Em caso de urgência médica o que você deve fazer:
. se puder caminhar pegue um táxi até o hospital público mais próximo. Os melhores médicos e pesquisadores trabalham e consultam nos hospitais da rede pública. Veja a lista dos endereços abaixo.
. se não puder se locomover, se a urgência não for grave e necessitar somente de uma consulta médica, chame um médico à domicílio através do serviço SOS Médicins. O telefone é 01 47 07 77 77. Atendimento 24 horas. Você terá que explicar o que está sentindo para que a consulta seja com especialista competente.
. se não puder se locomover e se a urgência medical for vital, chame o SAMU – o número é 15. Você terá que dar o seu nome e explicar o que está sentindo ou o que aconteceu. O SAMU vai enviar até sua casa o serviço competente e em seguida decidirá se você será hospitalizado ou não. O 15 é acessível 24 horas tanto por telefones fixos como celulares. A chamada é gratuita.
. se for uma criança o melhor endereço de Paris é: Hôpital d’Enfants Armand-Trousseau; endereço: 26 rue du Dr Arnold Netter, 75012 Paris. Os outros hospitais atendem urgências somente de adultos. Por isso, não perca tempo, vá diretamente a este endereço.
. nos hospitais públicos, se a urgência for vital, a pessoa é atendida imediatemente. Senão o tempo de espera pode ser longo. Por isso indico também um endereço privado e muito competente. Trata-se do Hospital Americano (clique aqui) situado na periferia oeste de Paris. Ele se encontra logo após Paris, na região que é o prolongamento da avenida Champs Élysées. O tempo de espera é menor. Endereço: 63 boulevard Victor Hugo, 92200 Neuilly-sur-Seine. Telefone: 01 46 41 25 25.
. se precisar somente de medicamentos, duas farmácias ficam abertas 24 horas:
– 84 avenue des Champs-Elysées, 75008 Paris – tel.: 01 45 79 53 19 ou 01 45 62 02 41
– 6 place Clichy, 75009 Paris – tel.: 01 48 74 65 18
Observação: após leitura dos comentários abaixo, me dei conta que esqueci um detalhe importante. Você chega aqui com um seguro saúde. O primeiro gesto, se possível, é ligar para o número indicado no seu seguro. Em seguida, se for encaminhado para os hospitais públicos, você já sabe que eles são excelentes. Mas, às vezes, a situação é muito grave e, neste caso, tome as medidas vitais em primeiro lugar. Mais tarde ligue para o seguro. Já vivi esta situação e o seguro cobriu tudo.
No site Seguros Promo, você pode comparar os preços e contratar as principais seguradoras do mundiais. Lembrando que os leitores do Conexão Paris tem desconto, clique aqui e saiba como obtê-los.
Leia também o relato de uma leitora que precisou de assistência médica durante sua viagem a Paris.
Lista dos hospitais que atendem urgência médica dos adultos:
Hôtel-Dieu – tel.: 01 42 34 82 32 / 01 42 34 82 33 – 1 place du Parvis Notre-Dame, 75004 Paris.
Lariboisière – tel.: 01 49 95 64 45 / 01 49 9564 43 – 2 rue Ambroise-Paré, 75010 Paris.
Saint-Louis – tel.: 01 42 49 91 17 – 1 avenue Claude-Vellefaux, 75010 Paris.
Saint-Antoine – tel.: 01 49 28 27 08 – 184 rue du Faubourg Saint-Antoine, 75012 Paris.
Pitié-Salpêtrière – tel.: 01 42 17 72 47 – 83 boulevard de l’Hôpital, 75013 Paris.
Cochin – tel.: 01 58 41 27 22 – 27 rue du Faubourg Saint-Jacques, 75014 Paris.
Hôpital Européen Georges-Pompidou (HEGP) – tel.: 01 56 09 32 24 – 20 rue Leblanc, 75015 Paris.
Bichat – Claude-Bernard – tel.: 01 40 25 81 37 46 – rue Henri-Huchard, 75018 Paris.
Tenon – tel.: 01 56 01 64 05 – 4 rue de la Chine, 75020 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
137 Comentários
Aline
Durante minha primeira visita a Paris, meu namorado teve uma crise renal muito forte. Foi muito assustador, porque ele mal consegui falar e se mexer. Liguei para o seguro saúde, mas eles demoraram muito para retornar com o endereco para onde deveria leva-lo (na próxima viagem longa, terei o endereço comigo). Os parisienses, como sempre, foram muito solícitos. Chegamos ao hospital, apresentamos nossos passaportes ( na epoca, ainda nao tinha meu passaporte europeu, entao foi o brasileiro mesmo) e fomos atendidos imediatamente. Ele ficou internado um dia inteiro. Durante o qual fez vários exames e foi assistido por dois médicos, que faziam visitas a cada 30 min. O único problema era o idioma. Nao falamos francês bem, e os médicos nao falavam uma palavra de inglês. O jeito foi acessar o google translator da recepção do hospital para traduzir algumas palavras e explicar a crise renal dele ( uma recepcionista muito amável fez isso para nos ajudar). No fim do dia, ele recebeu toda descrição do que estava sentindo e o tratamento que deveria seguir por escrito. E, eh claro,a conta, que ficou por volta de 120 euros. Fomos a uma farmácia, onde tivemosm de informar nossos passaportes, hotel onde estávamos hospedados e telefones para comprarmos os medicamentos. Ah, tivemos de pagar o hospital em espécie. Foi um dia muito assustador, mas tudo deu certo. Fomos muito bem tratados. Claro que ele nao teve uma quarto so para ele, mas todos foram muito atenciosos. Tive medo de ser mal tratada, por nao ser francesa, mas isso nao aconteceu. No dia seguinte, estavamos de volta ao D Orsay! De volta ao Brasil, o seguro fez o reembolso.
Vanessa
Muito obrigada pelas dicas!!! Vanessa do Blog ByVM!
Maurício Christovão
Lina: Super útil esse post. No caso dos turistas, que possuem o seguro-saúde, como proceder? Precisamos apresentar o seguro ao médico ou ao hospital, por sermos estrangeiros?
Lina
Maurício Christovão
Os relatos acima ilustram sua questão.
Ana Paula
Dicas super úteis, entretanto vale lembrar que o turista que viaja com o seguro de viagem que cobre assistência médica, deve primeiro ligar para o seguro para que seja orientado qual o local deve procurar, pois cobrem todas as despesas nos melhores hospitais, inclusive a visita médica no hotel!
Isabela Almeida
Oi, Lina! Como sempre, você sempre traz posts super úteis pra gente. Situações como estas são imprevisíveis e se sabemos pra onde devemos nos dirigir, o desespero de estar doente no exterior pelo menos fica menor. Também tenho a mesma dúvida de Nick: como os estrangeiros são atendidos nestes serviços? E, afinal de contas, como funciona o tal do seguro saúde que pagamos aqui no Brasil para viajar?
Lina
Todos
Os turistas são bem atendidos nos hospitais públicos. Fiquem tranquilos. Quanto aos seguros, uns são excelentes outros péssimos. O ideal seria se vocês deixassem aqui o nome das boas companhias de seguro saude. Os seguros que já foram testados.
Cristiane Pereira
Post nota 10 em importância e utilidade. Vou copiar, imprimir e guardar junto com o passaporte. Mas espero nunca precisar de usar!
Nick
Oi Lina, só uma informação: Turistas também são atendidos pela rede pública francesa ?
Lina
Nick
Como disse no artigo, os turistas são atendidos pelos hospitais públicos que são excelentes.
Maria das Graças
“cujos farmacêuticos”,
Maria das Graças
Utilíssimo este post. Incluo na lista as farmácias cujos os farmacêuticos são de grande ajuda para casos simples. No ano passado a neta teve uma infecção na unha que foi resolvida na farmácia da esquina, com a indicação do remédio, conselhos práticos de como tratar e em quanto tempo sararia.
Marcia Castro
Lina muito obrigada, muito útil este link, nós nunca pensamos nisso até o momento que precisamos… aí é aquela correria…Anotado para as próximas viagens.