Andar de metrô em Paris é ver de perto a face da cidade, com sua incrível diversidade. Assista o vídeo sobre a linha 13 do metrô e veja Paris como ela é.
Em Paris, você nunca está a mais de 500 metros de uma estação de metrô. São 205 km distribuídos em 14 linhas e 303 estações. E andar de metrô talvez seja a atividade mais típica parisiense.
Passear debaixo da terra não é coisa mais prazerosa do mundo. Mas é nos subterrâneos que Paris se encontra. São nos vagões de metrô ou nos grandes corredores que vemos Paris como ela é. Andar de metrô é entrar nas entranhas de Paris, é ver de perto a face da cidade, com sua incrível diversidade.
E uma viagem pela linha 13 talvez seja o retrato mais completo do parisiense. A linha corta Paris de norte a sul, ligando as periferias tensas e os bairros populares ao centro glamuroso, retratado nos cartões postais. Ao todo, são 600 mil pessoas por dia.
Fizemos uma jornada pela linha 13, tentando retratar o parisiense e a vida nos subterrâneos. O resultado esta aí embaixo. Paris como ela é.
Dedicamos esse vídeo ao escritor brasileiro Luiz Ruffato. Foi ele quem nos deu essa ideia durante uma entrevista no Salão do Livro de Paris, que aconteceu em março deste ano (assista aqui). Obrigada, Luiz!
Assine o canal do Conexão Paris no You Tube e acompanhe nossos vídeos sobre Paris.
Leia também:
- Tipos de passes do metrô parisiense
- Regras de sobrevivência no metrô de Paris
- Golpe no metrô contra os turistas
- O que evitar no metrô parisiense?
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
39 Comentários
Jessica Costa
No metrô você vê a realidade bem cotidiana local, pessoas indo e vindo de trabalho, bem ou mal-humoradas, pensativas , descansando… muito bom o vídeo!
Mauricio Christovão
Metrô para mim é símbolo de civilização e civilidade. Rápido, prático, vai a qualquer lugar em Paris. Um dia(espero) teremos uma malha metroviária razoável aqui no Patropi…
Helena
Oi Mari,
Você achou que valeu a pena? Por não ter que ficar na fila e tal?
Mari
Helena, eu subi a pé. Não é impossível, mas é puxado. Cansa mesmo.
Helena
Obrigada pela iniciativa… Acho que também vou agradecer ao Luiz!
Estou com viagem marcada para Paris, mais uma vez. Preparativos a pleno vapor.
Apartamento reservado pelo La Parisienne. Acompanhando tudo, lutando pra comprar o ingressos para Torre (na verdade, não mais… decidi subir à pé… se puder comentar um pouquinho essa decisão…).
Toda a burocracia, sem trégua…
Mas, foi agora, vendo o vídeo que me veio a gloriosa sensação de “vou a Paris de novo!!!”
Agora é que entrei no clima!!!
Vou trabalhar mais feliz hoje!
Obrigada
Cristiane Pereira
Lindo e poético! Amei!
Fernando Gouvea
Excelente video e música.
Parabéns!
kariny
Adorei o vídeo, retrata a realidade de Paris. Quanta saudade… Adoro usar o metro em Paris e assim realizar também observações.
Mari Campos
Que vídeo gracinha e sensível! Eu, que sempre andei muito de metrô por aqui, dia e noite, desde a primeira visita, acho também delicioso ver como o ambiente dos próprios trens muda (e muito) durante a semana e nos finais de semana e feriado.
Silvia
Queria ter passeado mais de metrô. Tive a experiência de testar um trajeto para chegar na agência que nos levaria a Giverny. Fiz a lição de casa, mas no dia seguinte, uma das estações entrou em obras e ficamos com medo de nos atrasarmos. Subimos e pegamos um táxi. Mas achei bem tranqüilo e vi muito do parisiense no meu breve passeio. Da próxima vez, quero já usar o metrô desde o aeroporto.