O que ver em torno de Nice? Comecem pelo arrière-pays, quer dizer, as cidades das montanhas, atrás de Nice. Em primeiro lugar Saint Paul de Vence.
Cidade-museu, ponto de encontro de ricos e famosos. Nas suas ruelas medievais, milhões de obras de arte e de galerias de arte, de lojas com artigos para turistas e de pequenos restaurantes. É turístico demais? Claro, mas ao mesmo tempo o charme se impõe e saímos de Saint Paul felizes por ter conhecido este mito da Côte d’Azur.
Mas o lugar mais famoso de Saint Paul de Vence se encontra na entrada da cidade e fora do burgo medieval.
Bem na tradição européia, esta casa com um aspecto exterior mal cuidado é na realidade o ponto de encontro da elite que frequenta a região: La Colombe d’Or. Por aí passaram Matisse, Truffaut, Prévert, Simone Signoret, Montand, Picasso, Alain Delon, Calder e a lista é longa. Um conselho, almocem no restaurante do hotel: www.la-colombe-dor.com. Reservas no: [email protected].
Jardim Fondation Maeght
Após Saint Paul de Vence, parem na famosa Fondation Maeght (www.fondation-maeght.com) que se encontra a 500 metros da entrada da cidade. Mas atenção, o site informa que a Fondation está fechada para reformas até a primavera de 2010. As obras de artistas tais como Giacometti, Calder, Miró e Tal-Coat se encontram espalhadas por um magnífico jardim.
Não deixem de passear por Vence que se encontra perto de Saint Paul e da Fondation.
Uma cidade maior do que Saint Paul, menos cidade-museu e mais autêntica. A feira de antiguidades que se instala nas segundas em Nice, aqui em Vence ela acontece nas quartas. Vence também possui uma parte histórica e medieval com suas ruelas e restaurantes.
Comemos aqui um crepe sublime, na Creperie Bretonne, 6 Place Surian, na parte histórica da cidade. Estas são as principais cidades a serem vistas no arrière-pays.
Voltando para a orla marítima, aconselho pegarem a estrada que vai de Nice até Saint Jean de Cap Ferrat, passando por VilleFrance-sur-Mer. Este trecho é um dos mais bonitos da orla. Esta estrada se chama Petite Corniche e preciso explicar o detalhe das três Corniches. Entre Nice e Menton, les Corniches são três estradas específicas, cada uma oferecendo uma vista diferente do Mediterrâneo. La Grande Corniche, a mais alta, oferece uma vista espetacular do Mediterrâneo. A Corniche Moyenne é aquela que vai passar pelas cidades incrustadas nas montanhas e a última, a Petite Corniche une as diversas cidades da orla.
Pegando a Petite Corniche vocês irão visitar a pequena cidade de Villefranche sur Mère e sua capela Saint Pierre decorada por Cocteau.
Em Cap Ferrat, visitarão a mansão de Beatrice Ephrussi de Rotchschild
e seus famosos jardins (www.villa ephrussi.com)
Èze Village
O passo seguinte será visitar uma das cidades mais bonitas da Côte e que se chama Èze. Èze possui três níveis porque ela se estende da praia até o ponto mais elevado da costa, ou seja o nível da Grande Coniche. A Èze-bord-de-mer, a da praia, não possui grandes atrativos. A mais bonita é aquela que se encontra na Moyenne Corniche e que se chama Èze-Village. Pequena cidade encantadora e com uma vista única do Mediterrâneo.
E não deixem de percorrer, também, os famosos jardins de Èze.
Claro que a Côte d’Azur possui muitos outros atrativos. O objetivo destes três artigos foi de propor um roteiro de alguns dias pela Riviera e Provence. Escolhi o que mais me interessa e que não deixa de representar, também, a opinião dos parisienses sobre estas duas regiões. Acho Nice muito mais interessante do que Cannes e Saint Tropez. Aliás, esta última cidade é um pequeno porto onde ancoram barcos milionários, onde peoples possuem casas escondidas nos arredores. Se você for people, tiver um barco enorme e possuir uma agenda com o nome e telefone das celebridades, vá a Saint Tropez. Senão, faça o roteiro descrito nestes artigos.
Clique aqui para ler o primeiro artigo sobre a Côte d’Azur.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
86 Comentários
Cláudia Oiticica
É um roteiro maravilhoso esse que a Lina falou acima. Já fiz e segui pelo litoral até Marseille. Praias lindas e de areia branquíssima como Agay me chamaram a atenção, como também Port Grimaud, toda projetada. Senti não ter conhecido o Museu Picasso em Antibes, já que no dia que estive lá estava fechado como também não ter pego um dia bonito em Èze.
Prefiro Nice, mas também gostei muito de conhecer Cannes, já que cheguei na semana do festival de cinema e deu para sentir o clima e o auê que toma conta da cidade.
Uma fato que não me esqueço foi a minha chegada à Saint Tropez quando estava acontecendo as “Bravades”, um misto de manifestação militar e religiosa que jamais imaginaria que pudesse ter na França e ainda mais num balneário famoso mais pela agitação.Tiros de fuzis eram disparados a todo momento pelos bravadeurs vestidos a caráter.Muito interessante o que vi lá.
Alessandro A.
Lina, excelente post!!! Dicas super anotadas.
Eudênia
Olá Lina. Em 2006 realizei me sonho de conhecer a Europa, passando míseros 03 dias em Paris, achando que depois disso daria por encerrado esta etapa, enganei me Apos conhecer a cidade luz e desde então acessar diariamente o seu sit, o que era sonho, se tranfornou em desejo de quero mais e mais. Você mostra de Paris o seu lado poetico, uma cidade que nos faz apaixonar.Sim, tenhos uma Paris da realidade nua e crua com todos os problemas das cidades grandes, mais para que ficar aqui ressaltando este lado e perder a magia de ver Paris com os olhos de um apaixonado. E ai te pergundo, o objeto da paixão, para o apaixonado, tem defeito?
Ao passar este ano novo apos tantas coisas ruins que nos pega de surpresa, comoa gripe suina e o desmoronamento vespera de ano novo etc… decidi não deixar nada para amanhã, vou passar em 2010, pelo menos dois meses em Paris. E conto com a sua ajuda para continuar a nos orientar, com suas dicas maravilhosa, a como aproveitar o melhor da cidade.
Lina, que Deus abençoe a você e a todos que são como eu apaixonados por Paris, e que neste ano que se inicia,saude, amor, carinho, amizade e sonhos realizados, caiam sobre nos as pencas.
Feliz 2010!!!
Lucia
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O o post !
Adorei, Lina!
Texto objetivo e delicado.
Fotos belissimas.
Angie
Ótimas dicas! Para almocar em Eze, recomendo também o Restaurant Chateau Eza, com uma vista de tirar o fôlego!!! 🙂
http://www.chateaueza.com/de/restaurant_and_bar.hotels
Beijos, e Feliz 2010!
Angie
Leandro Ramos
SUPER ..Lina !!! Maravilhosos artigos….Parabéns…Um passeio formidável e inesquecível !! Bisous
Cristiana
Lina
Já estava programando este passeio, mas de um dia apartir de Aix-en-Provence, saindo bem cedinho… Já até fiz o aluguel do carro. Você reparou se as estradas e ruas são bem sinalizadas?
Adriana Pessoa
Lina,
esta foi a minha viagem pela Cote d’Azur.
Adorei rever Saint Paul de Vence, onde me hospedei.
Quero voltar, já!
Isadora Cysne
Lina!
Lindo! Acho que esse tema merece um guia… risos
Michelle
Lindo, lindo, Lina!
Post perfeito!
Beijos!
http://www.viajenaarte.com.br