Com um pé no Brasil e outro na França estou sempre solicitada a comparações. Uma questão que volta sempre: por que o gosto do queijo de cabra no Brasil é menos pronunciado que os queijos franceses?
O mercado brasileiro não aceita queijos fortes, como me explicou um produtor de queijo de cabra?
Me pergunto se esta resposta reflete realmente as preferências dos consumidores.
Nos meus inúmeros encontros com amigos e familiares em Paris observo que todos adoram o queijos fortes, os que envelhecem bem secos e com um bom gosto do leite de cabra ou aqueles que com o passar do tempo se transformam em creme, protegidos por crostas cinzas e rugosas.
O gosto é um dom que deve ser construído. Se o paladar não é solicitado ele se atrofia e passa a aceitar somente sabores neutros e consensuais. Hoje em dia nosso paladar é construido via ação da indústria alimentícia que prefere incentivar o gosto banalisado.
Nas décadas passadas o gosto era formado pela família, pelas receitas passadas de geração em geração e que utilizavam produtos diferenciados oriundos de pequenas empresas da região.
Como conheci na infância frango ao molho pardo, hoje encaro com prazer o famoso pato no sangue do restaurante Tour d’Argent. Como fui iniciada por uma cunhada nos caminhos do quibe cru, hoje aprecio os carpaccios e os tartares. Graças às serras de Minas aprendi a gostar dos queijos curtidos e fortes. Nem o famoso queijo da Córsega, que quando cortado expele uma chuva de bichinhos brancos, me abateu.
E uma das belas recorações da minha vida foi o dia em que minha cara metade, na praia, cortou um ouriço e me ofereceu o que tinha no interior: como gomos de cor laranja extremamente iodados.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
62 Comentários
Janaína Duarte
Tudo bem. Mas vou à França e não vou comer lesmas. Meu estômago não aguentaria. Esse gosto não construí, não. Nem quero fazê-lo.
Marilene Pavan
Obrigada pelos comentários relacionados ao meu post! Me senti reconfortada e ri muito! Quando se trata do sabor, do paladar, não dá pra se contentar com pouco!!! Não dá pra não tentar coisas novas!!! Abraço à todos!!!
Jose Mauricio
Ainda bem que meu colesterol é baixo por genética, não por merecimento.
Essa troca de mensagens e os posts do CP já acrescentam muitas calorias à minha imaginação. Continuem assim!!!
Beth
Marcella
Adorei saber que o ex-Al Mare ainda está melhor!
Nós íamos lá toda semana, para não dizer DUAS vezes na semana, risos.
O local era lindo, o mar quebrando embaixo da janela…
Vou voltar, pode ter certeza!
Bjs.
Marcella
Ahhhh, o Al Mare!!! A vista mais bonita da cidade!!! Único restaurante do outro lado do calçadão! As ondas do mar praticamente quebram no janelão de vidro do restaurante. Esse ponto já abrigou diversos estabelecimentos depois do Al Mare Beth. Ja foi Bargaço, Cantina do Faustino(um chef regional bem conceituado) e agora funciona o Âncora, com sua chef francesa (Marie Anne Bauer) eleita como a melhor chef da cidade pela Veja Fortaleza, e eu concordo com tal título. Conheço o trabalho da Marie Anne (ela é espetacular) do restaurante onde trabalhava anteriormente. O Âncora ainda não conheci (é relativamente novo), mas irei em breve, pois a combinação VISTA MARAVILHOSA + CHEF COMPETENTÍSSIMA não tem como dar errado!!!
E você venha mesmo para Fortaleza, vai amar revisitar esses lugares!
Beijos!
Beth
Marcella
Nós íamos para o hotel do Cachoux na Caponga especialmente por conta da cozinha franco/cearense, simplesmente maravilhosa.
Bom saber que agora ele tem um restaurante em Fortaleza.
Nos também gostávamos muito do Al Mare, na Volta da Jurema. Os proprietários eram um casal de italianos… Mas isso já faz uns 10 anos, risos.Preciso voltar a Fortaleza!
Bjs.
Marcella
BETH
Ele possui um restaurante do mesmo nome aqui em Fortaleza. Uma delícia! Peixes frescos e saborosíssimos!!!!
Costumava almoçar lá aos domingos com a família, mas diminuimos a frequência por conta do movimento que se acentuou muito ultimamente, fazendo a qualidade do atendimento cair. Mas a comida de lá é simplesmente maravilhosa!!!!
Beijos!
Beth
Marcella
Eu adoro Fortaleza!
E come-se muitíssimo bem por lá…
Eu também gostei muito do hotel de um francês na Caponga, perto de Cascavel chamado La France. Não sei se ainda existe… Em cima da areia, parecia uma pousada de Saint Tropez. Passamos lá alguns fins-de-semana, acho que o nome do dono era Cachoux.
Bjs.
Marcella
BETH
Concordo com você, moro em Fortaleza e meu paladar não é nada neutro.
Nice
Se permita mesmo a experimentar diferentes sabores sem preconceito, tenho certeza que irá se surpreender!!! É muito bom se deliciar com um sabor novo, marcante, que ficará na memória para sempre, e claro, expandir o leque!
Beth
Patrícia
Eu gostaria de saber o nome do restaurante francês que vc frequenta em Porto Alegre. Eu costumo ir até a sua cidade, acho adorável. Sou louquinha por queijos franceses!
Bjs.