Qual é a tradição nas festas de fim de ano na França?
E primeiro lugar, ostras. Sobretudo na ceia do reveillon. Já passei horas participando de mutirões para abrir ostras em festas na casa de amigos. As melhores ostras da França vem de um lugar que se chama Prat-Ar-Coum. Sublimes. Vocês podem degustar estas ostras nos seguintes restaurantes:
- Le Pichet de Paris, 68 rue Pierre Charron, 75008; metrô Franklin Roosevelt (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Le Pichet de Paris).
- L’Ostreade, 11 boulevard Vaugirard, 75015; metrô Montparnasse – Bienvenue.
- La Mediterranée, 2 Place de l’Odeon, 75006; metrô Odéon (clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Mediterranée).
O foie gras, a entrada de todas as festas natalinas. Este ano o foie gras cru virou mania. Antes, as francesas compravam o foie gras já preparado e cada uma tinha o seu endereço do melhor foie gras de Paris. De uns tempos para cá o chic é comprar o foie gras cru e prepará-lo em casa, ligeiramente passado na frigideira. Tenho umas amigas que estão desenvolvendo uma técnica infernal, alguns segundos no micro ondas e pronto. Um restaurante para se comer um excelente foie gras é o Joséphine (Chez Dumonet), 117 rue du Cherche Midi 75006; metrô Duroc.
O chapon, o coitado do frango que foi castrado para que engorde e fique com a carne macia. Um chapon pode pesar 3.5 quilos. O melhor açougue de Paris, onde os chapons são perfeitos é a Coq Saint Honoré, no 3 rue Gomboust 75001.
O queijo, o Mont d’Or, é claro.
Foto: Yuichi, Sakuraba
A sobremesa só pode ser a buche de noel, a torta de natal, Ispahan de Pierre Hermé.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
Suyane
Ah! Feliz 2009 para você!
Suyane
Oi Lina. Quanto a este tópico de gastronomia, os produtos franceses são tão bons que dá gosto cozinhar. Como fiquei no Adagio Aparthotel, eu, meu marido, minhas duas crianças e outra família amiga fomos ver a passagem na Torre Eiffel (a torre é deslumbrante mas o reveillon bem minguadinho, merecia uns fogos lindos junto com seu brilho) e depois fizemos uma ceia aqui mesmo, no apart. Tudo do Monoprix: arrozinho, camarões grandes só na manteiga, filé maravilhoso que foi passado no sal e manteiga, um “pão americano’ (desculpe a ignorância quanto ao nome) de salmão comprado pronto, queijos, vinho, champagne e sobremesas prontas excelentes!
Dé
Oi Alessandra, aqui na França é preciso ter receita médica para comprar anticoncepcional. Vc pode até tentar fazer um drama com o farmaceutico mas acho dificil ele te vender… As farmacias costumam ser exigentes com esse tipo de coisa.
Alessandra
Ok, pergunta um pouco embaraçosa e bastante off-topic, mas enfim… é necessário ter receita médica para se comprar pílulas anticoncepcionais na França? Esqueci de comprar antes de viajar e não queria ficar sem…
Obrigada desde já. E um bom princípio de ano!! 🙂
Malu
FELIZ ANO NOVO QUERIDA!
Andrea
Oi Lina,
Feliz Ano Novo !! Estive aí em julho e amei Paris e também não tenho nada a reclamar dos franceses, foram todos muito solicitos e olha que usei muito o meu inglês com eles.
Viva Paris e que o ano de 2009 seja melhor para todos os povos ( apesar da crise)
Bjs.
Francisca Grenzer
podmena traffica test0AFeliz Ano Novo, muita Saúde e Sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijo na alma
sandrissima
Lina, Feliz Ano Novo! Ainda bem que existe previsao do tempo melhorar e nao nevar ate o final de semana… Ontem fiquei subindo e desccendo de Metro mas, como escreveu Hemingway “Paris é uma festa”.
Patricia de Salvador: ta frio, nega! Mesmo nos tuneis de acesso dos metro… Tou bem agasalhada com os conselhos de Lina: dudune com a chuvinha e neve e casaco de la (pra variar) sem a chuva.
FELIZ ANO NOVOA A TODOS e sejamos felizes em França, no mundo e com tolerancia em todos os momentos da vida!
ze ricardo
oi LIna;
chegamos em paris dia 28/12 estamos embasbacados com tamanha beleza… o pais e lindo mas o povo nem tanto…so nao tentaram nos lograr na starbucks. e dizem q brasileiro q e esperto…vai a dica: fiquem de olho no troco…
feliz ano novo a todos.
Alexia Abuhid Lopes/ Beagá
Oi Maria Lina?
Feliz ano novo p/vc e família.
Estou amando o seu blog e realmente, como comentou a Carina Barlett , ele nos faz sofrer menos por não estar em Paris!…
O queijo que vc mostrou me parece muito semelhante ao famoso queijo portugues da Serra da Estrela, muito convidativo e saboroso para ser acompanhado de um bom Porto ou mesmo de um Sauterne!, caso não seja possível encontrá-lo no Brasil…
Parabéns pelo blog,
Lembranças ao Aubi