Que Paris é a capital do luxo, da sofisticação e da alta gastronomia não resta a menor dúvida. Aqui podemos consumir (em todos os sentidos da palavra) o que de melhor o mundo tem a oferecer. Mas a cidade possui também um lado B underground e sócio-econômico-ecológico vanguardista.
O artigo de hoje fala sobre um desses locais lado B de Paris – o restaurante Freegan Pony – e é mais um reconhecimento de uma iniciativa louvável e muito importante para o futuro da humanidade do que propriamente uma informação ou dica turística.
O Freegan Pony é um restaurante peculiar por vários motivos:
- Ele ocupa, sem permissão, um galpão abandonado debaixo do Péripherique de Paris (o anel rodoviário que circunda e delimita a cidade);
- Suas refeições são gratuitas;
- Os chefs, cozinheiros e ajudantes são voluntários;
- Sua comida é vegana, ou seja, não há carne de nenhuma espécie ou produto de origem animal ou vindo da exploração dos animais (ovos, leite, mel etc).
- E o mais importante: toda a comida preparada e servida vem do que não foi vendido (e seria jogado no lixo) no grande mercado Rungis (a Ceasa francesa), que abastece Paris e região.
O local funciona de sexta à segunda. A cada dia, um chef de algum restaurante parisiense (Café Pinson, Aoki, Louvre Bouteille etc) se voluntaria para criar o menu (entrada + prato + sobremesa) a partir dos alimentos recuperados no Rungis e com as sobras de comidas já preparadas no dia anterior. O objetivo é aproveitar tudo e evitar o desperdício, principal bandeira do Freegan Pony.
O espaço é rústico, não por conceito mas por falta de recursos: concreto e tijolos aparentes, penumbra, velas, mobiliário antigo e descombinado. Em princípio achei que o público seria a população carente e os sem-teto da região parisiense, mas a maioria dos frequentadores eram jovens hipsters franceses, alguns casais mais velhos e estrangeiros atraídos pela novidade.
Freegan Pony é o mais recente empreendimento do squatter (pessoa que vive ilegalmente em imóveis abandonados ou fechados) Aladdin Charni que, entre outros projetos, criou as festas “Poney Club” (de onde vem o nome Freegan Pony), que acontecia em um antigo abatedouro de cavalos (carne que já foi bem popular na França), e a “Pipi Caca”, que acontecia em um banheiro público (também abandonado/fechado) na região dos Grands Boulevards. Aladdin é um “embaixador” do movimento freegan e, nos últimos 7 anos, só tem se alimentado com vegetais, legumes, verduras e frutas descartados pelos supermercados e feiras parisienses no fim de cada dia.
A comida servida no Freegan Pony não vai mudar a sua vida mas é bem feita e honesta – visto as condições e restrições – e a iniciativa merece todo o apoio e divulgação.
Freegan Poney: Place Auguste Baron (embaixo do Péripherique). Metrô Porte de la Villette, linha 7. Funciona de sexta à segunda a partir das 19:30. É preciso chegar às 19:30 em ponto pois são servidas somente 80 refeições por noite. Verifique a página Facebook do local antes de ir.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Heloísa Krieger
Aplausos a todos os voluntários do restaurante, chefs, ajudantes, etc… E parabéns ao Conexão Paris por divulgar esta iniciativa maravilhosa!
Martha Mansinho
Parabens por informarem tbem o outro lado de uma cidade incrivel!
Renata Affonso
Achei show a iniciativa, todas as cidades deveriam ter um….e as grandes muitos…..é muito democrático……voilá !