O leitor Maurício Christovão nos envia mais um post sobre as principais cidades da Bretanha. O seu circuito de quatro dias começa em Saint Malo, a deliciosa cidade/fortaleza situada pertinho do Mont Saint Michel. Maurício seguiu os conselhos de Conexão Paris e se hospedeou nesta cidade. Leia este artigo clicando aqui. Em seguinda o circuito continua com a visita do Mont Saint Michel, leia aqui. E hoje, ele nos fala do seu passeio pela orla marítina, para conhecer Dinard e Cancale.
Por Maurício Christovão
Você já andou pelas muralhas de Saint Malo, foi à praia, conheceu a cidade intramuros…E agora? O que mais se pode fazer estando baseado em Saint Malo? Muita coisa. Existem boas opções de visitas a locais próximos, além do Mont Saint Michel. Agências locais fazem esses passeios, mas preferimos alugar um carro, pela flexibilidade e a curiosidade de explorar caminhos diferentes.
Dinard: Fica a uns 10 km de Saint Malo. Sua posição é do outro lado da baía, oposta às muralhas de Saint Malo, e a vista é espetacular. A cidade possui também marinas, belas praias e estradinhas à beira mar nas quais nos “perdemos” com muito prazer. Nos deu a impressão, pelo padrão das residências, de ser um lugar de veraneio para os mais abonados. A estrada (D168) passa sobre a usina maremotriz de La Rance, que produz eletricidade com a força das marés. Dá para visitar Dinard pela manhã e almoçar em Cancale depois.
Cancale: Fica a 15 km, mas na direção oposta a Dinard. Ostras, ostras e mais ostras!!! Mas Cancale não é só isso. É também uma cidadezinha à beira mar muito agradável de se visitar.
Se você é do estilo “mão na massa”, pode fazer como os turistas que vimos, paramentados com roupas de trabalho e botas de borracha para visitar as fazendas de ostras na maré baixa.
As ostras são numeradas por tamanho, e as maiores são as de nº1. Existem vários restaurantes na orla de Cancale cujo prato principal você já adivinhou: ostras!
Mas para quem não gostar, ou quiser outra coisa, os peixes e outros frutos do mar também estão à sua disposição. Apenas como exemplo, um almoço, para dois, no Chez Victor saiu por 50 euros com água mineral e café expresso. Não foi muito barato, mas estava delicioso!!!
Atenção: no verão, o estacionamento à beira mar e próximo aos restaurantes em Cancale é difícil e as ruas internas são bloqueadas, sendo acessíveis apenas aos moradores. Conseguimos vaga num “parking” próximo ao quebra-mar, que fica do lado esquerdo da praia. Talvez por ser meio escondido, ainda não estava cheio.
Cancale fica na Route de La Baie, que é uma estrada alternativa mais próxima ao mar e que vai de Saint Malo ao Mont Saint Michel. Recomendo, na ida, ir pelas estradas principais (D137,E401, D997 e D976) que são bem sinalizadas e o levarão sem sustos ao MSM em menos de uma hora.
Na volta, se não estiver com pressa e gostar de aventura, em Pontorson procure as placas da Route de La Baie (D 997,D797, D155, D76 e D201) e descubra lugares lindos, como Le Vivier-sur-Mer, Saint Benoit-des-Ondes (os nomes são ótimos), fazendas típicas, praias desertas, dunas,até chegar a Cancale e daí a Saint Malo.
Talvez o GPS não ajude muito, pois o nosso “teimava” em dar o caminho mais curto, mas nós tínhamos um mapa Michelin da Bretanha que resolveu a parada. Aconselho encher o tanque, pois não vi muitos postos de gasolina nessas estradas secundárias. Se você for do tipo cauteloso, informe na portaria do hotel aonde pretende ir e quando voltará.
Nós sugerimos que você leia mais alguns artigos sobre Saint Malo, Cancale e outras cidades da Bretanha clicando nos links abaixo. Assim terá outras excelentes informações sobre restaurantes e hospedagens.
. Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
. De Paris a Saint Michel via Saint Malo
. Visita inusitada ao Mont Saint Michel
Como ir de Paris até Saint Malo
- Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Preços podem variar dependendo do dia da semana, da hora da viagem e da época do ano. Compre antecipadamente, no site da Rail Europe, para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de horas de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
Jeannie
Fui há 2 anos atrás e passei por Cancale, pois já tinham me falado dessa parada obrigatória para os amantes de ostras!
Essa região também sofre as correntes marítimas, então uma dica para quem vai, é almoçar bem tarde “final da tarde” para testemunhar a “invasão” das águas que acontece na praia bem em frente aos restaurantes…barcos nas areias se levantam em questão de 40 minutos.
Mauricio Christovão
Aparecida Bessa: As minhas fotos são praticamente dos mesmos ângulos das que Sandra tirou, e achei que as dela ficaram melhores. Engraçado é que você tem o mesmo nome de uma ex-colega de trabalho dos anos 80 em Sampa.
Aparecida Bessa
Mauricio Christovão (que nome chic),
adorei a sua reportagem , ela aguça a vontade de visitar a região mas eu gostaria de ver suas fotos também.
Cida Bessa
Maristela
Estou viajando para Paris agora dia 21 de janeiro , depois deste atentado como vai ser
para circular por lá e os trens?
Rodrigo Lavalle
Maristela, está tudo normal. A cidade está mais policiada e com mais soldados nas ruas.
Abraços.
Maurício Christovão
Obrigado, Dodô e Eymard. Como já disse, as fotos são de Mme S., minha fiel companheira de jornada.Em Cancale eu estava mais preocupado em comer as ostras do que fotografá-las…
Vitória
Pessoal , muito obrigada mesmo , decidi ficar no France Eiffel e não usarei bolsas , levarei tudo naquelas carteiras com elástico que usamos por dentro das roupas e também nada nos bolsos , melhor prevenir do que chorar depois !!! abraços e mais uma vez obrigada !!!
Rodrigo Lavalle
Vitória, o principal é vir sem medo porém ficar sempre alerta!
Boa viagem!
Evandro Barreto (Dodô)
Maurício Cristóvão, mais uma reportagem perfeita, fotos y compris! Dá para sentir o gosto de maresia nas ostras. Aliás, a França inteira é insegura para elas.