Por Helio Bonomo
Caríssima Lina,
Mais uma vez venho lhe agradecer pela inspiração que seus artigos trazem às nossas viagens.
Desta vez fizemos o inverso do esperado. Ficamos duas semanas em Londres, fomos a Paris para um final de semana e retornamos à terra da rainha.
Em Paris, um roteiro curto, porém escolhido a dedo: Hotel Le Meurice, um jantar no Chez Nous Chez Vous e compras na praça Madeleine.
Chegamos pela Gare du Nord próximo ao meio-dia, tempo nublado, solzinho tímido tentando aparecer. Decidimos ir ao Le Meurice caminhando. Descemos pela Rue de Maubeuge até a Rue La Fayette, atravessando o 10º ème e o 2º ème, passando por detrás da Opera Garnier (gostei do restaurante novo!), até chegarmos ao 1º arrondissement, na Place Madeleine.
Talvez a cidade esteja começando a sofrer um pouco com a crise que paira implacável sobre a Europa. Entretanto, alguns pedintes nas ruas e alguma deficiência na manutenção de patrimônio tão valioso não chegaram a arranhar a magia de uma cidade que é única. A uniformidade das construções e a elegância das parisienses estavam lá. E além disso, há no mundo poucas cidades tão fotogênicas!
Compramos algumas coisinhas na Fauchon (atenção ao chá de outono que é maravilhoso!), mais chás na Hediard, que está com uma seleção de se tirar o chapéu e uma chaleira chinesa vermelha de ferro que procurava a tempos. Sei que não há muito sentido quilos de chás no amistoso calor carioca, mas deixei para pensar nisso depois!
Chegamos ao Le Meurice cansados já sob chuva fina, quase uma garoa. Rompemos a barreira das cartolas quase intimidadoras da entrada, atravessamos a porta giratória, deixamos a pequena valise que levamos e as compras com a concierge e fomos ao bar Le 228, enquanto nosso quarto não era liberado. Clássico, em estilo inglês. A música era Garota de Ipanema, veja você! Pedimos, claro, champagne! Fois gras e um club sandwich.
Lembrei de você ao perceber que estávamos sentados de frente para a cadeira dourada de Dali. Bebemos sem pressa… Como é bom estar em Paris sem compromisso!
Fomos então apresentados ao quarto. Todo em estilo Versailles, em tons de bege, com banheiro todo de mármore, amenities Penhaligons e um frigobar repleto de mais champagne! Hotel lindo, com alguns fantasmas, é verdade, mas com serviço cuidadoso que incluía a arrumação das nossas roupas nos armários. Restaurantes estrelados, salões elegantes escondidos e um super spa! Check in as 15h e check out às 12h, mas com possibilidade de late check out às 14h, sem acréscimos. Superb!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
52 Comentários
Carolina
Se fôssemos temer ” fantasmas” dos hotéis parisienses, não sobraria nenhum, pois praticamente todos, têm uma passagem de ocupação nazista, por exemplo, o Regina, bem perto, o Lutécia, etc, para citar os mais conhecidos
De resto os hotéis famosos na Europa têm um passado de hóspedes famosos, que designaram quartos e suites , pelas repetidas vezes em que estiveram hospedados ou fizeram de seus cômodos sua residência. Uma bobagem.
carla
Lina,
Gostaria de saber em qual hotel ficar em Paris.
Vou com meus pais no dia 15/10/13 e eles já são
idosos (74 anos). Me indica um hotel perto dos pontos turísticos que seja confortável e barato.
No mês de outubro chove? Por favor tenho muitas
dúvidas me ajude.
Obrigada.
Lina
Carla
Outubro não chove mais que nos outros meses. E ainda não está muito frio.
Olhe estes hotéis abaixos:
https://www.conexaoparis.com.br/2012/09/05/hotel-legend-em-saint-germain/
https://www.conexaoparis.com.br/2012/06/11/hotel-apollinaire/
E veja muito mais aqui:
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/por-estrelas/3-estrelas/
Marta
Olá Lina! Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog! Estou aqui todos os dias! Gostaria de uma orientação sua! Estarei em paris em fevereiro durante 10 dias com a família. Alugaremos apartamento para estadia. Minha dúvida é quanto ao último dia. Como embarcaremos às 7h no CDG, teremos que deixar o apartamento de madrugada, impossibilitando a vistoria e imediato ressarcimento de taxas de caução. Tu indicaria um hotel, bom e barato, próximo ao aeroporto para passarmos o último dia? O que você acha? Obrigada e parabéns novamente!!
Lina
Marta
Não conheço pessoalmente nenhum hotel perto do aeroporto. Mas se procurar no google vai encontrar. O único cuidado a tomar é verificar se eles possuem traslado próprio para o aeroporto, de madrugada.
Valna
Boa tarde Lina e demais seguidores do blog,
Estou indo a Paris em março passar 6 dias com meu namorado. Estive procurando hoteis no bairro Saint Germain (indicação de amigos) e quase que todas as referências são que os quartos são muito pequenos!
Gostaria de saber se alguém já alugou apartamento em Paris, Lina, entrei em contato com o Vinícius da Lá Parisienne e também gostaria de saber referências dele, é confiável??? Tenho alguma garantia???
Alguém já alugou ap ao Vínícius?????
O bairro de Saint Germain fica bem localizado para quem quer andar a pé e pegar metro???
Muito agradecida desde já!!!
Lina
Valna
O Vinícius é de toda confiança. Senão não o citaria. E muitos leitores já alugaram apartamento com ele. Olhe os comentátios que os leitores deixaram neste artigo:
https://www.conexaoparis.com.br/2009/07/13/aluguel-de-apartamentos-em-paris/
O bairro Saint Germain é um dos melhores de Paris.
Cynthia Castilhano
Belo relato, amigo! Paris é para todos… vc fez uma descrição romântica do seu final de semana! Eu consegui me reportar ao Le Meurice… Que maravilha!
Mary Silva
Beto H!
Fui conferir, são exatos 4,1 km. ambos os percursos…
Eu nunca fui do Arpoador ao Leblon a pé…
No máximo do Posto 5 (onde morava) ao Arpoador, passando pela Igreja da Ressurreição, aos domingos para assistir à missa.
Realmente devo ser bem “preguiçosa”, continuo achando muito longo o percurso para se fazer a pé. Mas, no mais a narrativa é muito boa. Principalmente a emblemática cadeira dourada de Dali… Adoro Dali!
Gostaria de ir ao “Le Maurice” mas apenas para visitar, não conseguiria conviver com os ‘” Fantamas” de lá. Tive alguma dificuldade até mesmo com os “fantasmas”do Louvre… eles se fazem muito presentes…
Obrigada pela explicação.
Gustavo Motta
Boa Noite Lina
Estou acompanhando seu site à um bom tempo, e cada vez mais me confunde mais….hehehhee….. Mas agora estou na dúvida em três bairros para ficar, e gostaria da sua opinião par ame ajudar a escolher. É primeira vez na Europa, e quero ficar em um Hotel Tres estrelas que durante o dia seja perto de uma estação de metro/trem e que a noite possamos ir a pé nos bares, restaurante, pubs etc….
Minhas opçoes :
Hotel Apollinaire – 39 Rue Delambre, 14. Tour Montparnasse, Paris, França
Hotel Abbatial St Germain – 46 Bld St Germain, 05. Panthéon, Paris, França
Bairro Marais
Lina
Gustavo
Todos os dois citados acima estão dentro do que você quer. Tanto o Apollinaire quando o Abbatial. Todos os dois estão bem localizados. Pode escolher um deles. Você vai gostar.
Claudia
Olá Lina, sou uma pitaqueira recém-chegada e, apesar de já conhecer Paris, fico fascinada com tudo que lhe diz respeito. Essa experiência aqui narrada, me alegrou e me fez ansiar mais por desfrutar esse sonho de cidade. Cada comentário é uma novidade e uma nova Paris se desenha sob os meus olhos. Muitos me auxiliarão em minhas próximas aventuras e cabe a mim e ao meu bom senso definir quais. Parabéns
ao CP e ao Hélio, adorei!
Lina
Claudia
Obrigada.
Beto H
Mary Silva,
Seria como caminhar pela orla do Leblon ao Arpoador numa manha bonita de primavera. Nenhuma dificuldade!
maria Thereza
Lina e Hélio:
Obrigada pelas respostas. Que Hotel: de um lado o obscuro e sombrio passado da invasão e por outro a “presença” de uma rainha! E os sonhos pós vinhos… que bonita narrativa!
Mesmo não ficando em um hotel como esse, sempre me envolvo em fantasias históricas e poéticas, políticas e filosóficas quando estou em Paris.
Um abraço
Maria Thereza