Por Tatyana Mabel
Godard que estava certo! Ao invés de procurar adjetivos e arriscar-se em definir o que era uma mulher, “adjetivou” por ela mesmo: Une femme est une femme. Uma mulher é uma mulher. Pronto!
Diante de um sujeito complexo, a melhor alternativa é tornar logo evidente o labirinto (ou impasse?).
Paris também é difícil de definir. Objeto de desejo de muitos, cidade celebrada pela poesia, pelas artes, pelas universidades, pelas músicas e até pelo simples pãozinho. Mal afamada pelas baforadas de cigarro dos seus citadinos, pela falta de educação e pouca higiene, pelo desdém ao que não é idiomaticamente correto.
Melhor imitar Godard. Paris é Paris!
Mas se há uma particularidade nesta cidade, talvez seja a promoção cultural. Desconheço outra grande cidade que, além dos museus e do patrimônio artístico-cultural construídos em séculos, realize tantas exposições temporárias agrupando acervos particulares e de museus do mundo inteiro.
Paris tem o Louvre, Madrid o Museu do Prado, Berlim o Museu Pergamon, Londres o Britishmuseum, Roma os museus Captolinos… Isto todo mundo sabe. Estão empatadas.
Mas se você conhece outra cidade que realize exposições temporárias do quilate de “Picasso e os mestres” (2008-2009) com centenas de obras do pintor feitas ao longo da sua vida ladeadas pelos grandes clássicos que o inspiraram; ou como “Edward Hopper” (2012-2013), das suas primeiras obras até os clássicos que o afamaram; ou ainda, “Dalí” com dezenas de salões do Centro Pompidou repletos de surrealismo, por favor, me avise. Irei juntar dinheiro e fazer as malas com novo destino. [Para saber quais as boas exposições temporárias para o começo de 2017 clique aqui e aqui]
Você acha que tudo isso é para atrair turistas? Não! Mesmo sem dados, arrisco sem medo que o público dessas exposições é majoritariamente formado por franceses. É esse o idioma que mais se fala nas filas e que se sussura diante das telas. É para eles que há toda essa promoção cultural, especialmente realizada na estação de inverno, quando a vida fica mais reclusa e a cidade mais vazia dos turistas.
Sim… uma cidade é uma cidade, uma mulher é uma mulher. E Paris… além de ser uma cidade, além de ser fêmea e amante do Sena que a abraça sinuosamente, é também fértil de espaços culturais diferentes, que a povoam a cada inverno apenas para aquecer a alma dos seus habitantes educados, mal educados, fumantes, limpos ou apenas perfumados. Paris é Paris.
(Imagem da internet: J.L.Godard, Une femme est une femme).
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
joana calmon
excelente o texto, no conteúdo e na forma. parabéns, tatyana!
martina knoll
eu adoro esta cidade!!!!a seis meses não vou aí mas rezo todos os dias para voltar pra Paris! todos os dias eu viajo por ela. Em sonho, em pensamento, estudando Francês, Lendo ….muito. Passeio com minha alma.
Alcilene M.de Sousa
Ameiiii o texto,lindo.Paris é tudo isso e muiiito mais.Amo Paris.
Silvia
Gostei imenso do texto, muitos parabéns!
Obrigada
Rossana Schenker Guimarães
Estive em Paris no início de janeiro e tive exatamente a mesma sensação. Respira-se cultura. Além de adultos, havia grupos de escolas com professores nos museus, falando de arte, explicando os quadros, enfim, isso já vem desde a infância. No Museu D’ Orsay havia uma exposição chamada Moda e Impressionismo. Havia filas quilométricas de turistas, mas também de franceses para aproveitar esta maravilhosa mostra de arte. Estamos a séculos de atraso em relação à cultura aqui no Brasil. É uma pena, porque acho que nem os meus bisnetos conseguirão vivenciar e ” respirar” cultura e arte dessa forma.
Mirella
Perfeito.
Texto perfeito para uma cidade perfeita!!!
Isso só acentua o meu desejo de viver (em) Paris…
Parabéns!
Tania Baiao
TatYana: e ponto final!
joenilson
É exatamente isso Tatyana, Paris é Paris e pronto, não há como comparar com outras cidades, mesmo as outras tendo seus encantos, mas Paris é uma festa. Em 2012 vi a exposição Raphael, Les dernières années, e pude também comprovar que essas exposições são feitas para eles, acho que não havia mais nenhum estrangeiro além de nós.
Katia Becho
Tatyana,
você brilhou na análise e no texto. Perfeitos!
Enquanto Paris acontece, nós ficamos com essa cara aí do mocinho: olhando com admiração pra essa cidade que sorri e nos convida pra ‘mais uma’ :).
Abs.
Katia
Vera Jordão
Olá a todos do CP! Estive em Paris durante o mês de janeiro e pude comprovar como os franceses realmente consomem arte e história. Em todos os lugares que visitei notei a presença de grupos de franceses fazendo uma visita guiada, ou franceses com alguns amigos ou familiares visitando exposições, como essa de Dalí. Muito interessante observar esse comportamento.