O Marais é um dos bairros mais simpáticos de Paris. Costuma-se empregar este termo para região que engloba os bairros 75003 e 75004. Antes de tudo o Marais é um bairro socialmente heterogêneo, mistura de burgueses fugindo da monotonia dos bairros tradicionais, de jovens casais tendência, da comunidade gay, de resquícios da comunidade judaica da rue des Rosiers.
No Marais estão as melhores galerias de arte contemporânea misturadas ao que restou da arquitetura dos séculos anteriores ao Barão Haussmann. O Marais é vivo, jovem, alegre. Vou mostrar um circuito mínimo, porque conhecer o bairro é deambular pelas ruas e ruelas.
Do metrô Saint Paul, na Rue de Rivoli, peguem a rue Malher e virem logo em seguida na rue des Rosiers. Esta rua foi um importante gueto judeu hoje definhando lentamente diante do preço elevado do mercado imobiliário. Logo à esquerda uma casa de chá típica do bairro – Le Loir dans la Théière – onde pode-se comer tortas deliciosas salgadas e doces. Em seguida outras lojas de marcas famosas como COS, Zadig & Voltaire… A rua des Rosiers termina na rua Vieille du Temple. Virem à esquerda e olhem os cafés, sobretudo os que estão situados no Impasse du Tresor, à esquerda um pouco mais à frente. Quando eu morava no Marais era em um desses que eu almoçava com frequência.
Sigam até a rue Roi de Sicile e virem à direita, a rua passando a se chamar rue de la Verrerie. Sigam em frente e peguem logo à direita a rue du Bourg Tibourg. Tudo é interessante nesta rua formada por apenas uma quadra, sobretudo a famosa loja de chás Mariage Frères. Entrem e sintam primeiro o perfume dos chás, admirem a elegância dos vendedores e em seguida façam uma refeição no restaurante situado nos fundos da loja. Uma maravilha! Uma cozinha perfumada pelas essências de chás vindos do mundo inteiro. Nesta mesma rua a ponta de estoque da marca Zadig e Voltaire (no n° 22) e a loja Anatomica (no n° 14).
Voltem para a rua Vieille du Temple e peguem em direção à rue des Francs Bourgeois à esquerda. Quando chegarem na Francs Bourgeois peguem à direita e caminhem até a Place des Vosges. Todo este trajeto é muito interessante. Na esquina da rua Sevigné o Musée Carnavalet (dedicado à história de Paris). Continuem caminhando e logo após a rue de Turenne vocês encontrarão a Place des Vosges. Linda! Certos parisienses a consideram a mais bonita da cidade pela arquitetura, pelo tamanho e pela a sua história. De um lado a morada do rei e do outro o da rainha da França.
Com este pequeno trajeto vocês poderão constatar o charme desta região de Paris.
Conheça os apartamentos para alugar no Marais da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
28 Comentários
Beth
Oi! Gostaria de ir a Marais no domingo, na verdade 28 de maio próximo pela manhã. A noite estarei com vocês no passeio de bike por Paris iluminada!!!! Doida para chegar esse dia eheh.
Enfim, como vou sozinha a Paris e sou bem perdida, espero até esse dia estar melhor nas direções por aí rs, enfim, vou estar no Hotel Central Saint Germain – Quartier Latin, e pelo que vi no mapa é bem distante, não é? De metro não quero ir, porque não curto muito não. Você acha que posso apostar em ir a pé ou deveria ir de táxi?
Até pensei em fazer o passeio com vocês até lá, mas os dias não coincidem com meu roteiro.
Aguardo seu retorno!!!
Rodrigo Lavalle
Beth, não é longe ir a pé, são cerca de 20 minutos de uma caminhada bem interessante e gostosa. Você irá passar pela Ilha Cité em frente a Catedral da Notre Dame. Clique aqui para ver o itinerário no Google Maps.