Este artigo foi escrito por LuciaC que lança seu desafio: onde ela degustou queijos e vinhos?
São bem mais de 4h da tarde. Impossível não entrar na Maison.
Ouço os apelos cor de rosa da loja do outro lado da rua, mas não vacilo. Caminho firme. Entro.
No térreo, os “secos & molhados”. O display é dramático.
Chama a atenção uma caixa vermelha quase quadrada com 20 marrons glacês envoltos, um a um, em papel prateado. Sei como um fato que costumam ser melhores que da loja cor de rosa vizinha.
Chás com misturas especiais, chocolates, mostardas, óleos, vinagres, temperos inusitados e ervas diversas.
Vinhos de todas as origens, frutas exóticas, caviar, pérolas de escargots.
Queijos, muitos queijos.
Os produtos da loja vem da Provence, perto de Nimes e guardam métodos ancestrais e segredos de confecção.
Além da França, a marca está presente em mais de 30 países estrangeiros.
O grupo tem loja até em Singapura, foi-me informado.
As cores vermelho e negro distinguem a Maison.
Qualidade e prestígio a definem.
Subo a escada que leva ao restaurante. O salão está quase vazio, entre as refeições. Quatro pessoas deixam a mesa onde o almoço foi servido.
Digo ao garçon: “c’est pour une personne, s’il vous plaît”*. Com um sorriso sou bem vinda. Escolho a mesa perto da janela e comando uma seleção de queijos no cardápio. Peço vinho branco seco ao invés de tinto e ouço um: “bien sur”.
Para a harmonia do prato, um número impar de bocados de queijo. Na escolha, brinque com as formas, as cores e os sabores.
Espaço suficiente entre as fatias para que a faca passeie sem esbarrar. Decore com folhas, uvas e ervas. Inspire e reconheça na mistura os diferentes aromas. Voilá.
Pela janela entrevejo um templo clássico de estrutura obesa e colunas jônicas. Destinado a ser mais um monumento à gloria do exército napoleônico, mas com a derrota na Rússia foi interrompida a construção.
Mais tarde retomada, guadou seu modelo original e transformou-se em igreja de culto católico. Local preferido para abençoar casamentos BCBG** importantes.
Peço, “l’addtion s’il vous plaît”***.
Com agradecimentos à serveuse, paguei 21 euros.
Em Paris, onde mesmo que eu estive?
* “lugar para uma pessoa, por favor”.
** BCBG é uma expressão usada para as pessoas que pertencem à elite tradicional.
***” a conta, por favor”.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
67 Comentários
Helena Bäuerlein
Lucia,
Seu texto combina com o requinte do lugar, com as fotos , com os marrons, com a Madeleine vista pela janela !
Deleite puro. Parabéns !
Só não combina com uma segunda feira, dia de branco !!!
Estou lançando uma campanha agora: LuciaC, escreva um livro , conte suas viagens , quero lhe acompanhar nessas delicias vividas na Lutécia , em London e onde mais vc estiver !
beijos émerveillés !
Sueli OVB
LUCIA C
Que marravilha!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sou apaixonada pela Hédiard, tenho sempre uma lata de café em minha cozinha, que acho um charme.
Como disse a Claudinha, o apelo Fauchon sempre fala mais alto e acabo nunca comendo no restaurante da Hédiard, embora saiba que ele existe.
Adoro queijos, quando os como em Paris é após a refeição, ou no hotel, com um bom vinho e aquele presunto estupendo que eles têm por lá.
Os Marrons por você citados são imperdíveis. Sempre na mala.
Parabéns, querida! Mais um texto com a sua grife, cheio de charme e elegância. Quem ganha somos nós.
Meio no embalo desse seu tema, já temos mais uma reunião de conexão agendada para essa sexta. Tema: queijos e vinhos, para aproveitar o frio que faz em Brasília. Mais amigos saindo do mundo virtual para o real.
Brindaremos ao CP.
Beijos
Sueli
Brasília.
Karina
Ah… : )
Ficou parecendo mesmo.
Obrigada, LuciaC.
Anna Beatriz
HÉDIARD , CLAROOOO!
lá é mto bom msm! na minha visão egoísta, q bom q os turistas só conhecem a Fauchon! hihi
e, devo dizer, falando francês vc aproveita mto mto mto mais! o serveur me explicou td sobre harmonizações. Aliás, no andar de baixo dá pra comprar comidinhas pra levar pra casa.
bjs!
HUGO DE CARVALHO
Lúcia C
Texto inspirado; ótima dica. Fiquei com água na boca.
LuciaC
Karina,
estou em transito, mas para não deixa-la sem resposta.
Descrevi a foto que fiz do prato, onde tudo pode parecer ao acaso.
Consta do cardápio.
Hediard
21, Place de la Madeleine.
Adriana Pessoa
Relendo o texto: Hediard, claro.
Na última foto dá até para ver as colunas da Madeleine, entre as persianas.
Karina
LuciaC (e pitaqueiros),
Como se faz esse pedido? Seleciono os queijos de um cardápio e peço ao garçon? Os demais itens que compõem a “decoração” tb? Da forma como está descrito, parece que vc mesma foi quem arranjou o prato.
Claudia Schneider
Hediard, é claro! Do outro lado a Fauchon cor de rosa….
Muito legal o texto de LuciaC!
Soraya
Beatrice,
Só agora consegui um blog legal de alguém q mora em Londres. Acesse o http://www.drieverywhere.net q ela tem blog, mas as dicas de Londres estao nesse site. Eu vou com marido e filho lá pelo dia 12/07.
Bjs