Na região atualmente denominada Haut Marais, ou seja alto Marais, na rue de Bretagne, que já foi, aliás, assunto para um artigo no qual mostrei para vocês fotos de um brechó, se encontra a entrada de um mercado chamado Les Enfants Rouges.
O Haut Marais é hoje considerado como uma região extremamente sofisticada. Tão sofisticada que acabou obtendo um nome diferenciado. Antes, esta região era vista como fazendo parte do Marais. Agora, ela tem um nome que a isola, que a torna uma entidade a parte.
O mercado Les Enfants Rouges não é um mercado como todos os outros. Ele é o mercado mais antigo da cidade, criado em 1615, e tem uma característica que vocês podem visualizar nas fotos abaixo.
O que o diferencia são os inúmeros pequenos restaurantes instalados nos seus estreitos corredores. O Estaminet que oferece ostras super frescas, abertas na hora, e uma série de pratos leves como saladas e crepes com recheios variados.
Um traiteur marroquino e seu tajine d’agneau, ou seja, cordeiro cozido lentamente e acompanhado de frutas secas: ameixas pretas, passas e amêndoas.
Sábado passado escolhemos o pequeno japonês, o Takéo. Eu pedi umas tortinhas de cogumelos e camarão e elas vieram acompanhadas por uma série de pequenas especialidades japonesas.
As 12.15h ainda era possível achar uma mesa no japonês ou no restaurante de culinária típica das Antilhas. Meia hora mais tarde, todas as mesas estavam tomadas e a solução era a fila de espera. Outras opções são possíveis, como um restaurante vegetariano e outro que oferece pratos da cozinha francesa tradicional.
Quais são os dias mais animados? No sábado e no domingo, este mercado se transforma em ponto de encontro de uma fauna interessante. Mas, no domingo, as lojas fashion do bairro estão fechadas. O mercado fecha nas segundas.
Les Enfants Rouges: 39 rue de Bretagne 75003 Paris. Estação Filles du Calvaire, linha 8
Leia também:
- O mercado das Pulgas de Paris
- O famoso e tradicional mercado de Aligre em Paris
- O mercado de Rue Mouffetard em Paris
- Os melhores mercados de rua de Paris
- Os mercados de Aix-en-Provence
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
174 Comentários
Mariana
Deu fome!
Maria Lina, você deve conhecer, mas quando vi lembrei do Conexao Paris!
http://www.youtube.com/watch?v=mTeyCYqPIdI
um abraço meusien,
Mariana
Rejane
Larissa, Praga é linda demais pra apenas 2 dias, pense em esticar mais um pouco.
Um outro pitaco (já que aqui é o reino dos pitacos): se vocês escolhessem uma estação de esqui próxima a Praga ou no meio do trajeto entre Paris e Praga, sul da Alemanha – Bavária, por exemplo, aproveitariam mais.
Abs
Rejane
Rejane
Dani,
Sem dúvida Troyes é a cidade que vocês procuram, bem mais interessante que Provins. Além das casas de 500 anos, habitadas até hoje, vocês poderão aproveitar as outlets de lá que são sensacionais.
Dê uma olhada no site http://www.tourism-troyes.com que vocês vão se apaixonar.
Façam ótima viagem!
Lina, mais uma vez obrigada por essas delícias que são suas dicas. Pretendo aproveitar ‘todas’ nas 2 semanas do inicio de fevereiro.
Um grande abraço
Rejane de BH
Beth
Dani
Acho que esse ano não vai nevar. O outono está muito quente e úmido. Se continuar assim vai ser um inverno normal e com muita chuva!
Abs.
Larissa
Olá a todos!
Descobri esse maravilhoso blog nas minhas “andanças” pela internet em busca de mais informações de Paris e, desde então, ignorei todas as outras fontes de pesquisa. Estou viciada!
Estou nas nuvens, pois passarei o reveillon em Paris com meu namorado – muito romântico! Será minha 2º vez nessa cidade maravilhosa e como teremos 7 dias (6 noites), estamos em busca de passeios que vão além do “lugar comum”. Já comprei o guia e estou super ansiosa para devorá-lo. Me divirto vendo todos os comentários e apesar de ficar sempre quietinha, me sinto íntima de todos! : )
Tenho duas dúvidas e ficaria muito feliz se Lina e/ou os ‘pitoqueiros’ me ajudassem:
– Depois de Paris, pretendemos passar dois dias em Praga (a motivação veio do blog). Há como ir para lá de trem (partindo de Paris)?
– Gostaríamos tb de passar mais uns 4 dias numa estação de ski e uma amiga me indicou Andorra. O que vcs acham? Qual a melhor maneira de chegar lá?
Lina, parabéns, seu blog é mágico!
Um grande beijo a todos!
Beth
Osimar Pinheiro
Obrigada pela explicação!
Eu sempre tive a maior curiosidade em saber o porque do nome…
Abs.
Leandro Ramos
Merci Lina….Mais uma pro caderninho !!! Bisous
Dani
Olá, Lina. Olá pessoal.
Que maravilhosa essa dica do mercado. Parece ser um ótimo programa e eu com certeza curtirei.
Adorei também a ideia do encontro. Será que meu marido e eu podemos ir de penetras?
Ademais, alguém poderia me ajudar, por favor? Alguém sabe como eu faço para chegar a Provins? A propósito, lá vale uma visita? Fiquei interessada nas fotos que vi…
Caso lá não valha, vocês têm alguma dica de um lugar próximo a Paris que mereça um bate e volta, ainda que no inverno rigoroso do fim de dezembro? Queria muito conhecer uma cidadezinha com ar medieval. Seria melhor ainda se nevasse, mas aí é querer demais né? 🙂
Bjos
Osimar PINHEIRO
Oi Lina,
De vez em quando dou uma olhadinha por aqui e hoje vi este seu post de um local que vou sempre e gosto muito. Nao resisti em poder responder a pergunta da Beth pois tambem sou curioso. O Marché des Enfants-Rouges tem leva este nome devido a proximidade do antigo Hospice des Enfants-Rouges criado na rue Charlot pela caridosa e politica Marguerite de Navarre irma do rei François I. Estas crianças orfãs usavam um uniforme vermelho, de onde o nome. Este quartier do alto marais tambem tem este nome.
Grande abraço!
Beth
Lina
Eu sempre quis saber o porque do nome “Les Enfants Rouges”…
Curiosidade mata!
Um grande abraço.