O que ver em torno de Nice? Comecem pelo arrière-pays, quer dizer, as cidades das montanhas, atrás de Nice. Em primeiro lugar Saint Paul de Vence.
Cidade-museu, ponto de encontro de ricos e famosos. Nas suas ruelas medievais, milhões de obras de arte e de galerias de arte, de lojas com artigos para turistas e de pequenos restaurantes. É turístico demais? Claro, mas ao mesmo tempo o charme se impõe e saímos de Saint Paul felizes por ter conhecido este mito da Côte d’Azur.
Mas o lugar mais famoso de Saint Paul de Vence se encontra na entrada da cidade e fora do burgo medieval.
Bem na tradição européia, esta casa com um aspecto exterior mal cuidado é na realidade o ponto de encontro da elite que frequenta a região: La Colombe d’Or. Por aí passaram Matisse, Truffaut, Prévert, Simone Signoret, Montand, Picasso, Alain Delon, Calder e a lista é longa. Um conselho, almocem no restaurante do hotel: www.la-colombe-dor.com. Reservas no: [email protected].
Jardim Fondation Maeght
Após Saint Paul de Vence, parem na famosa Fondation Maeght (www.fondation-maeght.com) que se encontra a 500 metros da entrada da cidade. Mas atenção, o site informa que a Fondation está fechada para reformas até a primavera de 2010. As obras de artistas tais como Giacometti, Calder, Miró e Tal-Coat se encontram espalhadas por um magnífico jardim.
Não deixem de passear por Vence que se encontra perto de Saint Paul e da Fondation.
Uma cidade maior do que Saint Paul, menos cidade-museu e mais autêntica. A feira de antiguidades que se instala nas segundas em Nice, aqui em Vence ela acontece nas quartas. Vence também possui uma parte histórica e medieval com suas ruelas e restaurantes.
Comemos aqui um crepe sublime, na Creperie Bretonne, 6 Place Surian, na parte histórica da cidade. Estas são as principais cidades a serem vistas no arrière-pays.
Voltando para a orla marítima, aconselho pegarem a estrada que vai de Nice até Saint Jean de Cap Ferrat, passando por VilleFrance-sur-Mer. Este trecho é um dos mais bonitos da orla. Esta estrada se chama Petite Corniche e preciso explicar o detalhe das três Corniches. Entre Nice e Menton, les Corniches são três estradas específicas, cada uma oferecendo uma vista diferente do Mediterrâneo. La Grande Corniche, a mais alta, oferece uma vista espetacular do Mediterrâneo. A Corniche Moyenne é aquela que vai passar pelas cidades incrustadas nas montanhas e a última, a Petite Corniche une as diversas cidades da orla.
Pegando a Petite Corniche vocês irão visitar a pequena cidade de Villefranche sur Mère e sua capela Saint Pierre decorada por Cocteau.
Em Cap Ferrat, visitarão a mansão de Beatrice Ephrussi de Rotchschild
e seus famosos jardins (www.villa ephrussi.com)
Èze Village
O passo seguinte será visitar uma das cidades mais bonitas da Côte e que se chama Èze. Èze possui três níveis porque ela se estende da praia até o ponto mais elevado da costa, ou seja o nível da Grande Coniche. A Èze-bord-de-mer, a da praia, não possui grandes atrativos. A mais bonita é aquela que se encontra na Moyenne Corniche e que se chama Èze-Village. Pequena cidade encantadora e com uma vista única do Mediterrâneo.
E não deixem de percorrer, também, os famosos jardins de Èze.
Claro que a Côte d’Azur possui muitos outros atrativos. O objetivo destes três artigos foi de propor um roteiro de alguns dias pela Riviera e Provence. Escolhi o que mais me interessa e que não deixa de representar, também, a opinião dos parisienses sobre estas duas regiões. Acho Nice muito mais interessante do que Cannes e Saint Tropez. Aliás, esta última cidade é um pequeno porto onde ancoram barcos milionários, onde peoples possuem casas escondidas nos arredores. Se você for people, tiver um barco enorme e possuir uma agenda com o nome e telefone das celebridades, vá a Saint Tropez. Senão, faça o roteiro descrito nestes artigos.
Clique aqui para ler o primeiro artigo sobre a Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
86 Comentários
Mayara Brigola
Passei uma tarde em Eze, e foi suficiente pra conhecer o lugar com calma..a cidadezinha dentro das muralhas no alto da montanha é perfeita pra um conto de fadas!
Partindo de Nice, é muito fácil chegar em Eze.. pegue o trem e aproveite a vista! Chegando na gare de Eze sur Mer, tem um ônibus que leva direto até o topo da montanha, na gare mesmo eles te informam os horários…
No final da tarde, uma parada para brindar com um rosé delicioso no terraço do Restaurante do Château Eza, que tem uma vista espetacular!
Ah, e eu super aprovo a ideia do Guia da Provance!
Alvaro Coutinho
Qdo estive a trabalho em Sophia-Antipolis no verao (perto de Cap d’Antibes) fiquei espantado com os engarrafamentos. Porem pelas estradinhas do interior as coisas eram diferentes. Fui num fim de semana a Mougins, que e bem legal. Olhem la: http://www.mougins.fr/ … cidade murada, cheia de galerias de arte e bons restaurantes.
Helder Araujo
Na Côte d’Azur fizemos a base em Cagnes sur Mer, cidade ao lado de Nice, interligada pela Promenade des Anglais e onde os hotéis são pelo menos 50% mais baratos do que em Nice. Para quem está de carro, melhor ainda, os hotéis tem garagem gratuita e não é difícil conseguir um apto com varanda de frente para o Mediterrâneo.
Lenna Ranghetti
Numa viagem à Côte d’Azur, não deixem de visitar Antibes, uma linda cidade que tem um mercado muito interessante, Grasse, a cidade dos perfumes e Mônaco, o principado dos sonhos. Fui e adorei!”
Natália Machado
amei!
como não sou PEOPLE, vou pra Nice!!!
Monica Salgado Ferreira
Olá Lina,
Estaremos em Madri no dia 31 de maio depois de uma semana de Marrocos e pensamos inicialmente em pegar um voo para Nice, onde alugaríamos um carros para conhecermos St Paul de Vince, Éze, as corniches e arredores. Depois que li, seus artigos fiquei morrendo de vontade de esticar até a Provence. Temos estar em Madri para voltarmos ao Brasil no dia 8 de junho a noite, pois nosso voo é no dia 9 – diurno. Acha que poderíamos dividir esses 8 dias entre Provence e Cote D’azur? Da pra ir de carro de algum lugar da Provence para Nice, por exemplo? Ou a distancia é muito grande? Adorei seus artigos! Agradeço desde já as dicas e as sugestões. Abraço Mônica
Lina
Monica
Dá tempo de conhecer Provence e Côte d’Azur. Mas é uma pena não conhecer bem somente uma das duas. Conheça a Côte deste vez.
Mas se quiser ver as duas, poderá ir de carro de Nice até Gordes, por exemplo, são 250 Km, 3 horas de viagem.
deborah zilber
estamos “vivendo” 14 dias em saint paul de vence, lugar que escolhemos como base da nossa viagem aos alpes marítmos. recomendo muitísimo os dois apartamentos super charmosos, super bem decorados e muito confortáveis , numa construção medieval renovada, de propriedade de luc tombeur, uma pessoa completamente especial , amável, gentil e habitante daqui, além de artista maravilhoso. Ele nos recebeu como se fôssemos parte da sua família. o site dele : http://www.maison aux bonsais.com
é uma oportunidade única de conhecer como se vive num vilarejo medieval tão especial como saint paul.
um restaurante muito bom aqui é o le tilleul.
como saimos o dia inteiro para visitar outros lugares, o retorno ao apto no final da tarde coincide com a saída das hordas de turistas e é adorável passear pelas ruas vazias.
Flavia Franco
Obrigada Lina por responder tão prontamente.
Seu Blog é maravilhoso!!!
Cada dia leio um pouquinho aqui outro pouquinho lá…to viciada nele rs,rs,rs, 🙂