Proponho pela primeira vez um passeio pela famosa Bourgogne. Terra de vinhos excepcionais, situada a 2.30 horas de Paris via o trem de alta velocidade, o TGV. O ideal seria sair cedo de Paris, dormir uma noite na região e voltar pela tarde do dia seguinte.
Após muitas pesquisas optei por indicar para vocês o hotel La Maison d’Olivier Leflaive.
Esta casa de estilo bourguigononne pertence à uma célebre família produtora de vinhos conhecidos. Dentro de uma política de expansão de suas atividades eles criaram este pequeno hotel com somente treze apartamentos. Todos amplos, confortáveis e bem decorados, com banheiros novos e design. Salão de leitura e sala de jantar refinados. Este hotel está citado por vários guias, entre eles o Gault Millau 2009.
Ele está situada na cidade de Puligny-Montrachet, mundialmente conhecida por seus vinhos. O trajeto mais rápido seria pegar um TGV de Paris à Dijon, em seguida conexão para Beaune. Tempo de viagem 2.30 minutos. O hotel está colado à Beaune. Ou vocês alugam um carro ou peçam ao hotel para busca-los na estação.
Entrem no site da Maison d’Olivier Leflaive e vejam os apartamentos e banheiros. A tarifa mais barata é de 150 euros para um casal. Eles estão com a seguinte proposta: um atelier do vinho, seguido da visita das instalações onde o vinho é fabricado e armazenado, um almoço degustação com os melhores vinhos da casa, tarde livre seguida de um jantar degustação, pernoite no hotel e café da manhã no dia seguinte. Preço deste pacote 320 euros para duas pessoas. Preço mais que razoável, visto que vão degustar vinhos excelentes acompanhados por pratos da região e estarão alojados em um hotel categoria quatro estrelas.
Detalhe importante: o hotel está aberto do dia 9 de fevereiro até o dia 31 de dezembro.
Façam suas reservas para a Maison Leflaive pelo site Booking.com. Cliquem aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
93 Comentários
Beth
Juliana
Para conhecer e aproveitar o interior da França tem que ser devagar e por estradas secundárias, como a Claudia explicou muito bem.
Caso contrário vc vai perder o melhor de cada lugar!
Maria das Graças
Vc aí em Paris aproveitando seu final de dia eu aqui dando plantão por conta do maridinho resfriado, risos.
Abs.
Juliana
Amigos blogueiros
Imaginem como foi dificil a “verdadeira” escolha de Sofia? rsrsrs Escolher entre a Borgonha e a Normandia tá parecido, referência perfeita do Eymard!! Claudia, sua descrição da Borgonha é uma covardia, fui dormir decidida, e acordei confusa, após ler o seu post das estradinhas secundárias, vinhedos, etc etc … Acho que vou acabar decidindo no palitinho…
Maria das Graças
Juliana, porque voce não tira Chartres, Giverny e Rouen e vai de trem quando estiver em Paris? Aqui no CP a Lina colocou o roteiro direitinho com tempos de viagem para os três lugares. Ai ficaria só o Loire e Mont Saint Michel e Saint Malo.
Maria das Graças
Juliana, assim como Beth, Eymard e outros pitaqueiros aqui do CP eu também não faço maratona em viagem. E voce, me desculpe, está se preparando para entrar em uma. Eu passei uma semana hospedada em Saint Malo e rodando pela região. Não dá para fazer nada correndo por lá. É tudo pertinho, naquela região, mas são tantos os encantos que não dá para só para passar tem que parar e contemplar, cheirar, saborear, beber.
Beth
Claudia
Acabei de viajar pela Borgonha com vc!
E Vézélay… Saudades dupla, do local e do que já passou…
Idem pela Bretanha… Ainda bem que as ostras caem bem em qualquer época do ano! Vc sabe que sempre andei por lá no outono, e acho lindo!
Se a Juliana pretende contar com a nossa ajuda a situação dela vai ficar complicada, risos.
Vai ter que passar um mês inteiro viajando…
Abs,
Cláudia Oiticica
Juliana,
rsrs. Quando terminei a Borgonha, vi que você já tinha excluído ela.
Esse seu novo roteiro está bem mais coerente,rrss.Faça a Borgonha com a calma que ela merece.
Cláudia Oiticica
Juliana,
já faz 8 anos que estive na borgonha e fui no final de maio. As cidades que visitei foram: Dijon, Beaune, Vézélay, Chablis, Nevers, a Abadia de Fontenay, Saulieu,Auxerre. Elas não são longe, mas só viajei por estradinhas secundárias para ir admirando a paisagem, os vinhedos, as eclusas, as péniches passando. Os campos nessa época eram de um verde gritante, lindos e como paisagem mais bonitos que os do Loire, que evidentemente tem outros encantos, como os famosos castelos.Se bem que passamos por muitos na Borgonha também, como o Tanlay que não entrei e um outro lindo pertinho de Vézélay, mas inferiores aos do Loire,
Quanto à Bretanha, fui em julho do ano passado e peguei dias de sol, o que nas regiões litorâneas faz a diferença, com o céu e o mar azul turquesa. Em qualquer cidade praiana, dias bonitos dão outro astral e não sei como é essa região seja no outono.Como Cancale fica no meio do caminho entre Saint Malo e Saint Michel, vale a passada. Se gosta de ostras, lá é o paraíso.
Já Saint Michel é hors concours para mim. Já tinha ido lá em 99, pernoitado e saído no outro dia. Ano passado fiquei duas noites, o que para muitos é demais, mas eu amei.É lindo de dia e mágico de noite.
Uma cidade que gostei muito foi Dinan. Tranquila, mas um encanto.
Difícil escolher….mas sempre digo isso:a França não tem erro, o que escolher, com certeza irá amar.
Beth
Juliana
Achei muito divertida a “escolha de Sofia” do Eymard.
Consultei meu marido aqui ao lado e ele disse que os Aliados durante a 2a. Guera Mundial levaram bem uns 5 dias para conquistar a Normandie…
Imagine o tamanho do problema que vcs terão que enfrentar para conquistar a Normandie, o vale do Loire e a Borgonha em 6 dias….
Abs.
Juliana
Meu roteiro completo:
Rio-Amsterdam
4 dias em Amsterdam
2 dias em Brugges
1 dia em Bruxelas
4 dias em Paris
6 dias “escolha de Sofia” – risos
4 dias em Paris
Paris – Rio
Estou tendendo a deixar Borgonha para uma proxima, estava lendo os posts sobre Chartres, Rouen, Giverny… que estariam no caminho para St Michel… Ainda tem Cancale que a Claudia comentou… Simplesmente este blog é uma loucura … uma “marravilha”…
Re-re-re-re-planejando os 6 dias:
Dias 1 e 2 – Loire (trem para Tours, aluguel de carro)
Dia 3 – Chartres, Giverny, jantar e pernoite em Rouen
Dia 4 – Rouen e viagem para St Malo. Pernoite em St Malo
Dia 5 – Monte St Michel Cancale. Pernoite em St. Malo
Dia 6 – St Malo.
Dia 7 – Devolvo carro em St Malo e retorno a Paris de trem.
Que tal?
eymard
Juliana,
alem de Paris voces terao 6 dias na França. Foi essa a informaçao que voce nos deu. Bem, pelo que voce ja comentou, voces gostam de vinhos e a regiao da Borgonha é especial para isso. Estou com a Beth: Nao sao regioes tao proximas quanto parece e no deslocamento, de carro ou de trem, perde-se tempo.
A decisao é muito pessoal. Escolha de Sofia. Mas acho que voce teria que sacrificar uma das regioes para uma outra viagem com tempo. Caso contrario voces vao ficar um pouquinho em cada lugar. Quem sabe: 1- voce nao tira 1 dia para fazer um bate volta em Reims e fica com 5 dias para ir a Borgonha bem feita, com vinhos; ou 2 – Loire, Bretanha/ Normandia. Calcule as rotas pois voce tem que considerar que as distancias nao sao lineares. Ha montanhas e kms a percorrer (e, pelo que entendi, voces tem que voltar a Paris para retornar para o Brasil). Vc tem que considerar esses deslocamentos todos. Se vc considerar que tem mais 6 dias – 1 para ir e outro para voltar sobram 4 dias inteiros….