A nossa colaboradora Kátia Becho, em artigo passado sobre as “legítimas Havaianas”, disse que ao dobrar uma esquina em Paris ela encontrou o Brasil.
Aconteceu o mesmo com Samuel de Oliveira.
Meu marido conta para todos os amigos, e isso faz sempre um grande sucesso, que quando me conheceu ousei dizer que Santos Dumont é o “pai da aviação”. Mais tarde descobri que meu marido não é o único nesta gozação. Encontro sempre comentários humorísticos, em sites ingleses ou franceses, sobre o fato dos brasileiros terem transformado Santos Dumont em inventor do avião.
E não é que Samuel, ao dobrar uma esquina em Paris, deu de cara com esta placa comemorativa. Ele não me disse o endereço, mas acho que se trata do número 9 da rua Washington, onde Santos Dumont, o pai da aviação, pousou seu dirigível.
Atualização:
Carolina Soeiro enviou esta foto. Deve ser o mesmo imóvel e ele se encontra na avenida Champs Elysées. Pensar que nosso Santos Dumont desceu com seu dirigível nesta avenida!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
89 Comentários
zuleica
Amigos,
Estou deixando Paris na manhã desta segunda-feira. A viagem foi boa e ruim ao mesmo tempo. Achei Paris suja e maltratada, cheia demais de turistas e muito pouco receptiva a quem é de fora.
Ao mesmo tempo as belezas que já conhecemos estão lá, íntegras e eternas, e sempre conseguem nos maravilhar.
No conjunto achei que a cidade parou um pouco no tempo, e não oferece as facilidades que encontramos em outros locais, inclusive no Brasil.
Uma cidfade sem taxis, na qual temos que andar quilômetros para encontrar um – quando encontramos! – com pouquíssimos ônibus e um metrô extremamente trabalhoso e cansativo para quem é de fora, a meu ver não está realmente preparada para comportar o tráfego turístico que tem.
Tive a impressão de que só pode vir a Paris que é jovem, atlético, e extremamente bem condicionado fisicamente. Pessoas mais idosas, como eu, se cansam demais e não conseguem curtir a cidade como ela merece ser curtida.
Estive em Londres por dois dias e lá chovem taxis e ônibus, tudo muito confortável e acessível.
Falarei mais sobre a viagem nos próximos dias.
Um abraço a todos.
Arthur
É verdade, também vi (e fotografei) a placa nos Champs Elysees, indicando a morada de Santos Dumont em Paris.
Suely
Essa polêmica não tem fim…
Fico feliz em saber da existência dessa placa na sua antiga residencia num lugar bem visível,onde fica aplaca dos Wrigh???
Eliane Maciel
Realmente,
A placa com as informações sobre Santos Dumont está sobre uma parede de uma construção antiga , situada na Champs Elysées. Achei isto magnífico, pois esta avenida é a maior vitrine a céu aberto do mundo, e todos que passam por lá, terão a oportunidade de constatar que um brasileiro ilustre, é o pai da aviação!
Daniel Gasparotto
Pioneiro da aviação é aquele que conseguiu construir o primeiro “avião”, certo?
E quem foi? Santos Dumont ou os irmãos Wright (EUA)?
Os “Santistas” dirão que os Wright trapaceavam: a máquina usavam trilhos de lançamento, esquis no lugar de trens de pouso, e só podia decolar com ventos fortes contrários e usando catapulta!!
Já os “Wrightistas” dizem que, para ganhar o título, bastavam os vôos serem controláveis no ar, pouco importando a ajudinha pra sair do chão.
Fato: em 1906, os Wright já conseguiam ficar meia hora voando, enquanto que Dumont ficou feliz com os seus primeiros 60 metros de vôo, mas com decolagem *autônoma*.
Para você, o que define um “avião”?
A catapulta tira o título dos Wright? O brasileiro dirá que sim e o yankee dirá que não.
Adriana Pessoa
Eu sempre dou uma paradinha em frente a casa de Santos Dumont na Champs Elysees, para apreciar esta homenagem…e como disse a Thereza, ele morava muito bem!!!
Luciane Thomazini
Nossa, eu soh fui a Paris uma unica vez e vi essa placa, fica na Champs Elisee.
Marido ficou todo prosa e tirou fotos abaixo da placa.
Vil Muniz
Oi querida Lina!!!
Sempre essa polêmica né com nosso querido Santos Dumond né ??
Beijocas !!!
Carmem Farage
Bom dia! Realmente esta placa fica na av. Champs Elisee, na entrada do predio onde morou Santos Dumont. Embora os americanos (principalmente) nao reconhecam, o aviador brasileiro e considerado o pai da aviacao. Toda a polemica gira em torno do fim da vida de Santos Dumont, quando ele, sem saude, se envolveu em questoes polemicas ligadas a guerra. Muitas pessoas nao sabem que aos 60 anos, Santos Dumont foi encontrado morto, tendo cometido suicidio, apos delirios de perseguicao. Dizem que ele nao se conformou em ter seu invento transformado (e ele se sentiu culpado por isso) em poderosa maquina de guerra. Um abraco a todos.
Thereza
Oi Lina,
Eu já vi essa placa, fica na Champs Elysées…resumindo – o pai da aviação morava muito bem em um apartamento pequeno com vista pra Champs Elysées e curioso é que lá ele realizava grandes jantares aéreos para a nata parisiense, Em dezembro de 1903, reuniram-se na casa do aviador o joalheiro Louis Cartier, a princesa Isabel e Gustave Eiffel, além de integrantes da família Rothschild, umas das mais ricas do mundo. A refeição foi servida em uma mesa com dois metros de altura. As cadeiras também tinham pés gigantes e só podiam ser alcançadas por meio de uma escada. O próprio Dumont construíra o mobiliário. Questionado, o aviador dizia que a intenção era fazer com que seus convidados imaginassem como seria a vida numa máquina voadora.
inclusive dizem que ele pousou seu dirigível na Champs Elysées, na porta de casa…. fica no número 104. Agora, convenhamos…nos dias de hoje, esse feito seria impossível…mas que é curioso é!
Adorei a dica…
Abs. Lina!
fonte das info: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/era-santos-dumont-434925.shtml