A receita é da nossa chefe Helena Bäuerlein, que se esconde nesta foto minúscula que enviou.
Trata-se de um diablotin aux fraises, leve e apropriado para o nosso Natal tropical.
Vamos começar pela Montagem.
Disponha no fundo de um aro (de 18 cm de diâmetro e 5 de altura), um disco de génoise (nosso pão de ló) e regue com uma cauda da sua preferência. Salpique os morangos picados (ou framboesas); cubra com o creme pâtissière. Disponha outro disco de génoise regado e leve à geladeira por 8 horas no mínimo.
Decore com merengue italiano ou creme chantilly e morangos. Eu usei merengue italiano e “queimei” com o maçarico. Com chantilly fica igualmente lindo.
Para a génoise usem a receita de pão de ló preferida de vocês.
Creme pâtissière: 1 litro de leite, 110 g de açúcar (50+60), 1 pitada de sal, 1 fava de baunilha ( ou açúcar de baunilha ou essência), 140 g de gemas de ovos (7 ovos), 70 g de amido de milho, 100 g de manteiga. Ferva o leite com 50 g de açúcar, o sal e a baunilha. À parte bata as gemas com as 60 g restantes de açúcar e o amido de milho. Misture as duas massas, fora do fogo, mexa e retorne ao fogo por mais 3 minutos. Fora do fogo incorpore a manteiga e deixe esfriar.
Creme à diablotin: 500 g de creme pâtissière, 12 g de gelatina em pó sem sabor incolor, 250 g de creme chantilly batido em ponto leve. Hidrate e dissolva a gelatina no micro por 20 minutos. Incorpore-a ao creme patissière e depois, delicadamente, ao creme chantilly.
Monte a sobremesa conforme explicado acima. Qualquer dúvida, Helena está à disposição e deseja, a todos vocês, um feliz Natal.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
60 Comentários
Claudia Amado
Helena,
Prazer em conhecê-la e o post uma delícia de se ver porém a sobremesa do natal, aquí de casa, meu marido já escolheu. Será papos de anjo e eu estou as voltas com eles.
A propósito pensei que vc só preparasse chocolates mas já ví que essa roupinha de chef não é à toa.
Bjos e Feliz Natal.
Cristiane Saade
Helena,acho que não vou fazer para o Natal não. Muito obrigada. Eu adoro cozinhar, fazer sobremesas, mas nada tão chique como estas que você faz!Beijos.
Helena Bäuerlein
Oi Cristiane,
Tenho essa receita sim. Vc vai fazer já , para o Natal ?
Mande um email ([email protected]) que eu te envio a receita.
Vcs estão me divertindo…
Além dos chocolates , já estou imaginando o que mais vou fazer para esses goumets/gourmands … Veja que responsabilidade, preparar algo para paladares tão exigentes.
Bjks.
Sueli OVB
EYMARD
Que gulodice, hein? Menos, menos! A mesa precisa ser IMENSA? Que a Loudes não te “ouça”!
Eymard
Sueli,
ela disse mesmo em “degustacao” para quando formos por la (eu tinha sido mais modesto. Pensei apenas em comprar uns chocolatinhos)……ja fico imaginando aquela mesa imensa…; naquela varanda?!…..e para completar a sorridente e simpatica baina-alema HH. (risos)
Sueli OVB
EYMARD
Já pensou degustarmos uns deliciosos chocolatinhos 70% nessa paisagem bucólica??????????????????? Com essa baianinha arretada!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eymard
Helena,
eu achei que a paisagem atras, de tao bucolica, era uma pintura; um painel fotografico. Tratando-se da sua casa…lugar especial, como voces!!
Cristiane Saade
Helena, prazer em conhecê-la, quanto talento hein!!!! Tenho certeza que está divino, vou tentar. Por acaso você teria a receita de baba au rhum, eu amo esta sobremesa.Parabéns.
Beth
Helena
Meu Marido disse que vc tem cara de quem está feliz da vida, o que combina muito bem com quem elabora gourmandises…
Helena Bäuerlein
Cláudia,
Obrigada pelas gentis palavras. Essa torta que aperece na foto é a Framboisine, uma das minhas preferidas. Os chocolates são mini cacaus, sim, feitos com um 70%, bem amargo !
É na varanda da nossa casa, moramos no campo.
Bjo,
Helena