Nada mais fácil do que uma ida e volta a Reims de trem. As passagens podem ser compradas na hora, na Gare de l’Est. Eu peguei o trem em torno das 10h30 da manhã.
Antes de entrar no trem, não se esqueça de validar a passagem nestas maquininhas.
A viagem é curta e em menos de uma hora o trem chega a Reims, terra do champagne. Antes de iniciar as degustações, comi um sanduíche gostoso na estação mesmo e em seguida peguei um táxi para a sede do champagne Pommery.
Eu tinha uma reserva feita por telefone e como cheguei cedo, a casa me propôs uma degustação antes da visita das caves. Já que tinha chegado até lá, achei melhor fazer tudo muito bem feito e optei pelo melhor champagne da Pommery, o Louise. Aconselho a todos a mesma opção.
Por esta porta começa a descida em direção às caves.
Esteja preparado para temperaturas em torno de 12° e 14°.
Ande por ambiente mágico de túneis na penumbra e milhares de garrafas de champagne empoeiradas.
Após a visita da Pommery fui a pé até a sede da Veuve Clicquot, uns cinco minutos de caminhada. Eu aconselho a visita em duas caves. Pela degustação, é claro, e pela diferença da abordagem de cave em cave.
Aqui a visita começa com um pequeno resumo da história da marca.
Em seguida lá vamos todos em direção às caves de contos de fadas, lanterninha acesa nas mãos.
De volta à realidade, nova degustação. Ao término, a recepcionista pediu um táxi que me levou de volta até a estação ferroviária.
Peguei o trem das 18h19 para Paris.
Preste atenção em um detalhe importante. O trem pode ser muito longo, com vários vagões. No cais de embarque, procure por esta placa com um desenho do TGV e a numeração dos vagões. Verifique o lugar do seu vagão no cais. O meu, de número 16, parou em frente da placa de letra W.
Se ficar distraído em frente da letra A e seu vagão estiver em W, não terá tempo suficiente para entrar no vagão correto quando o trem chegar. Quando isto acontece, às vezes, os passageiros vão andando pelos corredores do trem em movimento até suas poltronas. Mas, com frequência, a composição dos trens é tal que a passagem de um vagão ao outro fica interrompida. Conclusão: você não consegue chegar ao seu lugar. Se o trem estiver vazio, pode se sentar em qualquer poltrona. Mas se estiver cheio, vai viajar em pé.
A viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre antecipadamente, clique aqui, para garantir os melhores preços.
Outras opções para ir de Paris até Reims
- Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: A viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Visita guiada com a empresa ParisCityVision, clique aqui para saber mais.
- Tour guiado privativo de carro pela região da Champagne, clique aqui para saber mais.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
261 Comentários
Nathalia Ortali
Olá Lina,
estou indo passar 1 mês em Paris agora em Julho e, gostaria de saber como faço para reservar a visita na Veuve Clicquot
Muito obrigada
Rodrigo Lavalle
Nathalia, a visita às caves da Veuve Clicquot é feita pelo site: http://www.veuve-clicquot.com/.
Abraços.
Ludmilla Cardoso
Rodrigo, boa tarde!
Estou tentando comprar as passagens de TGV para Reims pelo site. Busquei passagens de ida e volta Paris-Reims e apareceram várias opções. Para voltar a Paris, o horário que eu prefiro está com saída da estação Champagne-Ardenne. Não entendi se devo ir até essa outra estação ou se eu poderia tomar o trem na estação de Reims. Saberia me dizer? Se tiver que ir até a estação Champagne-Ardenne, fica muito longe? Muito obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Ludmilla, eu fiz uma pesquisa no site http://www.voyages-sncf.com/ e as opções são:
– o trem TGV direto Reims-Paris ou
– o trem comum de Reims até Champagne-Ardenne e depois troca-se para o TGV que vem até Paris.
Abraços.
Ludmilla Cardoso
Olá, Rodrigo!
Estamos programando uma visita a Reims em 26 de agosto. Já reservei visita na Veuve Clicquot para às 14:00. Acha que daria tempo de reservar a Pommery para às 16:00? As duas caves são próximas? Outra dúvida: acha que vale a pena já comprar as passagens do TVG? Muito obrigada e parabéns pelos posts!
Rodrigo Lavalle
Ludimilla, acho que daria sim, geralmente as visitas duram 1 hora e a cidade é pequena.
A frequência de trens entre Paris e Reims é grande mas é sempre bom comprar as passagens antecipadamente a fim de se evitar qualquer imprevisto.
Abraços.
Maria Dulce
Rodrigo, eu, meu marido e minha filha estamos planejando uma viagem a Paris e Vale do Loire na segunda quinzena de Junho. Queremos ver com atenção os lugares mais característicos de Paris e depois queremos conhecer as vinícolas (caves) e castelos do Vale. Pelo que observei no blog, parece que é fácil a viagem de trem, mas receio me “enroscar” devido a não falar o francês. Estamos pensando em ficar cerca de 5 dias em cada região. Quero conhecer tbm a Catedral de Chartres e o Saint Michel. Teria alguma dica de itinerário, aluguel de carro, uso de trem ou hotel? Gostaríamos de dicas do tipo BB (bom e barato). Será possível?
Rodrigo Lavalle
Maria, para conhecer o vale do Loire na sua extensão, a melhor opção é alugar um carro. Vá de trem de Paris até Tours e, na estação ferroviária de Tours, alugue um carro. Pesquise horários e preços de passagens de trem nesse site: http://www.voyages-sncf.com/. Leia os artigos que já escrevemos sobre a região. Eles explicam bem como ir e o que visitar: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/vale-do-loire/.
Para ir ao Mont Saint Michel você podem ir de carro a partir de Paris ou de trem até Rennes ou Saint Malo e depois de ônibus especial até o Mont. Leia esse artigo e as continuações cujos links estão no final: https://www.conexaoparis.com.br/2009/01/12/de-paris-ao-mont-saint-michel-via-saint-malo-1/.
Existe a opção trem Tours-Rennes (com 1 ou 2 escalas). Pesquise horários e preços de passagens de trem nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
nair
Ola Rodrigo, seu itinerario e fantastico, super orientado, estou com dificuldades para comprar com antecedencia a viagem de TGV Paris Reims tudo bem, mas a volta não, e nao especifica a Gare em Reims, nao consigo optar pela central, vamos alugar um carro e pernoitar no Best Western Plus Hotel de La Paix, tem alguma referencia sobre este hotel? Grata
Rodrigo Lavalle
Nair, não conheço o hotel. Pesquise no Booking.com (http://www.booking.com/hotel/fr/best-western-de-la-paix.pt-pt.html?aid=329746;sid=a853ab4e76e188e42f15bbc0bffea657;dcid=1) os comentários de quem já hospedou lá.
Abraços.
Marcelo
Ola Rodrigo, boa noite!
Primeira vez que estou indo a Paris e gostaria de fazer Remis e Epernay de trem TGV em um dia. Queria conhecer duas degustacoes em cada, sendo moet chandon, Mercier e veuve Clicquot e Mumm. Voce acha que daria tempo? Vi algumas pacotes mas achei caro, cerca de eur 225 por pessoa. Qto gastou de taxi? Vale a pena retornar de Epernay para Remis para voltar de TGV, ou é melhor ir de tem normal de la mesmo? Desculpe a quantidade de perguntas. Abs.
Rodrigo Lavalle
Marcelo, primeiro leia esse artigo para saber as épocas de funcionamento das caves mais famosas: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios/.
Em virtude dos horários de funcionamento das caves e a duração das visitas, eu acho apertado fazer 4 visitas (2 em cada cidade) no mesmo dia. Estude os horários e talvez você consiga encaixar 4 caves no mesmo dia.
Não precisa voltar para Reims para pegar o trem de volta à Paris, retorne direto de Epernay.
Abraços.
Frederic Perrin
Votez pour M. de Rouvre
Milena Nery
Oi Rodrigo,
Obrigada pelo retorno! De qual estação em Paris pego o trem para Epernay? Trata-se do TGV?
Obrigada mais uma vez
Rodrigo Lavalle
Milena, o trem para Epernay sai da Gare de l’Est. O trem que vai direto de Paris para Epernay é um trem comum. O TGV para em Reims e de lá você embarca em um trem comum para Epernay.
Abraços.
Milena Nery
Tenho uma reserva no dia 24, às 10h, na Moet & Chandon. Depois desta visita, gostaria de ir a Reims, conhecer a cidade. Devo ir direto a Epernay e depois pegar um trem pra Reims? O que você recomenda? Onde compro as passagens em Paris? É mais barato pela internet? Muito obrigada pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Milena, você pode ir de Paris direto para Epernay de trem (mais ou menos 1h15m de viagem) e depois pegar o trem de Epernay para Reims e depois de Reims para Paris. Você pode comprar as passagens direto na estação de trem ou pelo site http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Raissa
Oi! Estou indo em abril para Paris e arredores. Quero aproveitar para conhecer a região da França e Estrasburgo. Pensei em fazer Épernay e Reims no mesmo dia (e pernoitar em alguma dessas duas cidades – qual a melhor para pernoite?) e de lá seguir para Estrasburgo de TGV, e aproveitarei para ficar duas noites na região – e se possível visitar também Colmar e cidadezinhas como Ribeauville. Estarei com malas, há alguma dificuldade de viajar com malas nos trens?
Rodrigo Lavalle
Raissa, a dificuldade de viajar com malas nos trens é que você mesma terá que subir e descer com elas. Não traga malas grandes e nem pesadas. O melhor é pernoitar em Reims. Leia nossos artigos sobre essas cidades: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/champagne/.
Abraços.