Dedicamos o segundo dia da nossa esticada de duas noites em Aix en Provence (leia nossa artigo e dicas de roteiros aqui), conhecendo os arredores de Aix.
Este passeio incluiu a visita das ruínas do castelo de Baux de Provence, a visita das Carrières des Lumières, a visita de um vinhedo e seu museu de arte contemporânea e uma parada para degustação e compra de vinhos da região. Programa variado e interessante.
Para este circuito é necessário um carro – alugado ou carro com chofer. Saímos de Aix já com as malas no carro e na parte da manhã visitamos Baux de Provence, como sempre cheio demais. Mas as ruínas são bonitas e vale a pena conhecer esta cidade fortificada situado no alto de um rochedo.
Do alto de Baux, a vista que se tem da região é maravilhosa.
Logo abaixo, aos pés de Baux de Provence, se encontram as Carrières des Lumières. Já estive na Provence várias vezes e nunca quis visitar este lugar, considerando-o um pouco como “pièges à touristes” como dizem os franceses. Confiante na opinião de amigo grande viajante, ao sair de Baux, passei pelas Carrières. Maravilhoso! Preciso voltar para ficar horas e ver todas as projeções. Estas minas de calcário forneceram as pedras necessárias para a construção do castelo e da cidade de Baux en Provence.
Imagine as imensas salas das minas com pé direito altíssimo. Imagine em seguida as paredes, o solo, o teto, todo o espaço invadido por imagens de obras de arte. A imersão é total. Um espetáculo multimídia que utiliza milhares de imagens numerisadas e difundidas em alta resolução. E um fundo musical que acrescenta a dose necessária de poesia. Lindo.
As projeções se sucedem com temas diferentes: « Monet, Renoir, Chagall… voyages en Méditerranée »; « Gauguin, Van Gogh, les peintres de la couleur ». Eu assisti “Klimt et Vienne, un siècle d’or et de couleurs”. Preciso voltar com calma e ficar horas no interior deste sonho.
Para ver fotos das Carrières e obter informações clique aqui. As Carrières estão fechadas em janeiro e fevereiro.
Na parte da tarde, visitamos o Château La Coste. Trata-se de um vinhedo e todas as instalações necessárias para a produção de vinho. Mas trata-se também de um museu com obras de arte contemporânea espalhadas pela natureza. Na inauguração do Castelo nós publicamos um artigo que pode ser lido aqui. Na época, fiz a comparação entre o La Coste e o Inhotim de Belo Horizonte.
Aqui os vinhedos são acompanhados por obras de artistas contemporâneos famosos como Louise Bourgeois, Alexander Calder, Jean Michel Othoniel, Tunga, Franz West, Andy Goldsworthy… sem a preocupação das regras da museologia. Nada de fichas com informações sobre a obra e seu autor.
Aqui estamos em domínio privado e o proprietário permite o acesso mediante o pagamento do ticket de entrada. Já o Inhotim é um verdadeiro museu e usa todos os recursos possíveis para facilitar o acesso às informações. Além de ser muito maior.
O bonito chai de vinificação é do arquiteto Jean Nouvel e você pode visitá-lo e degustar os vinhos La Coste o ano todo. Mas não se esqueça de reservar. Os visitantes para o chai e para a degustação são aceitos somente com reserva pelo mail: [email protected]
O restaurante do local está aberto o ano todo. Ele é projeto do arquiteto Tadao Ando.
Arrependi de não ter reservado a visita do chai acompanhada por uma degustação dos vinhos La Coste e uma mesa para o almoço. A natureza é bela, as obras interessantes e parece que os vinhos são bons. Este local merece uma visita mais demorada.
De lá fomos para nosso último programa, a degustação e compra de um vinho da região que recebeu mensão especial no guia Hachette.
Tínhamos lido uma crítica elogiosa sobre o tinto do Château Calissanne e o compramos para testar. Aprovamos. Atenção, apesar do nome Château Calissanne, a degustação e compra dos vinhos acontecem um um simples galpão de beira de estrada. Leia artigo sobre Castelos e vinhos aqui.
No final deste roteiro, pegamos o TGV de volta para Paris.
Na próxima vez sairei mais cedo do hotel para dedicar mais tempo às Carrières de Lumières e ao Château La Coste.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence
- Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
Anderson Pereira
Um ótimo passeio é ir a Menerbes e conhecer o museé de la trufe e do vinho francês rosé. Tem tudo. E na entrada da cidade tem o museu do saca-rolhas. Bons restaurantes na cidade (que não abrem no inverso) são o Le Galoubet (de 2 simpáticas portuguesas) e o La Veranda, de um inglês, mais sofisticado. Se quiserem comer doces cristalizados, vale a visita em Apt. No verão, há a festa do melão em Cavaillon. Coustellet tem feiras incríveis. Em Bonnieux, ao lado de Menerbes, há uma vista maravilhosa do vale, bons restaurantes e ótimas padarias. Mais detalhes é só ver aqui: http://www.theluberon.com
Rodrigo Lavalle
Anderson, obrigado pelas dicas.
Nelly
é fácil alugar carro em aix? Na estação quando chegarmos de Paris, ou na cidade? Estamos pensando em pegar o Tgv em Paris e ir direto para Aix e lá alugar um carro para passear. Os hotéis do centro podemos deixar carro no estacionamento?
Rodrigo Lavalle
Nelly, na estação de trem em Aix existem agências de aluguel de carro. Geralmente não há estacionamentos nos hotéis, alguns deles têm convênios com estacionamentos particulares. Verifique nos sites dos hotéis antes de reservá-los.
jurema boente
Ola, gostaria de uma dica: será que em outubro estará frio e os dias escuros na Provence? Gostaria mito de passar apenas 3 dias em uma bela cidadezinha da região, vale a pena nessa época do ano? Desde já ageadeço sua atenção e resposta!
Rodrigo Lavalle
Jurema, outubro é um mês limite. Ainda não está muito frio e há luz. Leia também nosso artigo sobre Aix-en-Provence: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/.
Abraços.