Por Tatyana Mabel
Godard que estava certo! Ao invés de procurar adjetivos e arriscar-se em definir o que era uma mulher, “adjetivou” por ela mesmo: Une femme est une femme. Uma mulher é uma mulher. Pronto!
Diante de um sujeito complexo, a melhor alternativa é tornar logo evidente o labirinto (ou impasse?).
Paris também é difícil de definir. Objeto de desejo de muitos, cidade celebrada pela poesia, pelas artes, pelas universidades, pelas músicas e até pelo simples pãozinho. Mal afamada pelas baforadas de cigarro dos seus citadinos, pela falta de educação e pouca higiene, pelo desdém ao que não é idiomaticamente correto.
Melhor imitar Godard. Paris é Paris!
Mas se há uma particularidade nesta cidade, talvez seja a promoção cultural. Desconheço outra grande cidade que, além dos museus e do patrimônio artístico-cultural construídos em séculos, realize tantas exposições temporárias agrupando acervos particulares e de museus do mundo inteiro.
Paris tem o Louvre, Madrid o Museu do Prado, Berlim o Museu Pergamon, Londres o Britishmuseum, Roma os museus Captolinos… Isto todo mundo sabe. Estão empatadas.
Mas se você conhece outra cidade que realize exposições temporárias do quilate de “Picasso e os mestres” (2008-2009) com centenas de obras do pintor feitas ao longo da sua vida ladeadas pelos grandes clássicos que o inspiraram; ou como “Edward Hopper” (2012-2013), das suas primeiras obras até os clássicos que o afamaram; ou ainda, “Dalí” com dezenas de salões do Centro Pompidou repletos de surrealismo, por favor, me avise. Irei juntar dinheiro e fazer as malas com novo destino. [Para saber quais as boas exposições temporárias para o começo de 2017 clique aqui e aqui]
Você acha que tudo isso é para atrair turistas? Não! Mesmo sem dados, arrisco sem medo que o público dessas exposições é majoritariamente formado por franceses. É esse o idioma que mais se fala nas filas e que se sussura diante das telas. É para eles que há toda essa promoção cultural, especialmente realizada na estação de inverno, quando a vida fica mais reclusa e a cidade mais vazia dos turistas.
Sim… uma cidade é uma cidade, uma mulher é uma mulher. E Paris… além de ser uma cidade, além de ser fêmea e amante do Sena que a abraça sinuosamente, é também fértil de espaços culturais diferentes, que a povoam a cada inverno apenas para aquecer a alma dos seus habitantes educados, mal educados, fumantes, limpos ou apenas perfumados. Paris é Paris.
(Imagem da internet: J.L.Godard, Une femme est une femme).
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
Eymard
Tatyana, excelente texto. Mas o Marcos tambem tem razão. Em matéria de exposiçoes temporárias NY e Londres nao ficam atras. Isso não tira o brilho do texto e da frase. Afinal estamos todos de acordo que Paris é Paris e não se fala mais nisso. Comi diz Dodo, fascina ate os franceses.
Evandro Barreto
Tatyana, outro gol seu! Paris é o paraíso da convergência. Fascina até os franceses.
Marcos
Tatyana,
texto bacana, concordo com você que “Paris é Paris”, a cidade tem encantos sem precedentes, mas acho um tanto difícil sustentar a argumentação de que a qualidade das exposições temporárias configuraria um traço peculiar e único em uma confrontação direta com outros lugares, quando temos, para citar alguns poucos exemplos:
1) em NY, “Matisse In Search of True Painting”, no Met; “Edvard Munch: The Scream”, no MoMA; “Picasso Black and White” e “Kandinsky 1911-1913”, no Guggenheim; “American Legends: From Calder to O’Keeffe”, no Whitney;
2) em Londres, “Manet: Portraying Life”, na Royal Academy of Arts; “Lichtenstein: A Retrospective” e “A Bigger Splash: Painting after Performance” (com obras de Pollock, Hockney, St. Phalle, Yves Klein e Cindy Sherman, entre outros) na Tate Modern; “Man Ray Portraits” na National Portrait Gallery; e, de lambuja, “New Art From Russia”, na Saatchi Gallery.
kariny
Fantástiso!!! Em suas ricas palavras resume se a magestosa e bela Paris, e pronto.
Denise Castro
Nossa Tatyana que texto bonito.
Parabéns e obrigado. Paris é Paris e ponto.
Beth
Tatyana
Mais um belo texto!
Parabéns
Beth
Ttyana
Mais um belo texto!
Parabéns
Marcos
E “Rose is a rose is a rose is a rose”. (Gertrude Stein)
José Rodrigues
A programação cultural é mesmo de encher os olhos e as filas como na exposição do Monet que tive a sorte de visitar e valeu muito a espera.
Sortuda da minha irmã que vai ver a exposição da Moda e Impressionismo agora em abril.
Ressalvo que, mesmo bem devagar, estamos melhorando pois, nos últimos dois anos, tivemos várias exposições interessantes e inimagináveis há alguns anos.
Espero que continue assim.
Adriana Pessoa
Palmas para vc Tatyana!