Nada mais fácil do que uma ida e volta a Reims de trem. As passagens podem ser compradas na hora, na Gare de l’Est. Eu peguei o trem em torno das 10h30 da manhã.
Antes de entrar no trem, não se esqueça de validar a passagem nestas maquininhas.
A viagem é curta e em menos de uma hora o trem chega a Reims, terra do champagne. Antes de iniciar as degustações, comi um sanduíche gostoso na estação mesmo e em seguida peguei um táxi para a sede do champagne Pommery.
Eu tinha uma reserva feita por telefone e como cheguei cedo, a casa me propôs uma degustação antes da visita das caves. Já que tinha chegado até lá, achei melhor fazer tudo muito bem feito e optei pelo melhor champagne da Pommery, o Louise. Aconselho a todos a mesma opção.
Por esta porta começa a descida em direção às caves.
Esteja preparado para temperaturas em torno de 12° e 14°.
Ande por ambiente mágico de túneis na penumbra e milhares de garrafas de champagne empoeiradas.
Após a visita da Pommery fui a pé até a sede da Veuve Clicquot, uns cinco minutos de caminhada. Eu aconselho a visita em duas caves. Pela degustação, é claro, e pela diferença da abordagem de cave em cave.
Aqui a visita começa com um pequeno resumo da história da marca.
Em seguida lá vamos todos em direção às caves de contos de fadas, lanterninha acesa nas mãos.
De volta à realidade, nova degustação. Ao término, a recepcionista pediu um táxi que me levou de volta até a estação ferroviária.
Peguei o trem das 18h19 para Paris.
Preste atenção em um detalhe importante. O trem pode ser muito longo, com vários vagões. No cais de embarque, procure por esta placa com um desenho do TGV e a numeração dos vagões. Verifique o lugar do seu vagão no cais. O meu, de número 16, parou em frente da placa de letra W.
Se ficar distraído em frente da letra A e seu vagão estiver em W, não terá tempo suficiente para entrar no vagão correto quando o trem chegar. Quando isto acontece, às vezes, os passageiros vão andando pelos corredores do trem em movimento até suas poltronas. Mas, com frequência, a composição dos trens é tal que a passagem de um vagão ao outro fica interrompida. Conclusão: você não consegue chegar ao seu lugar. Se o trem estiver vazio, pode se sentar em qualquer poltrona. Mas se estiver cheio, vai viajar em pé.
A viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre antecipadamente, clique aqui, para garantir os melhores preços.
Outras opções para ir de Paris até Reims
- Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: A viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Visita guiada com a empresa ParisCityVision, clique aqui para saber mais.
- Tour guiado privativo de carro pela região da Champagne, clique aqui para saber mais.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
261 Comentários
Thiago Oliveira
Olá Rodrigo! Nas visitas às Caves, os guias fazem as apresentações apenas em francês, ou existe a opção de visita guiada em inglês? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Thiago, depende da cave mas geralmente existe a opção do inglês. Pesquise no site oficial da cave que você pretende visitar.
Abraços.
Danielle
Pessoal, amei as dicas! mas queria uma ideia de valores pra saber se vale ir por conta propria, que me parece super fácil ou por excursão! No Paris CityVision que vcs indicam tem uma bem legal por 165 euros e inclui Reims e Epernay, uma cave em cada, com degustação, visita à Catedral e traslados hotel/hotel. Sozinha, de trem, gasta-se em média 65 euros nos 3 trechos (vi preços para set/15) Paris/Reim/Epernay/Paris. Mas e o valor do taxi ? Saberia estimar em média quanto gastaria de taxi entre estação Reim/Veuve Clicquot/Catedral/Estação trem e depois em Epernay estação/Moet ou Mercier/estação? O que daria pra fazer a pé? E as visitas simples com degustação nestas caves, são em média quanto? Super obrigada e aguardo a resposta de vcs pra fazer minhas reservas!
Rodrigo Lavalle
Danielle, não sei lhe informar o valor do táxi. O valor das visitas variam de acordo com a cave que você deseja visitar. A visita mais simples gira em torno de 20€. Sugiro que você verifique no site das caves que pretende visitar se elas estão abertas. A cave da Moet, por exemplo, está fechada para reformas até outubro de 2015.
Abraços.
Gabriela
Oi, eu li no site da Veuve Clicquot que existem 3 tipos de visitas: “aromaticamente seu”, “descoberta” e “nos passos da MadameClicquot”. Você saberia me explicar a diferença? Não achei em lugar nenhum. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Gabriela, também não descobri qual a diferença. Imagino que seja o tempo de visita e a qualidade do champanhe servido na degustação. O passeio básico já é interessante.
Abraços.
Rosalina
Oi Rodrigo, pretendo visitar a Moet e a Veuve Clicquot, como será mais fácil para ir? Pego o trem em Paris e vou primeiro para Epernay de la pego um trem a reims, vejo a outra e volto para Epernay? ou chego primeiro em Reims? Fazer as duas de TGV é possível? Ou seria melhor ir de carro?
Kamila
Olá ! Estaremos eu e meu marido com um bebe de um ano. Acha q da para conhecer Reims ( veuvet Clicquot + Notre Dame ) , almoçar no Le Jardim Dês Cryeres e depois ir até Eparney? Vale a pena conhecer a cidade mesmo sem fazer um tour a vinícola ?
Outra duvida : esse tour com bebe vale a pena ?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Kamila, as caves não são muito apropriadas para se ir com bebês: faz frio e há escadas. Ir até Reims somente para conhecer a cidade não vale tanto a pena.
Abraços.
Evandro
Olá, em qual site comprar passagens para o trem TGV? E em que estação descer em Reims?
Rodrigo Lavalle
Evandro, compre nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/. Você vai descer na estação de trens de Reims.
Abraços.
Cassia Regina Pereira
Ola, vou a Reims na próxima semana, comprei meu bilhete de trem TGV chegara as as 8:30 e temos a visita a Veuve Clicquot as 11:00hs.
Sera que vale a pena e daria tempo de irmos a tarde visitar a Moet Chandon também?
Nosso trem de retorno a Paris parte as 19:12.
Desde já agradeço as orientações.
Rodrigo Lavalle
Cássia, a cave da Moet está fechada para reformas. Eles indicam a cave da Mercier: http://www.champagnemercier.fr/en/cellars-visits.
Abraços.
amilton miguez da silva
Acrescento que meu comprovante não possui código de barras.
Lorena
Tem alguma excursão que leva de reims a eperny? Ou somente de trem ou alugando carro? Meu interesse seria ver além da moer Chandon, as parteiras de uva. Tem como ver só estando em reims ou é no trajeto entre essas duas cidades?
Rodrigo Lavalle
Lorena, essa excursão (clique aqui) visita Reims, uma maison de champanhe na cidade e também os vinhedos.
Veja aqui outras excursões à região de Champagne.
amilton miguez da silva
Rodrigo, acabei de imprimir comprovante de passagens Paris/Reims por TGV para 09.05.2015. Como em seu post você fala em validar as passagens, devo então substituir o comprovante por tickets, na Gare, antes de embarcar ou o equipamento aceita os comprovante?
Rodrigo Lavalle
Amilton, você escolheu os e-tickets ou escolheu retirar as passagens na estação de trem aqui em Paris? No 1° caso você só precisa imprimir as passagens, não é necessário compostá-las ou validá-las. No 2° caso, você precisa compostá-las nessas máquinas amarelas que aparecem nas fotos do artigo acima.
Abraços.
Mariana Casadei M. Pinotti
Oi Rodrigo!
Você sabe se existe algum trem saindo de Amsterdam direto para Reims, sem passar por Paris? Gostariamos de fazer Amsterdam / Reims e Épernay / Bruxelas / Amsterdam , é possível?
Desde já, muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Mariana, não existe trem direto. Todos passam em Paris onde é preciso fazer uma troca. Você pode verificar os trens e horários e comprar as passagens nesse site: http://en.voyages-sncf.com/.
Abraços.