Na região atualmente denominada Haut Marais, ou seja alto Marais, na rue de Bretagne, que já foi, aliás, assunto para um artigo no qual mostrei para vocês fotos de um brechó, se encontra a entrada de um mercado chamado Les Enfants Rouges.
O Haut Marais é hoje considerado como uma região extremamente sofisticada. Tão sofisticada que acabou obtendo um nome diferenciado. Antes, esta região era vista como fazendo parte do Marais. Agora, ela tem um nome que a isola, que a torna uma entidade a parte.
O mercado Les Enfants Rouges não é um mercado como todos os outros. Ele é o mercado mais antigo da cidade, criado em 1615, e tem uma característica que vocês podem visualizar nas fotos abaixo.
O que o diferencia são os inúmeros pequenos restaurantes instalados nos seus estreitos corredores. O Estaminet que oferece ostras super frescas, abertas na hora, e uma série de pratos leves como saladas e crepes com recheios variados.
Um traiteur marroquino e seu tajine d’agneau, ou seja, cordeiro cozido lentamente e acompanhado de frutas secas: ameixas pretas, passas e amêndoas.
Sábado passado escolhemos o pequeno japonês, o Takéo. Eu pedi umas tortinhas de cogumelos e camarão e elas vieram acompanhadas por uma série de pequenas especialidades japonesas.
As 12.15h ainda era possível achar uma mesa no japonês ou no restaurante de culinária típica das Antilhas. Meia hora mais tarde, todas as mesas estavam tomadas e a solução era a fila de espera. Outras opções são possíveis, como um restaurante vegetariano e outro que oferece pratos da cozinha francesa tradicional.
Quais são os dias mais animados? No sábado e no domingo, este mercado se transforma em ponto de encontro de uma fauna interessante. Mas, no domingo, as lojas fashion do bairro estão fechadas. O mercado fecha nas segundas.
Les Enfants Rouges: 39 rue de Bretagne 75003 Paris. Estação Filles du Calvaire, linha 8
Leia também:
- O mercado das Pulgas de Paris
- O famoso e tradicional mercado de Aligre em Paris
- O mercado de Rue Mouffetard em Paris
- Os melhores mercados de rua de Paris
- Os mercados de Aix-en-Provence
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
174 Comentários
Cláudia Oiticica
Eymard, mas só encontrei nesse site, então espero a Beth se pronunciar. Eu gosto muito de saber esses detalhes quando se trata de lugares emblemáticos.
Eymard
Claudia Oiticica: voce ‘e realmente uma “pesquisadora”. Onde vc foi encontrar essa informacao (la no pezinho). Eu ja tinha feito uma pesquisa na internet e nao tinha localizado nada. Eu ja me hospedei naquela regiao e fui mais de uma vez no La Coupole. Nao pelo filme. Nem sabia. Mas por toda a sua historia e pelo fato, principal, de estar hospedado por ali (quando a gente acaba privilegiando conhecer mais detalhadamente a regiao).
A Beth, tambem sempre muito bem informada, ‘e que surgiu com essa novidade. So ela podera dizer de onde tirou essa preciosa informacao.
Mirella Cozzi
Terezina
Adorei sua ideia, se alguém marcar um encontro em Paris entre 07 e 10/01/2009, por favor, avise-me. Ah, ia esquecendo, dia 09 estarei em Strasbourg.
Dani
Estava procurando um bate-e-volta nos posts de Lina do inverno passado e me encantei com Strasbourg na fronteira com a Alemanha. Não sei dizer se costuma nevar lá em janeiro …
Lina
Um encontro da sua turma sem vc jamais será a mesma coisa, mas se a ideia prosperar, com a sua participação, em um outro momento, gostaria de ser informada.
Abraços para todos
Cláudia Oiticica
Beth, fiz essa pergunta no post de Amsterdam e vou repetir aqui. De onde surgiu essa estória da ligação de O Baile X La Coupole. Nunca tinha ouvido falar e na pesquisa que fiz só encontrei um registro, não sei se confiável.
http://www.restoaparis.com/fiche-restaurant-paris/la-coupole.html
Cláudia Oiticica
Lina, não sabia desse diferencial do Les Enfants Rouges. Esses restaurantes são mais um atrativo. Passei por um pedaço da Rue de Bretagne e nem me dei conta. Vou lá na próxima oportunidade.
Beth
Dani
Se vc quer mesmo ver neve, vai até os Alpes.
Jorge
Descobriu se “O Baile” foi mesmo inspirado no dancing do La Coupole?
Abs.
Beth
Dani
É o que os meteorogistas dizem. e eu acho… Mas sem nenhuma garantia de nada. Eu morei muitos anos num país bem mais frio do que a França. E adorava passar o Natal em Paris porque estava sempre “quente”, risos.
Bjs
jorge fortunato
Larissa
Praga é uma cidade muito romântica e vai bem no roteiro com Paris, mas como já disseram, de fato, 2 dias é pouco. Para ir de trem de Paris até Praga acho que vc gastaria muitas horas, poid e avião o voo dura maisde 01h30. como sugestão vc poderia ir até Amsterdam´ou Brugge, cidade medieval da Bélgica que é muito bonita e romântica tb, já que a sua viagem será pura paixão. Brugge combina tudo isso.
quanto á estação de esqui sou nulo no assunto, até pq não é a minha praia.
Bon voyage.
Dani
Beth e Rejane, MUITO OBRIGADA.
Uma pena que não deva nevar. Meu sonho era ver neve. Fazer o que, fica para uma próxima. 🙁
E eu amei as fotos de Troyes. Estou convencida a ir para lá. Uma graça.
Bjos
iara
Larissa,
na espera de quem possa te falar melhor a respeito de trem etc, reforço o que a Rejane disse: dois dias é pouco p Praga. SE vc puder, altere um pouco seu roteiro. Se não for possível, melhor dois dias que nada!
Lina,
mercado e comidinhas é o que há de bom!