Sueli Vilas Boas e seu e marido. Uma pausa gourmande no Fauchon.
Estive a semana passada no Paradis du Fruit e percebi que a cor rosa Barbie, do Fauchon, está inspirando os decoradores parisienses.
Enquanto esperava meu pedido pensei na foto enviada pela querida leitora Sueli, na maneira como o rosa virou a cor atrativa do momento e me perguntei se realmente a Barbie teve força suficiente para lançar a moda ou se o Fauchon sempre foi rose bombom, como dizem os franceses. Aproveito para escrever um post sobre o Paradis du Fruit, uma cadeia de restaurantes com ótimos sucos de frutas, saladas honestas e boas opções de pratos quentes. Afinal de contas, depois de citar o Meurice e o Fauchon, já estava na hora de voltar aos preços mais razoáveis.
O Paradis du Fruit quer ser um restaurante na crista da onda, dentro do movimento “vida saudável” sem sodas nem colesterol. Pedimos dois sucos que estavam realmente deliciosos: iogurte/pêra e manga/ laranja/abricot.
Em seguida, uma tartine de salmão defumado, creme de queijo de cabra e rodelas de pepino. Para esquentar um pouco a alma, uma sopa de mâche. Algumas explicações. Tartine quer dizer uma fatia de pão. Quando quiserem pedir pão com manteiga, e nada melhor do que pão com manteiga aqui na França, peçam uma tartine beurrée. Mâche é uma folha gostosa, degustada crua em saladas ou preparada como cremes e sopas.
Pedimos também uma salada acompanhada de sanduíches e patês.
Uma grande salada, que vale uma refeição, custa 14 euros. Uma opção de prato quente fica em torno de 12 euros. Os sucos custam caros, 6 euros, se comparados com os preços dos pratos. Mas as frutas na Europa custam caro mesmo.
Estes restaurantes vivem lotados e aqui eu estava no 30 boulevard des Italiens, perto da Opera Garnier. Conheço também o 47 avenida Georges V, ao lado dos Champs Elysées. Eles estão abertos todos os dias das 12.00h até as 02.00. Informação importante para os turistas brasileiros que costumam encontrar os restaurantes fechados às 15.00h ou às 23.00h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
176 Comentários
Gisele Prazeres
Oi Beth,
Já andei contando por aí… Minha espera de uma mesa no Georges- de como fiz a resserva para dalí a 1 hora, minha experiência no Les Ombres, o quarto com vista espetacular da Torre no Bedford, comprinhas na Uniqlo, passeio do Parisin dún jour em Montmarte, jantar na Celinh/Gustavo… Vou entrando nos posts e dando meus pitacos como vcs da confraria falam!!
Bjs
Cláudia Oiticica
Helena,
Eu também adoro a Nina Horta e leio sua coluna toda quinta. Semana passada ela fez uma crônica ótima sobre o livro A Morte do Gourmet, da Muriel Barbery e falou que gostou tanto da autora que encomendou o segundo livro dela ” A Elegância do Ouriço”. Você já leu?
Como já tinha lido os dois, adorei saber as impressões dela.
A Elegância do Ouriço, me marcou profundamente. Pura filosofia. Além disso, a estória se passa em Paris, num apartamento na rue de Grenelle ( os dois livros são passados no mesmo local) o que torna a leitura ainda mais especial.Bjs.
Beth
Gisele
Estou esperando vc contar as suas experiências em Paris!
É meio que “obrigatório” por aqui contar as aventuras (e desventuras) de cada viagem… Vale até contar o tamanho da fila de espera para algum lugar, se sentiu muito frio, etc. E especialmente do que vc gostou mais!
Um grande abraço
Gisele Prazeres
Pessoal,
Adoro ler o que vocês escrevem!! Fico me deliciando não só com os posts da Lina, como também com os comentários!! É incrível, e acho que isso já foi observado por muitos, como esse blog tem a capacidade de agregar pessoas de um nível cultural e intelectual tão alto. Vocês têm idéias muito boas e se expressam melhor ainda!! Fico lendo e pensando, nossa, tb acho isso… Parabéns a todos, pela generosidade de se exporem sem receios e vergonhas, permitindo esta troca sensacional!! Acompanho o blog há apenas dois meses, mas já o li em grande parte e me sinto amiga de longa data de vcs!! Neste meio tempo fui a Paris e pude, por sorte, já desfrutar de inúmeras dicas já faladas aqui, não só pela Lina como tb pelos mais assíduos e participativos! Merci!
Bjs a todos!
Sueli OVB
BETH E ÉDIA LUCIA(as princesas)
Na verdade as verrines são de vidro, derivam de verre. É que em gastronomia a gente vai adaptando e então, às vezes, usam recipientes de porcelana, sobre tudo aqui no Brasil. Entrem no google e digitem o nome. Há milhões de sites com receitas e elas são lindíssimas, de comer com os olhos!
Beijos
Sueli OVB
ÉDIA LUCIA
Estava sentindo sua falta, logo hoje, e você me brinda com esse enorme carinho! Eu não sou linda, definitivamente.
Verrines são copinhos de vidro ou porcelana, onde são colocados alguns doces ou salgados. Está muito na moda, há muitas lojas que as vendem e muitos livros com receitas, as mais variadas. O bom é que você compra a verrine e fica com ela.
Não deixe de ir à Fauchon, ela é o máximo. A vitrine de doces e comidas elaboradas é de tirar o fôlego! Imperdível! Eu acho que ela é a mais bonita e completa. Não é uma doceria, ou um restaurante, é um enorme empório. Tem de tudo. São dois prédios, que formam um L na Place de la Madeleine. Do outro lado está, também, a líndissima Hediard, na mesma linha. Lina fala sobre eles aqui no blog.
Outro lugar incrível, onde passo horas, como em um museu, é a Grand Épicerie do Bon Marché. Compro milhões de temperinhos, favas de baunilha, flor de sal(meu neto de 8 anos é viciado e fica controlando quando está para acabar, ainda bem que encontro aqui), azeite e mel trufado,etc…
Vá se deliciar na Fauchon, vale a pena. Em 2006 o restaurante estava fechado para reforma, então compramos no balcão umas delícias e fomos para o jardim que tem logo na entrada da Champs Elysées, para curtir a “farofa” mais chic da nossa vida.
Boa noite, querida e bom final de semana!
Beth
Dagmar
Seja muito bem-vinda ao Blog!
Vc já me impressionou com a sua observação sobre o preço em Euros do suco de frutas versus Coca Cola! Risos.
Eu ainda sou do tempo em que não se tomava Coca Cola em Paris e uma banana custava uma fortuna!
Abs.
Beth
Édia Lucia
O meu nome ainda é pior!
Quando eu digo que as pessoas começam a rir depois da metade eu não estou brincando! Sem falar no rolo da grafia…
Mas vc é muito linda! Vi a sua foto no reveillon do Les Ombres…
Quanto à verrine da Sueli, eu também fiquei impressionada! Até onde sei trata-se de uma campândula e não faço idéia do que ela conseguiu colocar lá dentro! Mas em matéria de Fauchon tudo é possível! Eu comprei lá um pé de louro e meu marido se diverte até hoje com o resultado….
Bjs.
Édia Lucia
SUELI OVB
AMEI ver esse lindo casal. PARABÉNS, você é linda mesmo!!! Obrigada a você e Lina por compartilhar mais essa delícia de gastronomia . Uma dúvida: “comprei umas deliciosas verrines para degustar no hotel”. O que são VERRINES??? Você indicaria além dessa loja em que vocês estão, alguma outra que vocês acharam mais legal?
Já adicionei ao meu roteiro parisiense, iremos com certeza!
BETH, fica tranquilinha que eu também lhe faço companhia no tamanho de nome e sobrenome: ÉDIA LUCIA SIBA BARROS MARQUES DE ABREU, mais um pouco acho que viraria a esquina. Risos….
DAGMAR: Seja muito bem-vinda!
Grande abraço a todos os “pitaqueiros”, a Lina e um final de semana muito maravilhoso!
Sueli OVB
GENTE
Eu havia escrito umas coisinhas na minha agenda, sobre esse nosso contato diário aqui nessa delícia de blog. Guardei e não ia publicá-lo. Mas acho que a hora é bem propícia para expressar o que muitos de nós fazemos aqui todos os dias: Fico aqui, da janela do meu computador, espreitando o caminhar de idéias; adivinhando rostos; seguindo as “palavras nas pontas dos dedos”, como disse alguém; vendo o ser humano desnudando seu ser; doando seu saber; compartilhando suas vivências; abraçando novidades; degustando obras de arte; sorvendo aromas e sabores; inebriando-se com paisagens…Fico aqui convivendo, crescendo e trocando. “É a vida, é bonita e é bonita”.(Gonzaguinha)
Estamos aqui vivendo e sem ter a vergonha de ser feliz.
Isso me faz MUITO BEM! Creiam.
Beijos