Nada mais fácil do que uma ida e volta a Reims de trem. As passagens podem ser compradas na hora, na Gare de l’Est. Eu peguei o trem em torno das 10h30 da manhã.
Antes de entrar no trem, não se esqueça de validar a passagem nestas maquininhas.
A viagem é curta e em menos de uma hora o trem chega a Reims, terra do champagne. Antes de iniciar as degustações, comi um sanduíche gostoso na estação mesmo e em seguida peguei um táxi para a sede do champagne Pommery.
Eu tinha uma reserva feita por telefone e como cheguei cedo, a casa me propôs uma degustação antes da visita das caves. Já que tinha chegado até lá, achei melhor fazer tudo muito bem feito e optei pelo melhor champagne da Pommery, o Louise. Aconselho a todos a mesma opção.
Por esta porta começa a descida em direção às caves.
Esteja preparado para temperaturas em torno de 12° e 14°.
Ande por ambiente mágico de túneis na penumbra e milhares de garrafas de champagne empoeiradas.
Após a visita da Pommery fui a pé até a sede da Veuve Clicquot, uns cinco minutos de caminhada. Eu aconselho a visita em duas caves. Pela degustação, é claro, e pela diferença da abordagem de cave em cave.
Aqui a visita começa com um pequeno resumo da história da marca.
Em seguida lá vamos todos em direção às caves de contos de fadas, lanterninha acesa nas mãos.
De volta à realidade, nova degustação. Ao término, a recepcionista pediu um táxi que me levou de volta até a estação ferroviária.
Peguei o trem das 18h19 para Paris.
Preste atenção em um detalhe importante. O trem pode ser muito longo, com vários vagões. No cais de embarque, procure por esta placa com um desenho do TGV e a numeração dos vagões. Verifique o lugar do seu vagão no cais. O meu, de número 16, parou em frente da placa de letra W.
Se ficar distraído em frente da letra A e seu vagão estiver em W, não terá tempo suficiente para entrar no vagão correto quando o trem chegar. Quando isto acontece, às vezes, os passageiros vão andando pelos corredores do trem em movimento até suas poltronas. Mas, com frequência, a composição dos trens é tal que a passagem de um vagão ao outro fica interrompida. Conclusão: você não consegue chegar ao seu lugar. Se o trem estiver vazio, pode se sentar em qualquer poltrona. Mas se estiver cheio, vai viajar em pé.
A viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre antecipadamente, clique aqui, para garantir os melhores preços.
Outras opções para ir de Paris até Reims
- Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: A viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Visita guiada com a empresa ParisCityVision, clique aqui para saber mais.
- Tour guiado privativo de carro pela região da Champagne, clique aqui para saber mais.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
261 Comentários
conexaoparis
Marcel
Indo de trem não se pode visitar os vinhedos a pé. Precisa de um carro. Eu não conheço nenhuma empresa que faça este serviço. No site oficial de Reims também não tem.
Pergunte ao Chmapagne Tours se eles tem preços para passeios pelos vinhedos a partir de Reims.
Marcel
Obrigado por mais esta dica, gostei muito da idéia de ir a Reims de trem. Gostaria de saber se, indo de trem (ida e volta no mesmo dia), é possível visitar os vinhedos além das caves, estando a pé. No site da Champagne Tours encontrei apenas passeios saindo de Paris. É possível contratar excursões a partir de Reims?
Marcio
Fomos para Reims no dia 22 de maio e visitamos a cave da Veuve Clicquot. A guia foi muito simpatica e relamente a experiência vale. Recomendo a todos!
conexaoparis
Maria Cristina
Obrigada pela informação.
conexaoparis
João Carlos
http://www.franceballoons.com/
conexaoparis
Mada
Obrigada pela sugestão.
Mada
Lina,
Não sei se vc já fez isso, mas essa sua explicação do TGV com fotos ficou tão boa que vc poderia incluir essa parte na sua entrada de “meios de transporte”. Esse mapa do trem com os vagões e a posição de espera na plataforma é muito útil. Aliás, pegar um trem pela primeira vez não é nada trivial para nós brasileiros que perdemos o contato com esse meio de transporte. Descobrir que plataforma é “voie” e que a informação de qual será a plataforma de partida do seu trem só aparece uns 15 minutos antes de o trem partir dá uma certa angústia. Na gare de Lyon então que tem 2 blocos de plataformas não é trivial.
Seria ótimo se eu tivesse visto isso antes da minha viagem de trem.
João Carlos
Maria Lina,
a visita ao “Conexão” é uma viagem maravilhosa.
Obrigado por trazer Paris para dentro de casa.
Em julho, se Deus quiser, vou a Reims (seguindo seu roteiro) e, depois, à Provance. E a Paris, claro.
Você sabe onde posso fazer um passeio de balão, num desses lugares?
Merci
João Carlos
maria cristina
Fátima,
fiquei uma noite em Reims, em dez. último, e pernoitei no Ibis, bem ao lado da Gare. Gostei do preço e da localização. Recomendo.
conexaoparis
Fatima
Não conheço hotel em Reims.