Em 1983, recém chegada na França para cursar o doutorado em Sociologia do Trabalho, resolvi seguir o conselho do meu diretor de tese e comprei a coleção ” Les Aventures du Juge Ti” do escritor Robert Van Gulik. De acordo com meu caro orientador, esta seria a maneira mais agradável e barata para aprender o francês.
Passei dois anos lendo todos os livros deste escritor holandês, grande erudito, poliglota, conhecedor da poesia e caligrafia chinesa e da filosofia budista. Se inspirando em um autêntico funcionário da época Tang ele escreveu vinte e quatro histórias policiais.
E foi assim que fiquei conhecendo muitos aspectos da vida social da China antiga e aprendi o francês.
As histórias são interessantes, o rítmo agradável e, o mais importante, um estrangeiro consegue seguir o Juge Ti nas suas pesquisas policiais sem grandes esforços. Nesta situação de leitura/aprendizado da lingua o texto tem que ser interessante e de fácil acesso senão o leitor/aluno abandona a tarefa.
Até hoje, de tempos em tempos, emprego expressões que aprendi com o famoso funcionário da corte chinesa.
Este relato me lembra a cena de um filme, cujo nome me esqueci, do diretor alemão Rainer Werner Fassbinder. A história se passa na Alemanha durante a segunda guerra mundial e a personagem principal – interpretada por Hanna Schygulla – se exprime na sua língua materna e em inglês. Em dado momento alguém pergunta onde ela tinha aprendido este inglês sem nota falsa e a resposta cai como uma bomba: na cama.
Bem menos romântico o meu caso. Aprendi lendo e na biblioteca.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Mariana
ahaha! eu também usei policiais para acostumar a ler em francês… nao sei se no Brasil tem essa “febre” dos polares… eu lia Fred Vargas… tipo “part vite et reviens tard”…
conexaoparis
Mariana
Fred Vargas é recente. Gosto muito dela também. Além de escrever policiais é uma grande pesquisadora na área científica.
Maria das Graças
Katia Becho, voce tem toda a razão ao dizer que temos que gostar e ter muita vontade em aprender francês se não a coisa não anda e a gente desiste. Estou nesta caminhada há 1 ano e meio. Parti do zero e hoje, ao avaliar o meu desenvolvimento, sinto que progredi muito. Falar corretamente é o mais difícil mas vou falando errado e corrigindo. Ler e ler de tudo para enriquecer o vocabulário e usar dicionário em francês é o que tenho feito.
Mariana
E quando vc me levou pra ver Mon Oncle? ! Eu com uns 5 anos!
Eymard, vc é um grande incentivador, obrigada!
João
Prezada Lina, você teria algo escrito sobre o Curso que fez? Achei interessante e se pudesse me dar uma pista onde buscar as informações, ficarei muito grato. Obrigado e tudo de bom.
Katia Becho
Maria Lina, vc tem razão. Tem que ter prazer pra aprender essa língua, se não a gente desiste. Eu estou em Paris me sentindo uma criança de 2 anos e meio, que entende muito mas tem dificuldade pra falar. E o pior é quando confundo as palavras, por pura distração. Ontem fui agradecer por uma festinha que ganhei de aniversário e falei pra anfitriã: ‘Je suis très jolie!’, kkkkk… acredita? Claro que queria falar ‘très heureuse’, mas a emoção me traiu. Todos riram muito, inclusive eu, e pude perceber como os franceses são calorosos com quem tenta se comunicar com eles no idioma local.
Adorei a dica dos livros. Vou guardar pra daqui a alguns meses. bj grande.
conexaoparis
Katia
Mas você estava très heureuse et très jolie! Nas horas vagas da Aliança Francesa, leia o Juge Ti.
Um grande abraço também e outro para Mimi.
Marcia
Muitas dicas a serem seguidas junto com minhas aulas da Alliance Française!!!
eymard
Lina e Mariana: Leitoras, leituras e escritores….essa família vai longe!, com ou sem frances!!!
conexaoparis
Eymard
Família bonita, não é. Pequeno momento cabotino.
mariana
Mãe, vc lia e logo depois repassava o livro pra mim, lembra? Eu não aprendi frances com o Juge Ti mas certamente me ajudou a gostar de ler. bjs.
conexaoparis
Mariana
Oi filha, que bom você por aqui. Agora me lembro, você também lia o Juge Ti.
Mas brigou comigo quando te levei para ver o filme Le Tambour tirado do livro de Günter Grass.
E tinha razão. Não era para sua idade.
Beth
Jacqueline
Gostei!
De Balzac (adoro) para Blog…
A fluência no francês volta rapidinho!
Abs.
Jacqueline
Eu li Flaubert, Balzac, Michelet, Zola. Não achava chato. Estava na fase dos clássicos e da leitura voraz. Chegava a ler cinco livros de cada vez.
Hoje leio blogs. Livre dos compromissos acadêmicos, procuro algo mais ameno e alegre. Brincadeira. Ainda leio, mas sem a obrigatoriedade.
Quanto ao meu francês, já foi mais fluente. Busco resgatá-lo e uma leitura dessas seria mesmo ideal para isso. Principalmente como uma preparação para viagem.