Fomos uma noite destas conferir a nova decoração do Champs Elysées. Banal. Sem comentários. O que realmente chama atenção é o ambiente da avenida, elétrico, nervoso e cosmopolita. Aos turistas de origens diversas se misturam jovens franceses da periferia de Paris.
Para nós o espetáculo é sempre divertido. No final da tarde, em torno das 19 horas, a tensão começa a aumentar. Filas absurdas para compras, como a do Mark & Spencers recém inaugurado.
Múltiplos eventos comerciais como a Lancel festejando aniversário com jovens músicos expostos nas vitrinas/zoo.
Performances de grupos que chegam de longe via RER.
Não podemos deixar de pensar na expressão francesa Cour de Miracles que no antigo regime designava o lugar onde os mendigos tentavam chamar a atenção dos abastados. Cour de Miracles contemporânea onde se exibe a periferia parisiense ou européia em revendicações identitárias e onde se exibe a indústria do luxo reinvidicando a atenção dos consumidores.
A elite passa rápido à caminho dos encontros after hours do L’Arc ou do Mathis.
Bar do L”Arc – 12 rue du Presbourg 75008 Paris. Metrô Charles de Gaulle Etoile.
Mathis Bar – 3 rue Ponthieu 75008 Paris. Metrô Franklin Roosevelt.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Marcos
A existência de expressões como “periferia”, “reivindicações identitárias” e “elite” já seria condição necessária e suficiente para uma boa discussão de orientação sociológica, não é mesmo?!
Uliana
Primeira vez que visito seu blog, e gostei muito! Cheio de descrições e fotos da linda Paris! No próximo ano estarei conhecendo Paris e realizando um sono de assistir o Roland Garros.
Mas adorei seu, me trouxe uma idéia bastante definida da França!
Marcos
Flávio,
così è se vi pare…
Marcos
José,
a exemplo do Parisiense, também tenho predileção pela loja em Saint-Germain.
Marcos
A decoração está contida, como pede o momento. Elegante e contemporânea. Até porque uma certa “féerie” natalina cafona e descontrolada, tão cara aos afeitos aos barroquismos, rococós e que tais, costuma provocar um tremendo mal-estar de ordem fisiológica em meu corpo cansado (das ordinarices de um senso comum descriterioso e equivocado).
Beth
Realmente, a decoração de natal deste ano não está das mais felizes…
Está mais para “bambolê de árvore”, risos.
Como disse Helena, já vi dias melhores por lá.
Quanto ao pessoal da periferia, é isso memo.
Afinal, tem mais moradores lá do que na Paris intra-muros. E a tendência, especialmente nos fins-de-semana é vir para o centro.
Aliás, eles também estão chegando no Marais, îles etc..
Não é exclusividade do Champs Elysées…
josé rodrigues
Parisiense
Obrigado pela dica, passei cedo pela loja da Bonaparte e ainda estava fechada.
Pretendo um dia completar o roteiro com ela e a da Rue Royale.
Quem fez esta decoração de bambolês deve ser algum fã dos Jetsons ou de filmes de ficção dos anos 70 rs. Parece que a decoração é para o re-lançamento de algum destes filmes.
Quem sabe ano que vem volta o bom gosto de anos anteriores.
Valeria
Eu também nao gostei da decoraçao deste ano. Fiquei em Paris até dia 30/11 e a decoraçao foi decepcionante, comparando com os anos anteriores. Mas, Paris é Paris!
Jacqueline
Fui na Champs Elysées numa terça e na quinta à noitinha. Primeira vez, descendo do Arco e procurando o Teatro Marigny. Adorei. Paris para mim é sempre uma festa. longe ou perto, vivendo ou sonhando. Não precisa nem de decoração. Essas luzes, esse povo que passeia, a visão da longa avenida, os carros em redor do rond point, as lojas de grife em que eu não posso comprar, as pessoas arrumadas aguardando um happy hour, uma sessão de cinema, os turistas, os cars rouges, tudo é alegria e é isso que se busca nesta vida. Senti falta dos artistas de rua que proliferam em Buenos Aires, mas parece que nesta época isso já está providenciado. Salve, Paris! Os que vão te ver te saúdam.
Jú.
Próximo ano vai passar Natal em numa tribo indigena na amazonia,talvez lá a decoração lhe agrade, já que Paris é pouco pra você…coitado.