A verdade é que a procura explode com a entrada das populações dos países em desenvolvimento no mercado de consumo desta maravilha. E os fazendeiros do mundo todo não conseguem produzir o suficiente. Ano passado foram consumidos 32% a mais de cacao do que em 2003 e a Organização Internacional do Chocolate prevê que a demanda será superior que a produção nos cinco próximos anos. A solução para os grandes fabricantes, como Nestlé, será aumentar os preços, diminuir o tamanho das barras ou procurar substituto para o cacao.
O grande comprador mundial de chocolate, Mondelez, mostrou aos consumidores o que seria um mundo sem chocolate.
– Não tem mais chocolate, acabou, c’est fini, fala o padeiro para um público desorientado e em falta do famoso e delicioso pain au chocolat. E diante da insistência ele organiza duas filas:
– Os que querem chocolate, nesta fila. Os normais, nesta aqui. Veja o vídeo acima.
Eu sou do tipo angustiada e me alinho com os que tem medo da escassez. Como vou viver sem este produto delicioso que ativa certas áreas do meu cérebro, me deixa de bom humor e que possui substâncias benéficas para o meu coração? Como vou viver sem os chocolates Pierre Hermé e Jean Paul Hévin?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
15 Comentários
Dayane Freire
Não posso nem imaginar um mundo sem chocolate….ainda mais quando se trata de uma iguaria que satisfaz em vários aspectos….huuummm…acho que já preciso de uma barrinha..kkk
Jacqueline
E o vídeo americano sobre os insetos moídos junto com o cacau? No Brasil a Anvisa só aceita 3 insetos por 100 gramas. Somos clean. Em todo caso, os coreanos comem mais insetos que isso. Mas nunca mais vou comer chocolate despreocupadamente como antes. Além das calorias, mais essa. Em todo caso, dizem que insetos são nutritivos. Devem fazer o chocolate mais crocante, não?
Em Paris, comi toneladas de chocolate. Encantada com a porcentagem de 80% cacau explícita nas caixinhas. Aqui é difícil encontrar além de 55% e nem assim se consegue.
Paulo R. Filomeno
Eu vi um quadrinho num jornal certa vez que mostrava um nobre inglês de fraque e cartola no deserto com um copo na mão implorando: Royal Salute 21 anos, please! No segundo quadrinho, ele já estava descalço, a cartola e o fraque rasgado e implorava: Johnnie Walker 8 anos, please! E no terceiro, engatinhando e esfarrapado, gritava: Drurys! Drurys! Quando esse terrível dia descrito acima chegar vocês vão me ver da mesma forma. Vou começar gritando Lindt! Lindt! No segundo já vou estar berrando: Garoto! Garoto! e no terceiro, totalmente desesperado: Guarda-chuvinha de chocolate! Guarda-chuvinha de chocolate!
Claudia Maria
O mundo sem chocolate, não gosto nem de imaginar! Chocólatra assumida!
A cara das pessoas quando ele fala que não tem chocolate é demais!
Alexandra
Adorei o vídeo!! Não consigo nem imaginar a vida sem chocolate. Engraçado o pain au chocolat ser citado no texto, sempre que vou a Paris, corro pra boulangerie mais próxima e compro. Até o do Carrefour já me deixa mais feliz.
Antunes
Pelo que entendi será um mundo de chocolate mais caro. Pode ser que por uns anos muita gente se sinta frustrada por não poder comer chocolate como antes mas depois é provável que os produtores aumentem sua produção. Pode ser um novo ciclo do cacau, bom para o povo baiano. Fazer o que.
fabiola kipgen taranto lima
Por incrível que pareça não gosto de chocolates, mas os de Paris…são fabulosos…não tem explicação, principalmente o eclair du chocolat é sensacional.
Aline
Adorei o vídeo! Haha. Mas, por favor, corrija “célebro” no último parágrafo!
Rodrigo Lavalle
Aline, obrigado pela correção.
Abraços.
Sophia
Ah, esqueci de falar que a cara de incredulidade das pessoas no vídeo é impagável! Muito divertido!
Sophia
A Nestlé, além de aumentar os preços, aumentou a quantidade de açúcar, aromatizantes e outras gorduras (que não a manteiga de cacau). Nas barrinhas e bombons convencionais a participação de chocolate mesmo é beeeem pequenininha atualmente… Chocolate de verdade só nas marcas artesanais ou de nicho.