Fomos uma noite destas conferir a nova decoração do Champs Elysées. Banal. Sem comentários. O que realmente chama atenção é o ambiente da avenida, elétrico, nervoso e cosmopolita. Aos turistas de origens diversas se misturam jovens franceses da periferia de Paris.
Para nós o espetáculo é sempre divertido. No final da tarde, em torno das 19 horas, a tensão começa a aumentar. Filas absurdas para compras, como a do Mark & Spencers recém inaugurado.
Múltiplos eventos comerciais como a Lancel festejando aniversário com jovens músicos expostos nas vitrinas/zoo.
Performances de grupos que chegam de longe via RER.
Não podemos deixar de pensar na expressão francesa Cour de Miracles que no antigo regime designava o lugar onde os mendigos tentavam chamar a atenção dos abastados. Cour de Miracles contemporânea onde se exibe a periferia parisiense ou européia em revendicações identitárias e onde se exibe a indústria do luxo reinvidicando a atenção dos consumidores.
A elite passa rápido à caminho dos encontros after hours do L’Arc ou do Mathis.
Bar do L”Arc – 12 rue du Presbourg 75008 Paris. Metrô Charles de Gaulle Etoile.
Mathis Bar – 3 rue Ponthieu 75008 Paris. Metrô Franklin Roosevelt.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Maria Cristina-POA
Lina, excelente apanhado sociológico do que rola nessa grande e emblemática avenida! quanto aos comentários, fico com o do Flávio e sua linguagem leve e cheia de afeto pela cidade e pelas pessoas. É isso que nos faz a diferença ao lermos esse blog.
Fernando
Também achei a decoração uma merda. Quando eu cheguei na Champs Elysees, as luzes LED estavam verdes e eu pensei “Que mente cruel teve a ideia imbecil de fazer isso com essa iluminação?”. As cores mudam, menos mal. Mas a decoração natalina da Champs Elysees é aquele tipo de tradição que não deveria nunca ser mudada – é perfeita do jeito antiquado e clássico de ser. (Apesar que creio que haja algum tipo de explicação “A iluminação desse ano consome menos energia, é mais limpa e verde…”).
Achei a loja da Marks&Spencer simplesmente ridícula. Acho que nem a pior das M&S de Londres consegue ser pior que a de Paris. Produtos caros e absolutamente pega-gringo/pega-francês, completamente contra o espírito da loja na Inglaterra. Melhor ficar com o Monoprix na França e deixar para pirar na M&S quando passar por Londres…
Beijos,
Fernando.
jorge fortunato
Acho a decoraçãod e natal bonita, mas é preciso vê-la do alto para poder curtir.
Flavio
Que boa lembrança!
aluizio lima
lina
belissimo post e belissimas fotos. estarei ai em janeiro para curtir in loco.
aproveitando seu comentario: voce sabe ate quando essa decoracao fica instalada ?? voce saberia me dizer se todas essas lojas novas (mark & spencer, abercrombie, banana rep., etc) ficam abertas nos domingos de janeiro ?? isso porque tentei saber no site delas mas nao consegui info.
Parabens e muito obrigado
conexaoparis
aluizio
A decoração deve ficar até 6 de janeiro. Não tenho na memória a data certa. Algumas lojas ficam abertas no domingo. Tudo depende dos sindicatos.
Wallydosantos
Gostei especialmente do comentario, bastante simpatico, para a iluminaçao de natal de este ano! :))
Se querem ver uma iluminaçao de Natal bonita com uma vista sobre os telhados de paris e a torre eiffel sugiro uma visita à estaçao de comboios/Tram de Puteux.
Vou tentar enviar uma foto ainda hoje ou amanha para aqui para terem uma ideia do que vos falo!
Adriana Pessoa
Flávio Gomes,
adorei o que vc escreveu!!
Claro que sim, ela é uma francesinha!!
Meu filhote, hoje com 13 anos, também é a minha lembrancinha (como diz a Lúcia) eterna de Paris!!
LuciaC
Mas… Flavio Gomes!
Que linda declaração de amor a vida e a Paris!
Vocês trouxeram de lá um souvenir para sempre!!
Uma parisiensezinha!
LuciaC
Bom dia, Lina!
Paris cidade de luz própria!
As suas ótimas fotos mostram um happening!
Cour des Miracles logo me lembra Djali, Esmeralda, pandeiros, corcunda. O Parvis da Notre Dame de Victor Hugo e dos hippies dos anos 70.
Champs Elysses pouco iluminado, sem feerie mas com loucura natalina.
Ao som de Ketelbey um verdadeiro mercado persa!
Flavio Gomes
Amigos, pela primeira vez comento por aqui.
Há exatamente 1 ano atrás, estavamos Eu e minha Esposa em lua de mel em Paris. Ficamos 10 dias. Foi uma experiência marcante.
E também a exatamente 1 ano atrás, Paris estava sob forte nevasca. Estas mesmas calçadas da Champs Elysées, estavam cobertas de neve escorregadia.
Olhando estas fotos, imediatamente me vejo novamente em Paris. As pessoas, a luminosidade, a Champs Elysées. Me transportei de forma viva para lá.
Paris me marcou demais. Tenho inúmeros países para visitar, conhecer outras pessoas, diferentes culturas. Mas por incrivel que pareça, o que quero mesmo é voltar para Paris.
Foi a primeira vez que fomos a Paris. Mas a impressão que tenho, é que foi apenas um reecontro. Já nos conheciamos de há muito.
E o melhor: Minha filha nasceu exatamente 9 meses depois que estivemos ai. Posso considerar ela uma francesinha, em sua concepção?
Abraços a todos.
eymard
Boa descriçao. E a decoraçao, de fato, ficou a desejar! Mas….se está em Paris. Bastam umas luzinhas. A cidade já é Luz!