O metrô parisiense possui estações desativadas e chamadas estações fantasmas. Foram desativadas há anos e hoje são alugadas como cenário de filmes. Entre elas a Champ de Mars, Arsenal, Porte Molitor, Haxo, Croix Rouge, Porte des Lilas, Saint Martin e Martin Nadaud.
Dentre em breve teremos eleições para o cargo de Prefeito de Paris e a candidata do partido UMP, Nathalie Koziuscot Morizet, pediu aos arquitetos que imaginassem uma nova vida para estes lugares abandonados.
Estes projetos, sem dúvida alguma, seduzem os cidadãos e irritam a estatal que controla o metrô de Paris. Depois da publicação destas propostas, a RATP recusa qualquer comentário. Qual é o problema? Adaptar estas estações às normas de segurança para as atividades propostas custaria um preço absurdo.
Nathalie Koziuscot Morizet não para por aí. Ela propõe também a destruição da torre Montparnasse.
Além de ser considerada uma catástrofe urbanística, a torre é também um problema sanitário ligado ao amianto.
Estou começando a gostar da Koziuscot Morizet. Um dos primeiros artigos publicados no blog – clique aqui para lê-lo – foi sobre a opinião dos parisienses sobre a torre Montparnasse.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
21 Comentários
Mauricio Christovao
Letícia e Adriana Pessoa: Já que vocês não gostam da Torre Montparnasse, poderiam fazer como o escritor Guy de Maupassant, que detestava a Torre Eiffel, então almoçava no seu restaurante todos os dias e dizia que era o único lugar de Paris em que ele não via aquele monstro de ferro…
Paulo R. Filomeno
Se não tiverem uma ideia maravilhosa de transformar a torre em moradia para sem teto, como fizeram em praticamente todos os prédios que ficaram vagos no centro de SP, é melhor que venha abaixo antes que tudo se deteriore para sempre.
Jane Curiosa
Sei não…estou tão refratária a discursos e promessas políticas!
Lendo o post, já fico fora da casinha ao imaginar o que faremos futuramente com as “nossas arenas”.
Talvez transforma-las em rolenzódromos?,quiçá prisões padrão Fifa?
Será que a Nathalie não quereria dar um pitaco aqui,não? É. Acho que não,rsrs
Acho ela um pouquinho “sonhática” em seu plano -inteligente- de solidariedade, mas gostei muito dessas suas ideias humanitárias. Como ecologista que é, pensa em uma cidade integrada, segura, e menos cara. Um lugar onde se possa viver com qualidade e com menos poluição.
E, principalmente, pensa em diminuir o funcionalismo municipal(leia-se economia na máquina pública), o que, convenhamos, não costuma trazer vitória para nenhum candidato.
Nossa! Me entusiasmei com ela, que parece um dínamo. Temos alguém parecido por aqui, não?
Francy
Amei esta idéia de renovação ,será que funcionaria ?
Joe
Nathalie Morizet para prefeita já!
Dayse Guerra
Essa torre de montparnasse estraga o horizonte de Paris. Subi nela e foi lindo ver a torre Eiffel, mas que essa torre não tem nada a ver eu concordo!
Letícia (blog All We Need is Food)
Também já estou começando a gostar da Koziuscot Morizet. Adorei as idéias das estações e do fim da torre Montparnasse, que além de feia e de destoar da arquitetura da cidade, a danada ainda é vista de todo lugar.
Lina, você sabe qual das estações serve como cenário de filme e se podemos visitá-la? Já tinha ouvido falar dela e sou louca para conhecêˆ-la.
Obrigada,
Leticia
Mauricio Christovao
Não sabia que Cesar Maia, o criador dos factóides tinha discípulos em Paris…Quanto à Tour Montparnasse, não me incomoda muito.
O aproveitamento das estações pode ser interessante, desde que a segurança seja ebm estudada.
Marcos
Será bravatismo eleitoreiro de Mme Kosciusko-Morizet ou uma demonstração da malemolência atávica que acomete as estatais?
Herbert
E a esquerda pira hahahahaha