A nossa colaboradora Kátia Becho, em artigo passado sobre as “legítimas Havaianas”, disse que ao dobrar uma esquina em Paris ela encontrou o Brasil.
Aconteceu o mesmo com Samuel de Oliveira.
Meu marido conta para todos os amigos, e isso faz sempre um grande sucesso, que quando me conheceu ousei dizer que Santos Dumont é o “pai da aviação”. Mais tarde descobri que meu marido não é o único nesta gozação. Encontro sempre comentários humorísticos, em sites ingleses ou franceses, sobre o fato dos brasileiros terem transformado Santos Dumont em inventor do avião.
E não é que Samuel, ao dobrar uma esquina em Paris, deu de cara com esta placa comemorativa. Ele não me disse o endereço, mas acho que se trata do número 9 da rua Washington, onde Santos Dumont, o pai da aviação, pousou seu dirigível.
Atualização:
Carolina Soeiro enviou esta foto. Deve ser o mesmo imóvel e ele se encontra na avenida Champs Elysées. Pensar que nosso Santos Dumont desceu com seu dirigível nesta avenida!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
89 Comentários
Maurício Christovão
Samuel: Quando eu disse baixa temporada, quis dizer: não vá em julho ou agosto. Abril, maio e até junho e setembro ou outubro são agradáveis. No invernão, de dezembro a fevereiro, você pode dar sorte ou enfrentar nevascas, aeroportos fechados, aquela coisa toda…
Pretendemos ir à Europa em outubro de 2012, e para variar, quero ver o Salão do Automóvel de Paris, que acontece nos anos pares. Já fui e vale a pena, para quem gosta. Esse ano só vamos até Cabo Frio, pois compramos uma cas e estamos duros feito uns cocos…
Loulou
Para mim, nem os irmãos Wright … e nem Santos Dumont. Para se chegar ao ‘resultado avião’, os esforços de diversos inventores, pesquisadores e cientistas foram necessários. Não me parece justo creditar isso a uma pessoa só. Agora, pra quem insiste em conceder a paternidade do avião a uma única pessoa, meu voto sem dúvida iria para Daniel Bernoulli.
conexaoparis
Loulou
Você introduziu nome novo na polêmica. Porque meu marido jura que a paternidade cabe à Adder.
Jane Curiosa
Eu adoro as placas comemorativas que existem em Paris.Na rue de Rivoli,eu vi (e fotografei)a placa no prédio onde viveu Leon Tolstoi.
Uma curiosidade: o coração de Santos Dumont está guardado desde 1944,caso não me falhe a memória,no Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro.
Adriana
Que legal Samuel. Adorei seus depoimentos. Que Pena que nao vi essa placa. Fica para proxima vez, se Deus permitir.
Samuel
Ah! E quase esqueci. Lá no topo da Torre Eiffel (sommet) há três bandeiras do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). Esse caso de amor Brasil-França é longo, caros internautas.
Foram dois momentos interessantes, de amor patriótico: a placa de Santos Dumont e as bandeiras no sommet da Torre Eiffel.
Enquanto muitos dizem por aí que somos apenas o país do carnaval e das praias, outros já perceberam há muitos e muitos anos que somos bem mais do que isso.
Mas, nada de ressentimentos (rs). Em vários menus vi “cachaça”. Enfim, se é para exportar e aumentar as divisas, que o Brasil exporte muita “cachaça”. De minha parte, quase não bebo; muito raramente.
Mas, em breve, vão começar a falar que somos o país da cachaça também … disso eu não gosto. Rs rs rs.
Abs a todos e ótima semana que se inicia.
Samuel
Lina,
Encontrar essa placa na Champs Elysées encheu-me de orgulho (rs).
Havia várias pessoas fotografando, no momento; a maioria, brasileiros. Mas havia americanos também (reconhecimento de ultramar – rs).
Aurea, caminhar é o que há de melhor na cidade-luz, seja durante o dia, seja durante a noite. Por conta da diferença de fuso-horário, eu ficava acordado até 3h ou 4h da manhã (rs). Claro, sempre passando por lugares bem movimentados. Havia muitos turistas por conta do 14 de julho e não tive problemas com segurança.
Maurício, a baixa temporada … dá vontade de conhecer, mas deve ser muito frio … vou ousar na próxima (final de 2012 ou início de 2013). Vejamos, então.
Suely, a polêmica tem fim, sim (rs). Pois, quanto aos Wright, o que podemos dizer, o fato incontestável é: VENCEU O PROJETO DE SANTOS DUMONT. Por acaso, alguém vê catapultas nos aeroportos? Ou seja, o tempo deu a resposta: nada de catapultas! Viva Santos Dumont! Pai da aviação! (rs rs rs).
Zuleica, você pode pedir taxis no próprio hotel ou nos restaurantes. Eles são muito gentis nesse aspecto. Existem pontos específicos para a parada de taxis e, pelo que vi, a preferência dos idosos é respeitada.
Lina, seu site é um prazer contínuo. Reviver um pouquinho, a cada dia, a experiência dessa cidade de sonhos!
Mauricio Christovão
Lembrem-me de ir a Paris somente na baixa temporada. ou pedir um dirigível emprestado ao velho Alberto…
Ricardo
A polêmica sobre Santos Dumont é mais difícil de resolver. Mas a da sujeira de Paris, acredito, é uma questão de parâmetro. Se comparada a Viena, talvez Paris possa ser considerada suja. Mas para quem, como eu, vive em São Paulo, a coisa fica bem mais fácil…rs.
AUREA
Tambem vi com surpresa a placa de SD e aproveitei para tirar uma foto!
Quanto à cidade, o bom mesmo é caminhar, para aproveitar cada pedacinho de Paris. Tenho 68 e em setembro passado ainda andei muito a pé! (tb caminho na esteira todos os dias). De outras vezes usei metro sem problemas.
Denise
Engraçado, estive em Paris do dia 16 ao dia 25 de julho e não consegui ver a sujeira tão propagada por várias pessoas que oram a Paris na mesma época. Achei a cidade linda, fiquei apaixonadíssima pelo local. Tirei várias fotos que se encontram postadas no meu facebook e em nenhuma delas aparece a tal sujeira da cidade. Fiquei no quartier latin e visitei os principais pontos turísticos a pé. Pretendo lá voltar assim que puder, aproveitei várias dicas do conexão paris. Obrigada por tudo.