A receita é da nossa chefe Helena Bäuerlein, que se esconde nesta foto minúscula que enviou.
Trata-se de um diablotin aux fraises, leve e apropriado para o nosso Natal tropical.
Vamos começar pela Montagem.
Disponha no fundo de um aro (de 18 cm de diâmetro e 5 de altura), um disco de génoise (nosso pão de ló) e regue com uma cauda da sua preferência. Salpique os morangos picados (ou framboesas); cubra com o creme pâtissière. Disponha outro disco de génoise regado e leve à geladeira por 8 horas no mínimo.
Decore com merengue italiano ou creme chantilly e morangos. Eu usei merengue italiano e “queimei” com o maçarico. Com chantilly fica igualmente lindo.
Para a génoise usem a receita de pão de ló preferida de vocês.
Creme pâtissière: 1 litro de leite, 110 g de açúcar (50+60), 1 pitada de sal, 1 fava de baunilha ( ou açúcar de baunilha ou essência), 140 g de gemas de ovos (7 ovos), 70 g de amido de milho, 100 g de manteiga. Ferva o leite com 50 g de açúcar, o sal e a baunilha. À parte bata as gemas com as 60 g restantes de açúcar e o amido de milho. Misture as duas massas, fora do fogo, mexa e retorne ao fogo por mais 3 minutos. Fora do fogo incorpore a manteiga e deixe esfriar.
Creme à diablotin: 500 g de creme pâtissière, 12 g de gelatina em pó sem sabor incolor, 250 g de creme chantilly batido em ponto leve. Hidrate e dissolva a gelatina no micro por 20 minutos. Incorpore-a ao creme patissière e depois, delicadamente, ao creme chantilly.
Monte a sobremesa conforme explicado acima. Qualquer dúvida, Helena está à disposição e deseja, a todos vocês, um feliz Natal.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
60 Comentários
Eymard
..com essa cara de maezona que a Helena tem??? Imagina a mesa do cha???????????!!!!!!!!!!!!!!!! (risos)
Eymard
acho que vou amanha ate Sorocaba (muitos risos; rolando de rir)…….
Eymard
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
Sueli OVB
EYMARD
Estou rolando de rir e vendo os seus dedinhos cruzadinhos nas costas e a sua carinha de menino pidão, enquanto profere esses últimos disparates!
Eymard
Sueli,
eu sei!!!! ‘E apenas uma brincadeira. Eu me contento em comprar uns chocolatinhos…..nem preciso “degustar” nada. Nem precisa de mesa Imensa ou pequena…..
Sueli OVB
EYMARD, EYMARD
Assim a Helena vai ficar preocupada com a nossa visita.
Ela NÃO mora em uma fazenda.
Eymard
Sueli: voce viu o tamanho daquela varanda? E a cara de felicidade da Helena? Voce acha que a mesa pode ser pequena? Nao!! Minha memoria de infancia, das fazendas de minhas tias, ‘e sempre de grandes varandas com mesas IMENSAS!!!!
Sueli OVB
CRISTIANE SAADE
Por quê o medo de fazer uma receita mais chic? O chic fica só por conta do capricho da decoração. Não tem maçarico? Esquenta o garfo na chama do fogão e sapeca em cima do merengue. Não tem forma de aro removível? Faz num pirex. Aqueles moranguinhos na lateral da torta é só charme. Tá com medo de errar? Não precisa colocá-los, o doce não vai mudar de gosto.
Agora, só um segredinho: em receita de doce não se mexe. Siga EXATAMENTE a receita. Palavras do mestre José Hugo Celidônio.
Mas eu mexo…rs
Sueli OVB
HELENA B
Acho que seu computador está com problema. Será alguma “entidade”? rs
Helena Bäuerlein
Cristiane,
Recebi e respondi seu email. Mas tem um procedimento de segurança, pedindo para digitar umas letras , eu digito e não é aprovado.
Claudia,
fui banqueteira a vida toda(há vinte anos), há uns cinco descobri o chocolate e foi uma paixão fulminante. Hj trabalho com doces e chocolates para Noivas e eventos de um modo geral.
Faço sobremesas tb, é meu lado pâtissière.
Se vc precisas de alguma receita,
pode contar comigo!
Feliz Natal.
Bjk,
Helena