O metrô parisiense possui estações desativadas e chamadas estações fantasmas. Foram desativadas há anos e hoje são alugadas como cenário de filmes. Entre elas a Champ de Mars, Arsenal, Porte Molitor, Haxo, Croix Rouge, Porte des Lilas, Saint Martin e Martin Nadaud.
Dentre em breve teremos eleições para o cargo de Prefeito de Paris e a candidata do partido UMP, Nathalie Koziuscot Morizet, pediu aos arquitetos que imaginassem uma nova vida para estes lugares abandonados.
Estes projetos, sem dúvida alguma, seduzem os cidadãos e irritam a estatal que controla o metrô de Paris. Depois da publicação destas propostas, a RATP recusa qualquer comentário. Qual é o problema? Adaptar estas estações às normas de segurança para as atividades propostas custaria um preço absurdo.
Nathalie Koziuscot Morizet não para por aí. Ela propõe também a destruição da torre Montparnasse.
Além de ser considerada uma catástrofe urbanística, a torre é também um problema sanitário ligado ao amianto.
Estou começando a gostar da Koziuscot Morizet. Um dos primeiros artigos publicados no blog – clique aqui para lê-lo – foi sobre a opinião dos parisienses sobre a torre Montparnasse.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
21 Comentários
Ana Cristina Bento Ribeiro
Nada contra Montparnasse…visitei uma vez e apreciei a vista! E está lá sem incomodar ninguem!
Bem vindos projetos para estações desativadas desde q sejam viáveis! Com certeza existem problemas mais sérios p se preocupar como reformar a estações q estão ativadas mas mto detonadas…
Sophia
Adoro gente que pensa fora da caixa. Mesmo sendo factoides, as ideias provocam o eleitor.
meire
não acho q o custo da destruição da torre compense tirá-la da paisagem, uma reforma pode resolver o problema do amianto
Fabio Menezes
Ja quiseram também derrubar a Torre Eiffel, lembram? Como também a Notre-Dame após a Revolução. Paris tem problemas bem mais sérios como o aumento do número de moradores de rua como também com a limpeza pública. Achei a cidade mais suja nas duas últimas vezes que a visitei.
Ariane
Gosto das ideias das estações.
E não que eu não ache que a Torre Montparnasse não destoe da arquitetura da cidade, mas daí pra destruir… Sei lá. Acho meio radical.
Enfim…
Vivian Campanelli
Que maravilha de ideia e de informação! Infelizmente estamos longe de até sonhar com uma coisa dessas! Lina, nos informe a ideia vencedora!! 🙂
Kariny
Utilidade sim as estações desativadas, claro desde que todos tenham acesso e que seja mantido impecável. Já essa torre também não me faz falta porém faz parte da cidade.
Adriana Pessoa
Amei as idéias para as estações que estão fora de uso.
E sobre essa torre, estando em Paris, faço questão que ela não apareça em nenhuma das minhas fotos.
Bianca
Esse assunto vai longe!!
Ricardo
Que inveja dos moradores de Paris. Eles têm só uma torre para derrubar, ou ao menos discutir sobre a retirada dela. Enquanto isso aqui em Gotham “SP” City…