A França decidiu tranformar a refeição gastronômica em fato cultural. E conseguiu. O “Repas Gastronomique Français” entrou para a lista de práticas culturais da Unesco.
Não se trata da receita do pato com laranja ou da mousse de chocolate. Estamos falando aqui de uma forma de sociabilidade que envolve uma mesa, bons pratos associados a bons vinhos. De uma sociabilidade que envolve regras e hábitos.
A toalha, a posição dos talheres e taças, a qualidade da porcelana, a iluminação.
A sucessão de pratos: a entrada,
o prato principal,
os queijos
e a sobremesa.
O champagne que acompanha o aperitivo e as ostras.
O vinho tinto para o pato com molho de laranja e queijos.
No final um café e um álcool.
O objetivo é chamar a atenção das novas gerações que se afastam desta festa gastronômica e integrar ao sistema educacional a transmissão destas informações.
O fato foi considerado de várias maneiras pela imprensa francesa.
Gosto do humor do crítico gastronômico François Simon que pergunta na sua coluna no Le Figaro “quando o mal humor do francês será transformado em patrimônio da humanidade?”.
Fotos: jantar informal entre vizinhos. Outubro 2010.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
LuciaC
Claudia Simoni,
Me desculpem os “entendidos”?
Depois do post de Lina, aprendi com a dica de Loulou.
Dê só uma olhadinha no TripAdvisor sobre Helene Darrozé.
Seus critérios para um local estrelado e tão recomendado são de quem entende muito bem do assunto.
Não dá para colocar a razão em dúvida, menospresar exigências básicas e aceitar o inaceitável.
Obrigada pela informação bem humorada.
Adriana Pessoa
Essa mesa está muito linda!
Boa comida, bom papo, bons vizinhos…viva a vida!
Bjs
Cris
Olá Lina,
Quando sai o guia CP2, viajo dia 18/12, você acha que dá tempo de encomendar o meu?
Acho que já te fiz essa pergunta em outro post, mas não consegui localizar onde. Desculpe-me por te fazer responder duas vezes.
Um abraço, Cris
conexaoparis
Cris
O guia está pronto. Entro em contato via email.
Tânia Sciacco
Eu também fico imaginando um jantar formal.
O informal é maravilhoso!! Isto aproxima as pessoas, é delicioso!!
eymard
No encontro que tivemos com Davide Scabin (o chef do Combal Zero, relatado pelo edu la no Da Cachaça pro vinho) ele nos perguntou se nas escolas brasileiras ensinavam gastronomia para as crianças. Achei interessante a observaçao. Algumas escolas, de fato, incluiram aulas de culinaria (aproveitando para ensinar matematica, portugues, ingles, frances com as receitas, as medidas, etc…). Mas o que estava na base da pergunta dele era exatamente esse apelo ao prazer de se estar a mesa. Valorizar o produto, o ritual, o momento. Essa “forma de sociabilidade que envolve a boa mesa” esta mesmo se transformando em “patrimonio da humanidade”. Que nao vire peça de museu! Cabe a nós mantermos viva a mesa como espaço e transmitir para as futuras geraçoes o prazer de conviver. Ela pode (como temos provado todos os dias aqui no CP, la no DCPV ou no Comensais, para citar alguns amigos) manter-se viva com a internet e as novas tecnologias. Sem que uma exclua a outra (quantas familias ja nao sentam-se em volta de uma mesa e, sim, em torno da televisao ou, mais recentemente, do computador?)
Jorge Fortunato
Bom dia!
Que bom ter o CP de volta! Lina, se este é um jantar informal entre vizinhos, fico imaginando como será o formal. Já está tudo tão impecável.
No mais, os franceses adoram estar à mesa. Lembro de almoços e jantares coma migos franceses, todos bem demorados. Um verdadeiro ritual. Do apéritif ao digestif tudo perfeito.
Eduardo Luz
Belíssimo jantar informal!
E melhor ainda esta proposição. Uma bela (em todos os sentidos) refeição é sempre um momento de comunhão e de amizade (se bem que eu sou suspeito pra falar! 🙂 )
Vanessa Fernandes
Já tinha lido que a gastronomia francesa foi incluída esta semana na lista de património imaterial da Humanidade por um comité da Unesco, reunido em Nairobi.
Achei muito interessante, porque a primeira vez que uma gastronomia é mencionada no património da Humanidade.
Com os seus rituais, apresentação e prática social, a gastronomia francesa celebra os momentos importantes da vida. É assim que eu vejo.
Não sou adepta pela gastronomia em geral. Mas concordo com esta nomeação 🙂
LuciaC
Lina
uma reverência a vida.
Bravo!
claudia simoni
Por falar em gastronomia francesa, estive com grupo no Hëlëne Darozé e…
sei não… só para resumir comemos uma sobremesa de um al de um abacaxi especial? da Africa!! Minha boca “sapecou”no automático assim como de uma amiga (a de outra foi “sapecar no hotel).
( SEM QUERER SER BAIRRISTA FICAMOS SÓ LEMBRANDO DO ABACAXI DE LAGOA SANTA). No mais um cachorro (que eu amo – e uma delas nem tanto) – na mesa ao lado, sacudia suas pulgas e pelos por debaixo de nossa mesa. TUDO BEM ACHO CACHORROS ASSIM COMO OUTROS BICHOS – BEM MELHOR QUE MUITA GENTE. Daí a ter um sob a mesa do vizinho. Sou cachorreira declarada, entretanto ter um cachorro debaixo da mesa do vizinho é outra conversa. Achei o atendimento para lá de sofrível. e o que é pior, me senti como em um salào de beleza: daqueles que todo o tempo estão te “vendendo” algo (vc vai somente pintar o cabelo e quando vê já estão cortando, fazendo hidratação profunda, luzes, massagem capilar’etc, etc,etc. Logo vem um maître/magico/encantador, vendendo Chamapagne, trufas, etc, etc, quando vc ja contratou um menu degustação! Observando a mesa ao lado (a tal do cachorro) vi o golpe sendo aplicado. E continua a comercializaçao na sa[ída, onde vendem velas, guardanapos, livros, etc, etc, etc, da Sra. Darozé (sra. doarroz – como apelidamos). Em resumo – não recomendaria (me desculpem os entendidos..
claudia mariah