Na região atualmente denominada Haut Marais, ou seja alto Marais, na rue de Bretagne, que já foi, aliás, assunto para um artigo no qual mostrei para vocês fotos de um brechó, se encontra a entrada de um mercado chamado Les Enfants Rouges.
O Haut Marais é hoje considerado como uma região extremamente sofisticada. Tão sofisticada que acabou obtendo um nome diferenciado. Antes, esta região era vista como fazendo parte do Marais. Agora, ela tem um nome que a isola, que a torna uma entidade a parte.
O mercado Les Enfants Rouges não é um mercado como todos os outros. Ele é o mercado mais antigo da cidade, criado em 1615, e tem uma característica que vocês podem visualizar nas fotos abaixo.
O que o diferencia são os inúmeros pequenos restaurantes instalados nos seus estreitos corredores. O Estaminet que oferece ostras super frescas, abertas na hora, e uma série de pratos leves como saladas e crepes com recheios variados.
Um traiteur marroquino e seu tajine d’agneau, ou seja, cordeiro cozido lentamente e acompanhado de frutas secas: ameixas pretas, passas e amêndoas.
Sábado passado escolhemos o pequeno japonês, o Takéo. Eu pedi umas tortinhas de cogumelos e camarão e elas vieram acompanhadas por uma série de pequenas especialidades japonesas.
As 12.15h ainda era possível achar uma mesa no japonês ou no restaurante de culinária típica das Antilhas. Meia hora mais tarde, todas as mesas estavam tomadas e a solução era a fila de espera. Outras opções são possíveis, como um restaurante vegetariano e outro que oferece pratos da cozinha francesa tradicional.
Quais são os dias mais animados? No sábado e no domingo, este mercado se transforma em ponto de encontro de uma fauna interessante. Mas, no domingo, as lojas fashion do bairro estão fechadas. O mercado fecha nas segundas.
Les Enfants Rouges: 39 rue de Bretagne 75003 Paris. Estação Filles du Calvaire, linha 8
Leia também:
- O mercado das Pulgas de Paris
- O famoso e tradicional mercado de Aligre em Paris
- O mercado de Rue Mouffetard em Paris
- Os melhores mercados de rua de Paris
- Os mercados de Aix-en-Provence
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
174 Comentários
Beth
Nadia B
Eu peguei na ex-Berlin Oriental um voo chart para Moscou que foi uma loucura! O avião era o Tupolev e o hotel estava incluido no preço e muito barato. Maior loucura! As cadeiras eram de lona aparafusadas no chão e o menu de bordo era caviar e vodka. Todo mundo chegou lá de pilequinho, pois não havia outra opção a bordo.. Não deu para conhecer muita coisa, pois vc só podia sair do hotel acompanhada por guias determinados por eles…
Abs.
Beth
Eymard
Saiu no Le Figaroscope de hoje os 10 melhores plateaux de frutos do mar de Paris. O Rech está em 4o. lugar. Lembra que eu contei que era o predileto do meu pai, que gostava de prato “grande’? Aquele restô é incrível e foi incorporado pelo Ducasse dentro do espírito de bistrot… Fica na Av. des Ternes, perto do Lorraine.
E para as “meninas” que estão chegando em Paris esta semana, as 1as. vendas especiais de inverno estão começando…
Abs.
NADIA B
Eymard e Beth
acho que quando ir pra China, ou Rússia, ou Butão, também vou querer um guia…..rsrsrs
Eymard
Cláudia, Nadia, Beth e outros interessados: volta e meia a Toscana (e a Italia) aparecem por aqui. Quem gosta de Paris; quem gosta de viajar; certamente gosta da Italia e em especial da Toscana (para não dizer do sul e especialmente da Sicilia, não é Beth?). Mas, o que eu queria dizer: voces já leram o livro do Contardo Calligaris, “O conto do amor”? Se passa na Toscana. Li e recomendo.
NADIA B
Eymar e Beth
acho que quando ir pra China, ou Rússia, ou Butão, também vou querer um guia…..rsrsrs
Eymard
Demorei tanto escrevendo…(e fazendo outras 20 coisas ao mesmo tempo) que Nádia e Beth postaram antes. Obrigado Nádia.
Beth: pensamos igual! Cada um diverte-se na medida das suas condições. Sem preconceitos. Eu também estou com vontade conhecer a China. Tenho uma amiga “especialista” em China. Jornalista, já publicou vários livros. Deve ser muito interessante. Mas, voce tem razão. Ali, a primeira vez, tem que ser com “guia”!!!
NADIA B
Cláudia
não critico quem viaja de excursão, mas acho mais enriquecedor viajar por conta própria. Além dos inconvenientes que você citou (horários, etc..), a gente se obriga a estudar um pouco, o local, a língua, os costumes…
No final, a viagem é muito melhor…
Eymard
Primeiro, corrigindo, é NADIA e não Nanda (me perdoe)!!
Zé Ricardo:é isso ai!! Tem Paris para todos os gostos e bolsos. O importante é saber aproveitar dentro da possibilidade de cada um. Não deixar de fazer e de desfrutar. Da primeira vez que fui a Paris, certamente, fui mais “apertado”. Nem por isso deixei de tirar o máximo proveito de cada baguete (rs). Quando se fala que vai a Paris as pessoas já acham que voce está “podendo”. Claro que é uma cidade cara (especialmente hospedagem). Mas se o prazer da pessoa não estiver vinculado ao “bolso” ou ao “status”, ela aproveitará dentro das condições dela. Não precisa ser magnata para desfrutar Paris.
Beth
Claudia Oiticica
Eu vou enfrentar minha 1a. excursão da vida ano que vem, numa viagem para a China, pois lá não tem outro jeito…
Tive uma pequena experiência quando fui de “charter comunista” para a Russia e outros países do leste europeu saindo da ex- Berlin Oriental, risos. É muito limitante!
Bjs.
Beth
Zé Ricardo
Vc é muito bem humorado!
Além do mais, os “ricaços” em hotel 5estrelas com motorista na porta são muito poucos… E geralmente estão em Paris a negócios!
O que vale mesmo é conhecer a cidade, seus habitantes, seu comportamento. E usufruir de tudo sem a menor pressa. E tem mais, cada um tem a “sua” Paris. Tem a turma que gosta das compras, tem a turma que gosta de comer e tem a turma que quer ver tudo de uma vez só!
Eu sou daquelas que gosto de perambular pela cidade, aproveitando de cada cantinho sem o menor preconceito ou preocupação…
Abs.