O leitor Maurício Christovão nos envia mais um post sobre as principais cidades da Bretanha. O seu circuito de quatro dias começa em Saint Malo, a deliciosa cidade/fortaleza situada pertinho do Mont Saint Michel. Maurício seguiu os conselhos de Conexão Paris e se hospedeou nesta cidade. Leia este artigo clicando aqui. Em seguinda o circuito continua com a visita do Mont Saint Michel, leia aqui. E hoje, ele nos fala do seu passeio pela orla marítina, para conhecer Dinard e Cancale.
Por Maurício Christovão
Você já andou pelas muralhas de Saint Malo, foi à praia, conheceu a cidade intramuros…E agora? O que mais se pode fazer estando baseado em Saint Malo? Muita coisa. Existem boas opções de visitas a locais próximos, além do Mont Saint Michel. Agências locais fazem esses passeios, mas preferimos alugar um carro, pela flexibilidade e a curiosidade de explorar caminhos diferentes.
Dinard: Fica a uns 10 km de Saint Malo. Sua posição é do outro lado da baía, oposta às muralhas de Saint Malo, e a vista é espetacular. A cidade possui também marinas, belas praias e estradinhas à beira mar nas quais nos “perdemos” com muito prazer. Nos deu a impressão, pelo padrão das residências, de ser um lugar de veraneio para os mais abonados. A estrada (D168) passa sobre a usina maremotriz de La Rance, que produz eletricidade com a força das marés. Dá para visitar Dinard pela manhã e almoçar em Cancale depois.
Cancale: Fica a 15 km, mas na direção oposta a Dinard. Ostras, ostras e mais ostras!!! Mas Cancale não é só isso. É também uma cidadezinha à beira mar muito agradável de se visitar.
Se você é do estilo “mão na massa”, pode fazer como os turistas que vimos, paramentados com roupas de trabalho e botas de borracha para visitar as fazendas de ostras na maré baixa.
As ostras são numeradas por tamanho, e as maiores são as de nº1. Existem vários restaurantes na orla de Cancale cujo prato principal você já adivinhou: ostras!
Mas para quem não gostar, ou quiser outra coisa, os peixes e outros frutos do mar também estão à sua disposição. Apenas como exemplo, um almoço, para dois, no Chez Victor saiu por 50 euros com água mineral e café expresso. Não foi muito barato, mas estava delicioso!!!
Atenção: no verão, o estacionamento à beira mar e próximo aos restaurantes em Cancale é difícil e as ruas internas são bloqueadas, sendo acessíveis apenas aos moradores. Conseguimos vaga num “parking” próximo ao quebra-mar, que fica do lado esquerdo da praia. Talvez por ser meio escondido, ainda não estava cheio.
Cancale fica na Route de La Baie, que é uma estrada alternativa mais próxima ao mar e que vai de Saint Malo ao Mont Saint Michel. Recomendo, na ida, ir pelas estradas principais (D137,E401, D997 e D976) que são bem sinalizadas e o levarão sem sustos ao MSM em menos de uma hora.
Na volta, se não estiver com pressa e gostar de aventura, em Pontorson procure as placas da Route de La Baie (D 997,D797, D155, D76 e D201) e descubra lugares lindos, como Le Vivier-sur-Mer, Saint Benoit-des-Ondes (os nomes são ótimos), fazendas típicas, praias desertas, dunas,até chegar a Cancale e daí a Saint Malo.
Talvez o GPS não ajude muito, pois o nosso “teimava” em dar o caminho mais curto, mas nós tínhamos um mapa Michelin da Bretanha que resolveu a parada. Aconselho encher o tanque, pois não vi muitos postos de gasolina nessas estradas secundárias. Se você for do tipo cauteloso, informe na portaria do hotel aonde pretende ir e quando voltará.
Nós sugerimos que você leia mais alguns artigos sobre Saint Malo, Cancale e outras cidades da Bretanha clicando nos links abaixo. Assim terá outras excelentes informações sobre restaurantes e hospedagens.
. Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
. De Paris a Saint Michel via Saint Malo
. Visita inusitada ao Mont Saint Michel
Como ir de Paris até Saint Malo
- Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Preços podem variar dependendo do dia da semana, da hora da viagem e da época do ano. Compre antecipadamente, no site da Rail Europe, para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de horas de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
eymard
Excelente Mauricio. Boas dicas e otima experiencia. Quanto a Paris, basta estar atento. Sem neurose.
Conceição Aparecida Augusto
Paris não é perigosa, porém até durante o dia pode-se ser roubada. Aconteceu com minha filha. Mas eu andei muito e usei metro e ônibus e não aconteceu nada. Mas vale a pena. Pretendo voltar e ir ao Mont Saint Michel.
Sheyla Cordeiro
Olá! Visitamos o Mont Saint Michel há 20 dias atrás e fixamos bases em Dinan, uma cidade charmosa, com bons restaurantes e bastante fotogênica. O hotel que ficamos – Hotel Arvor, foi uma grata surpresa, localizado dentro das muralhas e com estacionamento privativo.
A partir de Dinan, saíamos para explorar as cidades no entorno: Saint Malo, Cancale e Pontorson e claro, Le Mont Saint Michel. Caso você tenha este roteiro em mente, caso possa, não deixe de considerar Dinan. Depois me conte!
Rodrigo Lavalle
Sheyla, obrigado pelas dicas.
Abraços.
Dillemba
Vitória, como diz o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, em Paris o perigo é durante o dia e nos pontos turísticos. Mas não há violência, a gente fica encantada olhando aquelas maravilhas, descuida da bolsa e quando vê está sem a carteira. Basta estar atenta e levar dinheiro e cartões no bolso interno da roupa.
Maurício Christovão
Calma, gente!!! Nada de pânico!!!
Se vocês moram em alguma cidade grande aqui no Brasil, com certeza não terão problemas em Paris. Apenas prestem atenção e lembrem-se que turista é alvo preferencial em qualquer lugar. Deixem o passaporte no cofre e andem com uma cópia, e não fiquem perto das portas dos vagões do metrô.
Thaís Hémile Wunder
Vitória, Paris não é perigosa. Tem que se ter um pouco mais de atenção a noite, como já temos no Brasil. Mas andei as 10 da noite, peguei metro, fiquei no bairro Gare du Nord (que é conhecido pela maior quantidade de imigrantes) e foi muito tranquilo. Pede-se para ter mais atenção com o batedores de carteira no metro e na saída destes.
Vitória
Muito obrigada Helena Pereira !! Estou um pouco ansiosa em relação a Paris á noite na rua , no metrô , medo de assaltos , sei lá … bjus
Rodrigo Lavalle
Vitória, Paris é uma cidade segura, não há ataques e assaltos a mão armada. O que ocorre são furtos em locais e metrôs cheios. Fique atenta à bolsa (use-a sempre para a frente) e não coloque nada nos bolsos de trás das calças.
Abraços.
Maurício Christovão
Esqueci de dizer que as fotos são de autoria de Sandra Alonso(Mme S.), que vem se revelando(sem trocadilho) uma excelente fotógrafa.
Helena Pereira
Oi Vitória,
Fiquei hospedada em um hotel nessa mesma rua e gostei muito da localização. Pertinho da estação Dupleix do metrô, vários restaurantes por perto, fácil de chegar a pé a Torre Eiffel, lavanderias e Monoprix bem ao lado. Achei super tranquilo andar a noite por ali.
Vitória
Oi gente !!!!
Vocês sabem me informar se o hotel France Eiffel é num lugar seguro para andar a noite e se é de fácil localização ? ( metrô , etc.. ) Ele fica na 8 , rue Saint Charles . é uma rua segura ? vou em 20 de janeiro . obrigada !!!!
Rodrigo Lavalle
Vitória, a região é segura e há uma estação de metrô (Dupleix) bem perto.
Abraços