“Dormi com meu marido francês na metade de nosso primeiro encontro”. Assim começa o livro de Elizabeth Bard Almoço em Paris, uma história de amor.
Gostei deste tom direto.
Gostei de ler a experiência de vida de uma americana residente em Londres e com fins de semana em Paris na casa, do então, namorado francês. Os contrastes culturais obrigatoriamente me interessam e me lembram meus primeiros anos na capital francesa. Apesar das nossas diferenças, ela da América do Norte e eu do Sul, as situações engraçadas ou sinistras foram similares.
De capítulo em capítulo, ela compara o comportamento dos americanos com os franceses em cenas da vida como a primeira noite, o dia em que conheceu os pais e os amigos do noivo e a alegre e desorganizada festa de casamento quando os americanos comeram o queijo antes da refeição e os franceses após o prato principal.
Ao descrever seu dia a dia parisiense, a autora recheia seu texto com dicas de passeios pela cidade, de restaurantes e de receitas dos pratos franceses típicos.
Um livro simples e despretensioso.
Elizabeth Bard. Almoço em Paris: uma história de amor com receitas. Tradução Alexandre D’Elia. Editora Leblon.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Jacqueline
Angélica,
dizem que Hemingway vivia numa pocilga sem banheiro no 5eme. A cocheira ficava em baixo e ele descia de manha para despejar o recipiente noturno. Bela festa! A literatura doura a pílula. Enfim,não há como negar que Paris será sempre uma festa, embora não se dispense um bom banheiro e banho morno .
Alguém já leu 14, Rue de Tilsit, Paris! Do irmão do ex-presidente Figueiredo ? Tenho o livro há uns dez anos e não consigo termina-lo nunca! Socorro!
(estou escrevendo num IPad e as vezes falham os acentos) excusez-moi!
Maria das Graças
Beth, a Josephine Baker está muito bem retratada nessa revista que citei. O sucesso que fez naquela Paris entre guerras, com apenas 19 anos, é notável.
Suely
Jose Rodrigues
Eu continuo achando o Eros simpático e humilde, e como ele eu também me apaixonei por Saint Germain, como disse é uma leitura leve , divertida e com boas histórias do quartier.
Se quiser outra dica mais interessante tente “A elegância do ouriço” de Muriel Barbery da Companhia das Letras.
Abraços
Angélica
acabei de ler “Paris é uma festa” do incrível Hemingway e agora estou lendo “Casados com Paris”, que conta a história do jovem casal da época em que se conheceram até quando separaram, recheada pela vida em Paris, na visão de sua esposa Hadley. Embora seja um romance fictício, baseou-se nos escritos do próprio Hemingway, e nos mostra o que Hadley achava dele e de Paris, estou adorando!!!
Beth
Lenna
Vale conferir o livro do Alan Riding ” Paris – A festa continuou” . Sem revanchismo, obra lúcida. Confesso qque alguns dos meus ídolos da intelectualidade francesa cairam por terra, assim como artistas os mais inesperados (Josephine Baker !) me surpreenderam muito!.
Abs.
José Rodrigues
O STF não fez bem a ele.
O professor Eros era simples, humilde e simpático.
Uma pena.
Maria das Graças
Sugiro a leitura da revista História Viva, edição especial, que ainda está nas bancas aqui no Rio. Trata, principalmente, do período pos 1ª guerra mundial e ai inclui-se os “anos loucos” e tudo o que surgiu de novo nos costumes, na luta das mulheres para sairem do casulo, do lançamento de equipamentos para tornar a vida na casa mais fácil, do surgimento do rádio e muito mais. Tem fotos de época sensacionais. E é basico para que possamos entender o que se passou e a influência até os nossos dias.
Ótima sugestão de um colega nosso aqui do blog.
Lenna
Concordo, Beth, que o livro “Paris, Biografia de uma Cidade” é o melhor! É uma obra histórica. Acontece que Paris desperta muitas paixões e, por isto, muitas pessoas escrevem sobre ela. Cabe a nós filtrarmos o que vale a pena ou não. Apesar do caráter egóico do livro de Eros Grau, achei algumas coisas interessantes nele.
Beth
Eymard, o livro do Ego’s Grau ‘e uma idiotice só…
Já o do Alan Riding, “Paris – a festa continuou” é um livro da maior seriedade!!!
O “Métronome” do Lorant Deustsch é para ser lido com ressalvas.
Resumindo, leitura também é um problema…
Para mim, o melhor ivro sobre paris dos últimos anos é “Paris- biografia de uma cidade”, do Colin Jones…
Eliane Del Bosco
Vou comprar.Adoro esse tipo de leitura.