Telhados de Paris

Telhados de Paris

Delphine Burkli, prefeita do meu bairro, deseja que os telhados de Paris sejam inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Uma idéia bem inserida no modo de vida atual, dans l’air du temps, como dizem os franceses.

Telhados de Paris

Telhados de Paris

Nova Iorque transformou vários telhados em jardins graças aos famosos rooftops, uma prática que se instala devagar em Paris. No último verão, acompanhamos o aparecimento destes bares e restaurantes ocupando os telhados parisienses. Entre eles o Perchoir Marais, na loja de departamentos BHV.

Mas o poder de atração dos telhados parisienses é bem anterior a moda dos rooftops. Há anos eles seduzem cineastas, fotógrafos, músicos e poetas.

Telhados de Paris

Telhados de Paris

A verdade é que eles são realmente lindos e fotogênicos. O cinza das placas de zinco, as cheminés com a aparência de pequenos potes de cerâmica ocre e, aqui e lá, esculturas revestidas de ouro formam um conjunto extraordinário.

Graças a lei de ocupação do solo, que impede a construção de torres, e a lei de proteção do patrimônio, os telhados são protegidos e sempre restaurados dentro do mesmo modelo.

Telhados de Paris

Telhados de Paris

Não canso de admirá-los e de fotografá-los. Mesmo em dia cinza e chuvoso, como nas fotos acima, eles me atraem.

Em Paris, somente as margens do Sena estão inscritas na lista da Unesco. Leia artigo nosso aqui. Os telhados de Paris possuem também um potencial inestimável.

Telhados de Paris

Telhados de Paris

A inscrição dos telhados na lista da Unesco validaria a política do governo francês de proteção do patrimônio.

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris