde ja agradeço. Estive ai na época do Natal e suas dicas foram muito preciosas. Obrigado. Abraços. Beth.
Cláudia
Gostaria de saber sobre o seguro que os cartões de crédito oferecem. Alguém já usou ou teve algum problema no reembolso ? A alfândega espanhola aceita?
Pauliane
Adorei o post! Era exatamente o que eu estava procurando. Vou a Paris no início de fevereiro com meus dois filhos (5 e 10 anos), sendo que o mais novo é super alérgico a leite/ovos/derivados e a ingestão destes produtos pode levar ao que chamamos “edema de glote”. Carrego sempre todos os medicamentos necessários (inclusive adrenalina), mas é fundamental ter um hospital de referência para levá-lo após os primeiros cuidados domésticos. Agradeço se houver mais dicas para situações emergenciais (e também lojas de produtos sem produtos alérgenos). Obrigada e parabéns pelo apoio que dá a nós, viajantes e amantes de Paris.
eymard
Realmente, post para guardar e voltar sempre. Utilidade pública. Quanto aos seguros, sim, são obrigatórios. Há, no mercado, uma série deles. No entanto, vários cartões de crédito já oferecem um seguro saúde se a compra do bilhete for feita com ele. É preciso pesquisar. Alguns convenios de saúde tem, igualmente, parte internacional (caso do ONE, um produto derivado da AMIL). Felizmente também nunca fiz uso. Mas meus pais fizeram uso nos EUA do Assist-Card e, embora não tenham tido problemas para serem atendidos, tiveram enorme problema para ressarcimentos, quando do retorno.