Conheço o Cigale Récamier há anos, um endereço tradicional de Saint Germain, daqueles onde esperamos encontrar sempre o mesmo padrão de qualidade e de atendimento.
Hélas, como dizem os franceses. Um retorno com forte expectativa termina, às vezes, em decepção.
Minha crítica maior se refere ao atendimento. Um serviço atencioso, quase obsequioso com os clientes do bairro e um outro distraído e apressado com os turistas.
O restaurante é conhecido internacionalmente e, quando chegamos, encontramos uma mesa de turistas japoneses. Como falávamos entre nós em português, entramos também na categoria turistas. Observei durante todo o jantar a diferença de tratamento entre “nós” e os “outros”. Pequenos detalhes, nada de muito grave, mas o suficiente para me deixar irritada.
Se os suflês tivessem sido sublimes, este aspecto teria sido esquecido e deletado.
Segundo hélas! Suflês comuns, quase banais. Após degustar o de queijo, pensei que o de chocolate fosse salvar a minha noite. Que nada! Bonito e insosso. Os comi pensando em tantos outros sublimes que já degustei. Me lembrei sobretudo dos suflês caseiros da minha infância brasileira.
Uma pena! Minha próxima tarefa após as férias de verão: procurar um novo endereço “soufflés sublimes”.
Cigale Récamier: 4 rue Récamier, 75007 Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Fernanda I.
Que pena esse post, Lina! Estive no restaurante em 2009 e gostei muito dos soufflés. Achei o atendimento meio blasé, mas nada aterrador… Às vezes os estabelecimentos se acomodam na fama que fizeram e deixam de buscar sempre seu melhor… Uma pena…
Rogéria
Fui a Paris em maio e estive na porta para entrar, mas acabei desisitindo justamente por “não ir com a cara” dos garçons…
Bom saber que não perdi nada!!!
dillemba
Então estamos combinados: boicote ao Cigale Récamier! Era um dos sublinhados na lista dos restaurantes a ir na próxima viagem. Agora está riscado. Lina, não tenho grande experiência em soufflés, mas adorei os do L’Auberge Bressane: fromage de Conté, chocolat, caramel au beurre salé. Dá uma passada por lá e nos conta se são bons mesmo.
mariane
Este está riscado da minha listinha ! Acho que o proprietário e funcionários deveriam saber a opinião de vocês por isso sempre que encontro algum sistema de classificação , deixo minha avaliação ! sendo bom ou ruim coloco meus comentários no tripadvisor , e outros
Mauricio Christovão
Criou fama e deitou-se no suflê…Não é uma rima, mas pode ser uma solução!!!
Letícia Felício
Que alívio!!!! Estive nesse restaurante por indicação do livreto com os 5 roteiros para 4 dias em Paris, no início de junho. Achei o suflê bem gostoso. Mas o atendimento em compensação PÉSSIMO!!!! Fiquei pensando por horas o que eu tinha feito de errado para ser tratada daquela maneira, já que me reportei ao garçom com educação, deixei a gorjeta correta. Ia escrever a vocês sobre essa minha experiência, mas acabei desistindo. Eles fizeram eu me sentir super mal e acho que não merecem nenhuma recomendação.
Abç.
Daniela
Fui ao Cigale Recamier uns 2 anos atrás por ter sido altamente recomendando e fiquei decepcionadissima. O atendimento foi ótimo, super atencioso, mas os suflês eram insossos. Muito caro pra uma comida tão sem graça.
Adelia Parmera Tavares
Lina, sou fã número 1 do Conexão e vejo diariamente as dicas mas devo dizer que, após esta minha viagem de 15 dias à Paris, cheguei ontem, pude observar em diversos locais da cidade uma grande intolerância conosco, turistas, do aeroporto aos cafés, lojas, mercados, etc. Morei 6 anos na cidade, falo o idioma, embora com sotaque, mas considero uma gentileza com os locais o nosso esforço na comunicação, mesmo que não sejamos franceses. Apoio sua crítica ao local visitado, quase fui lá, porque serve como dica preparatória aos que não conhecem esse traço da cultura francesa que compromete uma cidade tão linda que nos motiva a ver e rever pour toujours, malgrè les français! Bj
Carla Bueno
Poxa, estive no Cigale em Março desse ano, mas como nunca tinha ido achei tudo bom, eu comi o de queijo de cabra com um molho de mel e meu marido o de queijo com molho de ervas, achei bom mas também não posso servir de referência, pois nunca havia comido. Uma coisa me chamou muito atenção e eu fiquei muito grata o Chef veio até algumas mesas e pra minha surpresa veio até a nossa.
Marcia Lube
Amigos que estiveram conosco em junho em Paris, jantaram no Cigale Récamier e nos disseram que saíram decepcionados.
E o seu post Lina, comprova.
Alguns endereços em Paris estão perdendo a sua essência, como é o caso também do Le Comptoir em St Germain.