Por Fernanda Hinke, sócia do Conexão Paris no site de viagens Conexão Paris Viagens
Marseille é a segunda maior cidade da Franca e o terceiro mais importante porto de comércio europeu do Mediterrâneo. E é em Marseille que se encontra uma das mais belas paisagens naturais da Franca: as calanques.
As calanques são vales escarpados que abrigam baías e angras emoldurados por rochas quase brancas compostas de calcário e outros minerais. O contraste entre o azul do Mediterrâneo e o lado agreste e mineral das calanques é mágico. À beira mar encontramos piscinas naturais de águas transparentes, um cenário com uma luminosidade única.
As calanques se iniciam na costa sudoeste de Marseille e se estendem por 20 km até a cidade de Cassis.
Existem 3 maneiras de visitar os calanques de Marseille:
- pegar um ônibus até a entrada do Parque Nacional e a partir daí caminhar. A primeira calanque esta há menos de 1km. Os mais corajosos optam pelo circuito longo, até as calanques de Cassis, uma caminhada de nível moderado de 6 horas.
- pegar um barco que sai do Vieux Port e passear por cerca de 3 horas. Os grandes barcos custam 29 euros e chegam até o Massif de Calanques. Uma opção mais simpática é pegar um pequeno barco, para no máximo 11 pessoas, com serviço de bebidas à bordo, máscaras e pés de pato para um mergulho no Calanque Sugiton. Preço por pessoa: 50 euros.
- mas se você quiser realmente sentir a brisa do mar Mediterrâneo, nadar calmamente em suas águas claras e desbravar a cidade de Marseille, uma maneira inusitada é fazer um tour de bike.
Naturalmente, esta foi a minha opção.
Desde o ano passado a empresa E.Bike Tours propõe um passeio por toda a corniche (costa do mar). Marseille tem uma geografia montanhosa, não muito própria para bikes. Mas com uma bike elétrica o tour de 35 km foi possível. Chegamos mesmo a escalar o morro onde se encontra o símbolo da cidade: a basílica Notre-Dame de la Garde.
O passeio tem duração de 6 horas, saindo as 9:30 do Vieux Port. A primeira parada, no Palais do Pharo, já nos revela uma linda vista da cidade com seu porto e as muralhas do forte St. Jean conectado com o Mucem, museu inaugurado em 2013.
O passeio segue pela costa e passa por todas as praias da cidade, parando nos melhores picos para apreciarmos paisagens deslumbrantes. Por volta de meio-dia chegamos ao Parque nacional dos Calanques, em uma área chamada Les Goudes onde fizemos uma pausa para o almoço.
Les Goudes abriga um pequenino porto tradicional, onde você encontra uma charmosa vila de pescadores e pequenos restaurantes locais. Depois de um almoço leve, nos repousamos nas pedras da praia de Maronaise. Em seguida um mergulho nas águas transparentes foi revigorante. Seguimos para picos mais altos ainda e as vistas eram de suspirar.
Uma segunda paradinha, em um pequeno café a beira-mar, nos permitiu experimentar o Pastis, aperitivo criado em Marseille com um delicioso sabor e perfume de anis.
Depois de algumas horas neste paraíso escondido, iniciamos o retorno pelo interior do lindo Parque e Jardin Botânico Borély.
Para finalizar este passeio delicioso, não poderíamos deixar de subir ate Notre-Dame de la Garde, o pico mais alto da cidade. De lá temos uma vista de Marseille em 360 graus.
Não se esqueça de passar muito protetor solar, pois o sol em Marseille é forte.
Deixo aqui outra grande dica para quem visitar Marseille: o restaurante no quarto andar do museu Mucem. Além da vista maravilhosa, a cozinha é uma parceria com o chef francês Gérald Passédat. Possédat é proprietário do famoso restaurante Le Petit Nice, um 3 estrelas do guia Michelin especialista dos peixes do Mediterrâneo. No restaurante do museu você poderá apreciar esta comida sofisticada com menus a partir de 35 euros. Reserve antes, pois é super concorrido, clique aqui.
No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens por várias regiões francesas como o Vale do Loire, Borgonha e Bordeaux, clique aqui e conheça todas as nossas viagens.
Informações do Conexão Paris:
Como ir de Paris até Marseille
. De trem. A viagem de trem dura cerca de 3h30. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa, com 12 horas de trajeto e uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
28 Comentários
Isabel Nielebock
Estou indo para Provence em agosto, eu, meu marido e filho de 9 anos. Quero muito fazer passeios de bike. Será que consigo alugar bike para ele? Ele anda muito bem mas ainda não usa bike de adulto.
Isabel
Rodrigo Lavalle
Isabel, nem todas as locadoras ou agências de tour de bike possuem bicicleta para crianças. Não sei qual o seu roteiro pela Provence mas veja no site do Office de Tourisme de Aix-en-Provence dicas de locais onde alugar bicicleta: http://bit.ly/27VNNPO.
Natalia
Bom Dia Rodrigo.. Estou planejando minha ida aos Calanques de Cassis, mas não consigo achar informações sobre o início das trilhas e como chegar até lá sem carro. Sabes onde encontro essa informação? Não considerei a possibilidade de ficar somente nos calanques de Marselha, são tão bonitos quanto? Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Natália, a Fernanda, que escreveu o artigo, fez o passeio com a empresa de bike citada. Eles têm trilhas entre Marseille e Cassis. Ela não sabe como chegar sozinha e sugeriu que você fosse ao Office de Tourisme em Marseille: http://www.marseille-tourisme.com/en/.
Abraços.
Juliana
Li também que é possível alugar um caiaque saindo de Port Miou para ir ao Calanque d’ en Vou e que o tempo de travessia girava em torno de 30 minutos. Vcs acham que esta é uma boa opção?
Rodrigo Lavalle
Juliana, nós achamos o passeio de bike mas interessante.
Abraços.
Antônio Paiva
Estarei em Nice de 01 a 05/06/15. Em sua opinião, seria possível visitar Marselha, em bate e volta de TGV, incluindo o passeio de barco pelas calanques?
Rodrigo Lavalle
Antônio, é possível o bate e volta mas não incluindo o passeio pelas calanques. Fica muito cansativo apertado.
Abraços.
Flavio
Aluguei com uns amigos uma casa na Provance por 1 semana ( Bonnieux) , antes de ir para casa pretendo passar uma semana no litoral ( Cote ) , e estou em dúvida de onde me basear , pensando que estarei de carro com criança pequena 6 anos e quero ficar num esquema tranquilo aproveitando o mar / praia e sem muitas explorações de carro . Alguma sugestão ?
Rodrigo Lavalle
Flávio, na Côte se hospede em Nice. Leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/30/roteiro-da-provence-ate-cote-dazur/, https://www.conexaoparis.com.br/2010/01/04/um-roteiro-pela-cote-dazur/ e https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/26/a-provence-o-luberon-e-a-cote-dazur/. Neles há também dicas de roteiros pela Provence.
Avraços.
wandrea
É possível fazer esse mesmo passeio em bike comum? E de forma individual sem contrtar o passeio?
Rodrigo Lavalle
Wandrea, é possível mas, por trata-se de 35km e com subida, você tem que ter um ótimo preparo físico. Creio que existam lojas de aluguel de bike e com a ajuda de um mapa é possível mas o guia explica muito sobre a cidade e leva para locais que sozinho às vezes não se chega.
Abraços.
Emmanuel
Olá Maurício,
não requer grandes habilidades de ciclismo porque as bicicletas são elétricos.
Emmanuel
Evelyn
Olá! Estou indo a passeio para o sul da França. E fiaremos dois dias em Marselha e Cassis para visitsr as calanques. como iremos para as calanques gostaria de saber se é necessário sapatos especiais para entrar na água. Pois,não sei se as praias contêm muitas rochas que dificultem a nossa entrada para o banho. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Evelyn, é importante ir de tênis ou sandália para descer as Calanques. Dependendo da calanque é aconselhável usar uma sandália na água para não machucar o pé.
Abraços.
Margarida maria Gonçalves de Oliveira
Foi fantástco conhecer essa s duas cidades interiorana de Paris:Aix em Province, e as calandres de Merilles. São lugares belíssimos! Hoje , conheci através do facebook mas, quem sabe um dia poderei visitar pessoalmente! Tudo foi muito lindo!