Domingo em Paris: a cidade está mais vazia, os que aqui só trabalham a desertaram; os cinemas e museus estão entupidos com os turistas do week end; e, o mais complicado, os bons restaurantes se encontram fechados.
O que fazer? Após eliminar as alternativas exposições e um bom filme, optamos, se o tempo permite, por caminhar pelas margens do Sena: rive gauche, até a ilha Saint Louis e depois, atravessar a ponte Marie, e continuar a flanerie, rive droite, pelo bairro Marais.
Se o tempo não permite, atacamos a leitura dos jornais do fim de semana e, mais tarde, nos refugiamos nos poucos endereços seguros abertos.
E o meu preferido é o Da Rosa Vendôme.
Bem situado, entre Place Vendôme e Tuileries, bonito e agradável, clientela interessante, serviço sorridente e tudo absolutamente delicioso.
Logo após a entrada, escolha seu lugar. No bar, ideal para encontros, ou nas mesas confortáveis instaladas à direita ou à esquerda.
As grandes pedidas são o presunto, seja ele italiano ou ibérico, as saladas com produtos de excelente qualidade e super frescos, as azeitonas, nunca encontrei melhores em Paris, o tarama branco, sem colorante, os chás, uma seleção para ninguém por defeito, os pastéis portugueses, a torta de limão e os vinhos.
Às vezes, chego para o almoço e peço uma salada ou uma seleção de presuntos especiais.
Na última vez, passei mais tarde para terminar o domingo com uma torta de limão. Esta faz parte da lista das minhas preferidas.
Minha cara metade, aproveitando desculpas como inverno parisiense e saudades do Brasil, pediu a única cachaça constando na seleção rigorosa do cardápio. E as famosas azeitonas.
Terminamos nosso fim de semana em registros diferentes, mas felizes.
Da Rosa: 19 bis rue du Mont Thabor, 75001 Paris.
Clique aqui para reservar uma mesa no Da Rosa Vendôme.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
26 Comentários
Zenith
Oi Rodrigo, na região do Opera e Madeleine as lojas abrem aos domingos?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Zenith, não. As lojas abrem aos domingos na avenida Champs Élysées e na região do Marais.
Abraços.
Maria de Lourdes Alves Domingues Calixto
O corretor ortográfico atrapalhou. Vou ficar na Place de la sorbonne
Rodrigo Lavalle
Maria de Lourdes, não sei com certeza quais restaurantes da região estarão abertos mas próximo, na rue des Écoles e no boulevard Saint Germain, existem muitas opções.
Abraços.
Maria de Lourdes Alves Domingues Calixto
Olá Rodrigo, fiquei preocupada. Chegarei em Paris no dia 29 de março (um domingo) e chego exausta,rsrs. Por isso gostaria de uma sugestão de restaurante mais próxima do meu hotel, vou ficar no Select, na Place de la soronegativo. Me ajuda?
Fernanda
Olá queridos!
Estou montando meu roteiro para Paris através do blog e adorei as dicas de programas para o domingo… Tenho duas perguntas:
1) Como fica a Champs-Élysées no domingo?!
2) Penso em reservar um dia para visitar Giverny e Rouen… vale a pena fazer este passeio num domingo?
Obrigada, sempre!
Rodrigo Lavalle
Fernanda,
1) As lojas ficam abertas mas eu prefiro a região do Marais.
2) A Casa e Jardins de Monet em Giverny estão abertas aos domingos mas creio que em Rouen a maioria do comércio estará fechada.
Abraços.
Cristina Guerreiro
Huum Delícia!
Rita
Que bela dica! 🙂
Maurício Christovão
E o comércio, já está abrindo aos domingos? Da última vez, chegamos num domingo e estava tudo fechado, mas pelo menos as lanchonetes da Gare Montparnasse resolveram o problema…
Rodrigo Lavalle
Maurício, só o Marais (mesmo assim nem todas as lojas) e a Champs Élysées abrem aos domingos.
Abraços.