O que ver em torno de Nice? Comecem pelo arrière-pays, quer dizer, as cidades das montanhas, atrás de Nice. Em primeiro lugar Saint Paul de Vence.
Cidade-museu, ponto de encontro de ricos e famosos. Nas suas ruelas medievais, milhões de obras de arte e de galerias de arte, de lojas com artigos para turistas e de pequenos restaurantes. É turístico demais? Claro, mas ao mesmo tempo o charme se impõe e saímos de Saint Paul felizes por ter conhecido este mito da Côte d’Azur.
Mas o lugar mais famoso de Saint Paul de Vence se encontra na entrada da cidade e fora do burgo medieval.
Bem na tradição européia, esta casa com um aspecto exterior mal cuidado é na realidade o ponto de encontro da elite que frequenta a região: La Colombe d’Or. Por aí passaram Matisse, Truffaut, Prévert, Simone Signoret, Montand, Picasso, Alain Delon, Calder e a lista é longa. Um conselho, almocem no restaurante do hotel: www.la-colombe-dor.com. Reservas no: [email protected].
Jardim Fondation Maeght
Após Saint Paul de Vence, parem na famosa Fondation Maeght (www.fondation-maeght.com) que se encontra a 500 metros da entrada da cidade. Mas atenção, o site informa que a Fondation está fechada para reformas até a primavera de 2010. As obras de artistas tais como Giacometti, Calder, Miró e Tal-Coat se encontram espalhadas por um magnífico jardim.
Não deixem de passear por Vence que se encontra perto de Saint Paul e da Fondation.
Uma cidade maior do que Saint Paul, menos cidade-museu e mais autêntica. A feira de antiguidades que se instala nas segundas em Nice, aqui em Vence ela acontece nas quartas. Vence também possui uma parte histórica e medieval com suas ruelas e restaurantes.
Comemos aqui um crepe sublime, na Creperie Bretonne, 6 Place Surian, na parte histórica da cidade. Estas são as principais cidades a serem vistas no arrière-pays.
Voltando para a orla marítima, aconselho pegarem a estrada que vai de Nice até Saint Jean de Cap Ferrat, passando por VilleFrance-sur-Mer. Este trecho é um dos mais bonitos da orla. Esta estrada se chama Petite Corniche e preciso explicar o detalhe das três Corniches. Entre Nice e Menton, les Corniches são três estradas específicas, cada uma oferecendo uma vista diferente do Mediterrâneo. La Grande Corniche, a mais alta, oferece uma vista espetacular do Mediterrâneo. A Corniche Moyenne é aquela que vai passar pelas cidades incrustadas nas montanhas e a última, a Petite Corniche une as diversas cidades da orla.
Pegando a Petite Corniche vocês irão visitar a pequena cidade de Villefranche sur Mère e sua capela Saint Pierre decorada por Cocteau.
Em Cap Ferrat, visitarão a mansão de Beatrice Ephrussi de Rotchschild
e seus famosos jardins (www.villa ephrussi.com)
Èze Village
O passo seguinte será visitar uma das cidades mais bonitas da Côte e que se chama Èze. Èze possui três níveis porque ela se estende da praia até o ponto mais elevado da costa, ou seja o nível da Grande Coniche. A Èze-bord-de-mer, a da praia, não possui grandes atrativos. A mais bonita é aquela que se encontra na Moyenne Corniche e que se chama Èze-Village. Pequena cidade encantadora e com uma vista única do Mediterrâneo.
E não deixem de percorrer, também, os famosos jardins de Èze.
Claro que a Côte d’Azur possui muitos outros atrativos. O objetivo destes três artigos foi de propor um roteiro de alguns dias pela Riviera e Provence. Escolhi o que mais me interessa e que não deixa de representar, também, a opinião dos parisienses sobre estas duas regiões. Acho Nice muito mais interessante do que Cannes e Saint Tropez. Aliás, esta última cidade é um pequeno porto onde ancoram barcos milionários, onde peoples possuem casas escondidas nos arredores. Se você for people, tiver um barco enorme e possuir uma agenda com o nome e telefone das celebridades, vá a Saint Tropez. Senão, faça o roteiro descrito nestes artigos.
Clique aqui para ler o primeiro artigo sobre a Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
86 Comentários
Cristiane Pereira
Para quem vai a Nice, recomendo muito o Chat Noir Chat Blanc, pequeno bistrô do chef italiano Giorgio Grilenzoni, escondido numa ruela da Velha Nice, onde comi um dos melhores e mais perfumados risotos da minha vida e uma panacotta inesquecível!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, obrigado pela dica!
Abraços.
Charles Machado
Olá, Rodrigo!
Ficaremos vinte e poucos dias em Nice (entre setembro e outubro). Nossa primeira vez lá.
Estamos em dúvida quanto ao melhor bairro para nos hospedarmos. Pretendemos fazer uma Slow Travel (rsrsrs). Quer dizer: ter tempo pra se perder sem pressa nas diversas atrações da região e sem a angústia de ter de pular logo para o próximo destino… Vimos que tem apartamentos no Vieux-Nice (oferecidos no airbnb). Você recomendaria outros bairros?
Merci!
Charles e Andréia
Rodrigo Lavalle
Charles, não conhecemos Nice o suficiente para recomendar outros bairros. Leia nosso artigo específico sobre a cidade: https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/30/roteiro-da-provence-ate-cote-dazur/.
Abraços.
Lucas Carvalho
ola rodrigo!
estou indo para o sul da frança em dezembro com a familia, somos 5 pessoas. chegaremos em toulouse e voltaremo por nice. passaremos 12 dias inteiros de viagem. quais as sugestoes de bases e cidades a visitar pelo caminho? quantos dias em cada base? to vendo que voce altamente recomenda alugar carro, ne?
obrigado!
Rodrigo Lavalle
Lucas, saindo de Toulouse passe por Carcassonne (https://www.conexaoparis.com.br/2010/04/28/carcassone/) e depois Aix-en-Provence. Fique em Aix e visite Baux de Provence, Carrières des Images, Gordes, Roussillon, Lacoste.. Ou seja, as pequenas cidades da Provence. Leia esses artigos sobre Aix e arredores:(https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/01/um-dia-nos-arredores-de-aix-en-provence/). Em seguida vá para Marseille e depois Nice. A partir de Nice, visite Eze, Saint Tropez, Cannes, Saint Jean Cap Ferrat e Saint Paul de Vence. Faça o roteiro das pequenas cidades descritos no artigo acima.
Abraços.
Eduardo
Boa tarde,
Estou indo para Côte d’azur em agosto e gostaria de saber se em Nice, Cannes e St. Tropez existe o golpe que eles vem colocar a fitinha no seu pulso e depois ficam pedindo dinheiro ou se não deixares colocar ficam agressivos, como na Basílica de Sacre Couer. Sabem me informar ? Se sim, em quais locais principalmente?
Obrigado. Eduardo.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, creio que não existe esse golpe por lá.
Abraços.
Walter barbalho
Rodrigo, li esse seu roteiro de viagem de carro pelas cidades perto de Nice e achei muito imteressante, tanto que me inspirou a fazer algo bem parecido.
Daqui a 1 mês, vou alugar um carro saindo de Nice e planejei fazer o seguinte trajeto: Villefranche-sur-Mer -> saint Jean capt ferrat -> eze. Minha dúvida é a seguinte é pouco para um dia? Dá para incluir mais alguma cidade? Se sim, qual? Parabéns pelo blog, show demais!
Rodrigo Lavalle
Walter, não é pouco para um dia. Você deve visitar também a Villa Ephrussi de Rothschild em Saint-Jean-Cap-Ferrat.
Abraços.
Marcia
Oi, Lina, Estou indo dia 28 de maio com minha filha para Cote d’azur, minha base será Nice, estou precisando de sua ajuda! Qual a melhor maneira de ir de Nice para Saint Tropez e para Cannes? Obrigado!!! Márcia
Rodrigo Lavalle
Márcia, a melhor forma é de carro alugado.
Abraços.
Angela giuberti
Olá ,
Iremos a Paris em outubro . Será que o mês é bom para descer pra Nice e percorrer a costa até Marselha ? Parece que chove muito!
Rodrigo Lavalle
Ângela, em outubro já começa a fazer um pouco de frio.
Abraços.
cristiane pires
Amo a França e minhas férias de 2015 inclui conhecer as cidades de Grasse e Cap Ferrat. Qual a melhor cidade para se hospedar , da qual poderia fazer viagens de 1 dias para essas cidades ? Estava pensando em Nice. É a melhor opção ? Esses trajetos podem ser feitos de trem ?
Rodrigo Lavalle
Cristiane, Cannes é mais perto de Grasse e Nice é mais próxima de Cap Ferrat. Nós preferimos Nice. Leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/30/roteiro-da-provence-ate-cote-dazur/ e https://www.conexaoparis.com.br/2010/01/04/um-roteiro-pela-cote-dazur/. Existe trem de Nice para Grasse (a viagem dura em torno de 1h) mas não existe trens para Cap Ferrat. Como a viagem de carro dura meia hora deve haver táxis que façam o trajeto.
Abraços.
Leonardo
Olá pessoal!
Como estão?
Estou indo para Paris em maio e gostaria de conhecer a Cote d’Azur. Penso em ficar 3 noites hospedado em Nice e fazendo um bate e volta em Monaco. Minha grande dúvida é na viagem de Paris para Nice.
Pensei em alugar um carro em Paris, fazer um pernoite em Lyon, passear os 3 dias por algumas cidadezinhas indicadas aqui e voltar também pernoitando em Lyon. Só estou achando chata a volta de carro para Paris. O que acham da viagem Paris-Nice? Muita coisa para conhecer? Ou vale mais a pena ir de trem e alugar um carro em Nice?
Desde já obrigado pelo
Rodrigo Lavalle
Leonardo, faça a viagem de carro se você dispõe de tempo e quer curtir as cidades no trajeto. Se prefere usar o tempo na Côte d’Azur, o mais prático e rápido é pegar o trem em Paris direto para Nice.
Abraços.
Camilla
Lina e Rodrigo,
Sou super fã do conexão paris! Estou viajando para cote d’azur e paris, na minha lua de mel, em junho desse ano. Gostaria de saber qual a melhor forma de chegar em Cannes (onde será nossa base) a partir do aeroporto de Nice, sem ser de carro (pois não temos carteira de motorista).
Agradeço desde já!
Abs,
Camilla
Rodrigo Lavalle
Camilla, no aeroporto de Nice pegue um trem para Cannes. Existem trens frequentes entre as 2 cidades. Consulte horários e preços nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.