Um dos espaços de lazer mais interessantes de Paris é o Jardin des Plantes situado no Quartier Latin. Além do jardim, muito bonito diga-se de passagem, o Jardin des Plantes possui um pequeno zoológico e três excelentes museus. Programa para no mínimo uma tarde inteira.
Um dos museus, a Grande Galerie de l’Évolution, apresenta atualmente uma exposição que explora a noite sob todos seus aspectos: o céu noturno, a vida noturna na natureza, as características do sono, os mitos e os monstros noturnos.
Esta exposição mobilizou uma equipe multidisplinar reunindo especialistas em astronomia, biologia, etnologia, antropologia, neurologia. Sem esquecer que ela evoca também o mundo da imaginação tratando as divindades e medos noturnos.
Você sabia que nem todas as sociedades associam noite e perigo, como nossa cultura ocidental? E que os objetos celestes possuem forte influência sobre nós? Quais foram as adaptações que os seres vivos efetuaram para se moldarem ao mundo noturno? Por que o sono é capital? Quais são os mitos e medos noturnos mais conhecidos?
Durante o trajeto da exposição encontramos mais de 350 animais empalhados nos ateliers de taxidermia do museu.
Para aqueles que entendem o francês, a exposição possui atividades paralelas interessantes: conferências sobre os mecanismos do sono, sobre a vida noturna nos oceanos, sobre a vida sexual dos anfíbios, sobre os meteoritos noturnos, sobre a noite no Ártico Canadense, sobre os medos noturnos…(leia a lista completa de conferências aqui).
O site dedicado à exposição é lindo. Clique aqui.
Após a exposição, visite também a Galeria de Botânica aberta recentemente após alguns anos de restauração. Ela possui o mais antigo herbário do mundo com 8 milhões de espécimes acumulados durantes séculos de expedições.
E não se esqueça das duas maravilhosas estufas de plantas tropicias e do Museu de Paleotologia.
Endereço: entrada principal pelo Quai Saint Bernard, na frente da Ponte Austerlitz.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Nayara
Bom dia!
Gostaria de saber qual o valor da tarifa para visitar o zoológico.
Merci.
Rodrigo Lavalle
Nayara, 13€.
Abraços.
Mauricio Christovao
Gosto muito do Jardin des Plantes, mas nunca fui a nenhum de seus museus. Me perco nas suas alamedas fotografando as plantas e as flores, o que demora, e quando percebo o tempo já se foi…
Fátima
Tem um restaurante bom e barato lá dentro chamado La Baleine.
nair
E so programar viagem a Paris e devoro seus roteiros e informações, ficaremos no Hotel Agora Saint Germain, pertinho deste local e do museu de historia natural (sao locais diferentes nao é?) E a primeira vez que ficaremos nesta região, conhece o hotel?, depois de 2 dias iremos para Reims e voltamos para o Scribe que ja conhecemos, e vamos passear mais 5 dias, um abraco
Rodrigo Lavalle
Nair, não conhecemos o hotel mas a região é super simpática, segura e gostosa.
Abraços.
Fátima caldas
Na próxima vez quero ver a parte de Botânica , não fui. No dia nem lembrei. Mas é belo. E por este quartier o que não falta é coisa pra fazer e flanar muito. Love so much. Fátima
Paulo R. Filomeno
Numa das descidas de um dos bateaux-mouches visitei o Jardin des Plantes, mas não fui no museu (e nem sabia que havia). Falta de pesquisa junto com falta de tempo, já que havia tanta coisa para ver. Mas fui na Gare d´Austerlitz ver os trens e se não fosse pela presença da esposa, ia atravessar a ponte para ir na Gare de Lyon… Prioridades diretamente proporcionais aos gostos, por mais esquisitos que sejam.
Adriana Pessoa
O Museu de História Natural de Paris é a certeza de um programa maravilhoso, principalmente para quem viaja com crianças. Nunca irei me esquecer da surpresa do meu filho, ao avistar a Grande Galeria da Evolução, com os animais da savana, empalhados. É incrível também para os adultos.
Essa exposição sobre o universo noturno, iremos em junho, e vi uma reportagem da TV, que consta também, uma pedra da lua, o que me deixou bastante curiosa…
Ricardo
Este espaço é realmente muito interessante. Tem um pouco de tudo, inclusive uma horta, as árvores centenárias, uma estufa enorme, etc. Para completar, ainda fica perto da Arena de Lutèce, da Rue Moufftard e do Instituto do Mundo Árabe. São lugares “menos óbvios” de Paris, mas que ajudam a conhecer melhor a cidade.