Na região atualmente denominada Haut Marais, ou seja alto Marais, na rue de Bretagne, que já foi, aliás, assunto para um artigo no qual mostrei para vocês fotos de um brechó, se encontra a entrada de um mercado chamado Les Enfants Rouges.
O Haut Marais é hoje considerado como uma região extremamente sofisticada. Tão sofisticada que acabou obtendo um nome diferenciado. Antes, esta região era vista como fazendo parte do Marais. Agora, ela tem um nome que a isola, que a torna uma entidade a parte.
O mercado Les Enfants Rouges não é um mercado como todos os outros. Ele é o mercado mais antigo da cidade, criado em 1615, e tem uma característica que vocês podem visualizar nas fotos abaixo.
O que o diferencia são os inúmeros pequenos restaurantes instalados nos seus estreitos corredores. O Estaminet que oferece ostras super frescas, abertas na hora, e uma série de pratos leves como saladas e crepes com recheios variados.
Um traiteur marroquino e seu tajine d’agneau, ou seja, cordeiro cozido lentamente e acompanhado de frutas secas: ameixas pretas, passas e amêndoas.
Sábado passado escolhemos o pequeno japonês, o Takéo. Eu pedi umas tortinhas de cogumelos e camarão e elas vieram acompanhadas por uma série de pequenas especialidades japonesas.
As 12.15h ainda era possível achar uma mesa no japonês ou no restaurante de culinária típica das Antilhas. Meia hora mais tarde, todas as mesas estavam tomadas e a solução era a fila de espera. Outras opções são possíveis, como um restaurante vegetariano e outro que oferece pratos da cozinha francesa tradicional.
Quais são os dias mais animados? No sábado e no domingo, este mercado se transforma em ponto de encontro de uma fauna interessante. Mas, no domingo, as lojas fashion do bairro estão fechadas. O mercado fecha nas segundas.
Les Enfants Rouges: 39 rue de Bretagne 75003 Paris. Estação Filles du Calvaire, linha 8
Leia também:
- O mercado das Pulgas de Paris
- O famoso e tradicional mercado de Aligre em Paris
- O mercado de Rue Mouffetard em Paris
- Os melhores mercados de rua de Paris
- Os mercados de Aix-en-Provence
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
174 Comentários
Adriana
Almocei lá no ano passado, dica de uma amiga que morou uns anos em Paris. É daqueles lugares onde não há turistas e é muito legal.
Adriana
Adorei. É o tipo de programa que meu marido simplesmente ama.
Certa vez, encontramos sem querer um Salon Mer & Vigne et Gastronomie, com delícias de toda a França, no Espace des Blancs Manteaux, na rue Vielle du Temple, também no Marais. Foi o ponto alto do dia!
A dica de hoje, com certeza não ficará de fora do Guia Conexão Paris “gastronomia”!
Eduardo T
Gostei! Com certeza merece uma visita!
suely
Que mercado maravilhoso,bem típico,adorei,vou tentar conhece-lo ano que vem.
Pessoal espero que esse encontro de certo,sorte de vcs estarem em Paris na mesma época,depois queremos ver as fotos.
Bjsss
conexaoparis
Todos
Será muito simpático um grande encontro, regado com bons vinhos, tchim tchim, uma sobremesa a base de chocolate e muita conversa.
Mas, infelizmente, na época mencionada, não estarei aqui. Estarei à procura de terras mais quentes.
Mas incentivo um encontro dos pitaqueiros aqui. Vocês tiram uma foto, e assim poderei conferir como se divertiram.
Sueli OVB
TEREZINHA
Já estou morrendo de ciúmes desse encontro em Paris. Não estarei aí no fim do ano. Será realmente muito difícil reunir um grande número de pessoas, envolve muita logistica.
Estou torcendo pelo encontro de vocês e quero relatório completo, com direito a “orelhinhas ardendo” e otras cositas más.
Beijos
DANY SOARES
Querida Lina,
Sou totalmente aficcionada pelo seu site.
Fui para Paris em Abril deste ano, seguindo suas dicas e me apaixonei pela cidade. Voltarei no ano que vem e para o tempo passar mais rapido, leio seus textos lembrando da cidade que tanto amei… e amo 🙂
Na primeira vez que fui, fui sozinha e achei bem legal, mas preferia ter tido cia em alguns momentos onde me senti sozinha. Acredito que muitas pessoas que acessam seu site tbm viajam sozinhas e muitas vezes gostariam de ter alguem compartilhando essas emoções.
Existem sites – como mochileiros – que criaram tópicos (além dos de dicas) como Cia para viajar e as pessoas trocam contatos e muitas vezes acabam viajando juntas, o que é muito divertido.
Pq vc não cria um tópico deste em seu site, para que as pessoas que o acessam possam tbm trocar informações e quem sabe não serem cias umas das outras nessas empreitadas ?
Fica ai minha sugestão!
Bj,
Dany
[email protected]
(voltando para Europa em Abril 2010, para uma viagem por Amsterdam, Londres, Irlanda e Paris, com duração de 24 dias)
Helena Bäuerlein
Lindo Post ,Lina.
Amo os Mercados das cidades. Não conheço esse, mas já tenho um bom motivo para voltar a Paris. Meu pedido : Tajine d’agneau.
Pelo visto o tempo das vacas gordas não acaba nunca mais. Rs.
Bjk,
Helena
Terezina
Vivian, Carol, Edia
Somos de Santos e acho que a idéia de nos encontrarmos em Paris é muito boa e muuuuito ” chic “, náo acham
Meu email é [email protected]
Um ótimo dia para todos
jorge fortunato
Gosto muito de conhecer estes mercados. Vale muito a pena, geralmente os restaurantes sao bons e tem bons preços.
Lembro que comi muito bem no Mercado Municipal de Budapeste. Nem sabia que em paris tinha algo parecido. Dica devidamente registrada.