Fabiana Maruno acabou de passar três dias na Provence com toda a família.
Seu itinerário rápido passou pelos pontos mais bonitos da região e foi organizado da seguinte maneira:
Paris/Aix en Provence de trem TGV, saindo às 9h e chegando às 12h. O carro alugado já estava reservado na estação TGV de Aix e de lá eles foram diretamente para os campos de lavanda de Valensole.
Em Valensole encontramos pequenos campos acessíveis, fáceis de serem fotografados. Bem diferente dos campos de tulipas da Holanda onde é praticamente proibido tirar fotos.
Em Valensole encontramos também os maravilhosos campos de girassol.
E os de trigo, que nos lembram outras paisagens européias.
No segundo dia eles visitaram as pequenas cidades de Gordes e Roussillon. E atenção, em Gordes, Fabiana não aconselha o primeiro estacionamento. Tentem os dois outros mais próximos da cidade.
A bela Roussillon com suas cores ocres.
Fabiana tentou visitar a fábrica da Occitane mas não conseguiu. Fica aqui a dica: a visita é agendada através do Ofício do Turismo de Manosque pelo telefone 04 92 72 16 00.
No terceiro dia eles não resistiram à cor verde-esmeralda do rio Verdon. Nas margens do rio, em Quinson, eles alugaram um barco com toldo – cuidado com o sol do verão – e fizeram um passeio de 1 hora por 24 euros. Os mais radicais escolhem caiaques para descerem as gorges do Verdon.
Como viram, um dos confortos da França é poder pegar o TGV e em menos de 3 horas se encontrar no sul do país, saltar no carro e 1 hora mais tarde mergulhar nos campos de lavanda, de girassol, nas cores ocres da Provence e nos seus sabores e perfumes especiais.
Um longo fim de semana agradável e fácil.
Leia aqui vários outros artigos sobre a Provence e seus circuitos.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence
- Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
59 Comentários
ane
Pelo que entendi acima, 5 dias pela região e no início de julho ( maio e junho os campos não estão floridos?e no final de setembro/ início de outubro?). Mas: Para quem viaja só e sem carro(e não gosto de viajar com excursão, vans…)? O que dá para conhecer? Hospedar-se aonde? A impressão que passa, e isto dá uma grande sensação de frustração, é que para conhecer a região de Provence é obrigatório o aluguel de carro…
Rodrigo Lavalle
Ane, não fique frustrada. Você pode pegar o TGV em Paris e ir até Aix-En-Provence. Lá você vai ao Office de Tourisme e pede informações sobre os ônibus que saem de Aix e vão até as cidades vizinhas e sobre hotéis.
Abraços.
Cristina
muito obrigada Lina, e parabéns pelo seu trabalho!
Cristina
Lina, vc sabe se tem o marché de Aix- en- Provence todos os dias ? E qto às lojas da cidade, sabe se abrem domingo ? Obrigada mais uma vez.
Lina
Cristina
Não sei te dizer se as lojas abrem aos domingos. Mesmo em Paris é difícil encontrar lojas abertas.
Abaixo documento com os dias dos mercados:
http://www.aixenprovence.fr/IMG/pdf/plaquettemarchedersiten.pdf
Cristina
Ok. Obrigada !
Maria das Graças
Cristina, estive na Provence durante a 2ª quinzena de setembro de 2011.
A Provence é tão diversa que fica difícil dizer para alguém aonde ir e o que ver. Depende do interesse de cada um. E cada estação do ano tem as suas atrações.
Cristina
Olá Lina , vou à Paris em meados de novembro com a minha mãe ( 67 anos), e como vamos ficar 22 dias lá, pensamos em conhecer a Provence e passar um fim de semana .Acha uma boa época ? Iríamos de TGV, e não pretendemos alugar carro lá. Que lugares sugeriria conhecermos nessa região em um fim de semana ? Sugere alguma excursão lá? Obrigada !
Lina
Cristina
Eu sugiro se hospede em Aix en Provence. Vá de trem TGV direto até a estação.Lá você pega um ônibus que te deixará no centro de Aix.
Visite um dia Aix, no dia seguinte Avignon, a Cidade dos Papas.
O Office du Tourisme de Aix te indicará como pegar ônibus ou traslado até Avignon. A região é bem preparada para receber os turistas.
Veja já o site do Office abaixo.
http://www.aixenprovencetourism.com/aix-excursions.htm
Clara Miranda
Quanto é esperado gastar em um fim de semana na provence por pessoa? Vi que passagem de TVG seria 600 reais, mais aluguel de carro(?), mais hotel.
Fabiana, o passeio é lindo mas compensou financeiramente, pois foi muito rápido,né?
Lina
Clara
A Fabiana mora em Paris, então para ela é fácil pequenos fins de semana fora. Eu aconselharia ficar pelos menos 4 dias.
O aluguel de carro você pode verificar nos sites das grandes locadoras como Avis e Hertz. E hotel, temos de todos os preços.
Leia o artigo abaixo:
https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/26/a-provence-o-luberon-e-a-cote-dazur/
AEP
Nunca deixo de passar por Menerbes (e comer no Le Galoubet, das portugueses Maria e Helena) e em Lacoste. Recomendo ler os livros de Peter Mayle antes de ir. Todos em português e editados pela Rocco.
Neusa
Vou anotar o telefone e da próxima vez visitarei a fábrica da L’ Occitane em Manosque.
ane
Pra quem viaja só e sem carro… o que dá e vale? snif