A França decidiu tranformar a refeição gastronômica em fato cultural. E conseguiu. O “Repas Gastronomique Français” entrou para a lista de práticas culturais da Unesco.
Não se trata da receita do pato com laranja ou da mousse de chocolate. Estamos falando aqui de uma forma de sociabilidade que envolve uma mesa, bons pratos associados a bons vinhos. De uma sociabilidade que envolve regras e hábitos.
A toalha, a posição dos talheres e taças, a qualidade da porcelana, a iluminação.
A sucessão de pratos: a entrada,
o prato principal,
os queijos
e a sobremesa.
O champagne que acompanha o aperitivo e as ostras.
O vinho tinto para o pato com molho de laranja e queijos.
No final um café e um álcool.
O objetivo é chamar a atenção das novas gerações que se afastam desta festa gastronômica e integrar ao sistema educacional a transmissão destas informações.
O fato foi considerado de várias maneiras pela imprensa francesa.
Gosto do humor do crítico gastronômico François Simon que pergunta na sua coluna no Le Figaro “quando o mal humor do francês será transformado em patrimônio da humanidade?”.
Fotos: jantar informal entre vizinhos. Outubro 2010.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
HUGO F. DE CARVALHO
Olá Lina,
Bem-vinda de volta.
Aproveitando a deixa da LENNA:
Já que os softwares do blog serão modificados, que tal incluir um “corretor de texto” ou verificação ortográfica para o português? Em geral, só percebemos que digitamos alguma coisa errada depois que o comentário já foi enviado. Ou seja, quando Inês é morta.
Também seria interessante se pudéssemos dispor de alguns recursos de edição para elaborar os comentários, tais como negrito, sublinhado, itálico, alterar a cor da fonte etc..
Possibilidade de incluir uma ou duas fotos no comentário ?
Patricia Simões Pires
Mais do que merecido, eles cultuam a boa mesa na sua essência…. admirável…
Lenna
Desculpem! Errei na concodância:
Parabéns para os franceses que que conseguiram sensibilizar a Unesco com estas práticas que fazem parte da sua cultura!
Célia
Eu também!!! (Comemoro a gastr….)rsrs…
Essa gastronomia deve ter algum ingrediente mágico! Basta uma visita à Paris, e essa cidade entra no ”sangue”! Tenho que ir pelo menos uma vez ao ano!!! E não pretendo ”curar” esse hábito!!!
Abraços a todos.
Lenna
Quem não gosta de uma mesa bem posta, pratos bem feitos, um bom vinho, champanhe, queijos, sobremesa e todos os “et cetera” e tais que acompanham uma boa refeição?Ainda mais se acompanhada por um grupo de pessoas interessantes, com um papo divertido. Fica-se horas à mesa e são momentos de pura satisfação…
Parabéns para os franceses que conseguiram sensibilizar a Unesco com estas práticas que faz parte da sua cultura!
Abraço.
Jose Mauricio
A Gastronomia, como nós ocidentais a entendemos, tem uma forte influência francesa. Uma mesa, bons amigos, boa comida, bons vinhos…Boa música para completar…Acho que morri e fui para o céu!!!
Beth
Lina
E mesmo comendo e bebendo assim os franceses continuam irritantemente magros!
Abs.
Maria das Graças
Lina, a 1ª foto me deu uma saudade da minha casinha parisiense. O cenário era exatamente esse. Uma lâmpada do abajour queimou e tratamos logo de trocá-la para compor o visual. Très chic.
Maria das Graças
Eymard, corrija porfavor para: ” preocupação, ….. , com o que comer”
Maria das Graças
Eymard, como é difícil hoje em dia, para mim, encontrar amigos do meu ciclo social que apreciam a boa cozinha, o vinho, o ritual, o prazer que uma boa refeição proporciona. O desconhecimento do assunto e a preocupação, que eu classificaria como quase paranóia, com o ato de comer, não me permitem convidar muitos deles para um almoço em casa ou em um bom restaurante. E muitos não entendem como eu e meu marido ficamos em um restaurante durante até três horas em um almoço.