No início da minha vida parisiense, quando queria comprar uma coisa só, acabava voltando para casa com duas contra a minha vontade. Me explico dando um exemplo. Entrava na padaria e pedia com meu forte sotaque e meu francês do início, uma bisnaga por favor. Para fortalecer o meu pedido acrescentava um gesto com as mãos mostrando um dedo.
Invariavelmente a atendente enrolava duas bisnagas, eu pagava sem falar nada porque no início explicar que não, que é uma só seria acima da minha capacidade de expressão em francês.
Aí eu conheci aquele com quem me casei e um dia contei que todas as vezes que pedia um voltava com dois. Meu francês estava progredindo, meu sotaque regredindo e eu continuava voltando para casa com duas bisnagas. Depois de muitas risadas e reflexões matamos a charada.
Na França, quando quiserem um façam o gesto acima. Se fizerem o gesto lógico para os brasileiros, o gesto da primeira foto eles vão entender dois,
porque o nosso dois para eles já é três.
Entenderam? eles acham que não tem lógica nenhuma começar a contagem com o dedo que as crianças chamam de fura-bolo, o índex. Para eles o primeiro, o que respresenta a unidade um é o polegar. Voilá porque durante quase um ano eu comprei duas bisnagas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Luisa Ñunez
Olá!
Tenho uma dúvida com relação a que língua falar. Não falo praticamente nada em francês, e já ouvi falar que se eu falar inglês na França, os franceses não irão gostar. Você acha que podemos falar inglês ou espanhol, ou o que poderíamos fazer?
Obrigada.
Cristiane
Muito legal! Já no Japão se vc quiser dizer “eu” deve apontar para o nariz, e não para o peito! Meu irmão aprendeu isso ao se despedir dizendo “eu preciso ir” e o pessoal pensou que ele estava com problemas no coração…
Vou em maio, suas dicas são ótimas!
maria silvana
eu adorei tudo de bom, mas tambem gostaria , de conhecer sites de relacionamento, fazer amizades, simto falta disso. abraços ate breve
Ana Lucia
Ah, querida. Este é o charme do blog !
Vanessa Simão
hehehe Mto engraçado isso!!!
Cada um com a sua lógica, não é mesmo!?
Adriana
Adorei a dica!
Muito divertido este post!
Luiz Gonzaga
Esrou cansado de enviar comentários e pedidos e nada recebo em resposta.
Júlia
Que interessante!São boas dicas pra quem vai passar temporada ou mesmo morar na França.
:*
Luciana
Adorei. Estes detalhes são o que há de mais interessante…
bj
Fran
hahahaha Vc me trouxe lembranças da infância. Tenho um tio francês e com ele acontecia o inverso. Ele pedia 2 e levava 1!! Lembro que era motivo de muitas risadas e pra eles é automático mesmo!
Parabéns pelo blog, dicas valiosas, já anotei todas, vou em julho.
Bjo