Delphine Burkli, prefeita do meu bairro, deseja que os telhados de Paris sejam inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Uma idéia bem inserida no modo de vida atual, dans l’air du temps, como dizem os franceses.
Nova Iorque transformou vários telhados em jardins graças aos famosos rooftops, uma prática que se instala devagar em Paris. No último verão, acompanhamos o aparecimento destes bares e restaurantes ocupando os telhados parisienses. Entre eles o Perchoir Marais, na loja de departamentos BHV.
Mas o poder de atração dos telhados parisienses é bem anterior a moda dos rooftops. Há anos eles seduzem cineastas, fotógrafos, músicos e poetas.
A verdade é que eles são realmente lindos e fotogênicos. O cinza das placas de zinco, as cheminés com a aparência de pequenos potes de cerâmica ocre e, aqui e lá, esculturas revestidas de ouro formam um conjunto extraordinário.
Graças a lei de ocupação do solo, que impede a construção de torres, e a lei de proteção do patrimônio, os telhados são protegidos e sempre restaurados dentro do mesmo modelo.
Não canso de admirá-los e de fotografá-los. Mesmo em dia cinza e chuvoso, como nas fotos acima, eles me atraem.
Em Paris, somente as margens do Sena estão inscritas na lista da Unesco. Leia artigo nosso aqui. Os telhados de Paris possuem também um potencial inestimável.
A inscrição dos telhados na lista da Unesco validaria a política do governo francês de proteção do patrimônio.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
José Antonio Cuiabano Nascimento
Existe passeios guiados e. Português, para conhecer os principais telhados? ? Como pro curar? Tem nomes de agências?
Rodrigo Lavalle
José, não conhecemos nenhum tour específico sobre os telhados de Paris. Nós temos passeios com guia brasileira pelos principais bairros de Paris. Veja aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-bairros-paris.html.
Rafael
Acho legal essa ideia dos rooftop bars. Mas será que é possível acessar os telhados dos apartamentos convencionais, tipo pra passar um fim de tarde lá em cima, admirando a vista?
Rodrigo Lavalle
Rafael, depende do prédio. Alguns não tem estrutura para se andar, outros são particulares.
Abraços.
Cristiane Pereira
Os telhados de Paris, como tantos monumentos, palácios e avenidas, fazem parte da paisagem da cidade. Descobri-los é descobrir Paris, amá-los é amar Paris!!! Apoio totalmente a ideia de Delphine Burkli!!!
Maurício Christovão
O cinema tornou os telhados de Paris famosos. Outra coisa de gosto muito são as águas furtadas, que remetem a pintores pobres que aguardam a fama…
Eduardo
Em Paris a beleza está até no que é inimaginável de se pensar em achar….
MARITA GROSZ
ACOMPANHO A CONEXÃO PARIS PASSO PARA AMIGOS MEUS AMO POIS VOU SEMPRE A PARIS – PARABÉNS